AI
Assessoria Internacional
Ministério
da Educação

   

34ª Reunião de Ministros de Educação do MERCOSUL

Avanços na elaboração do livro sobre Materiais Didáticos “Memória e Direitos Humanos no MERCOSUL”; Aprovação pela OEA do Plano de Execução do Projeto “Memória e Direitos Humanos no MERCSOSUL e Biblioteca e Materiais Didáticos”; Assinatura do Contrato de Financiamento UE-MERCOSUL, após negociação do novo projeto UE-MERCOSUL; Aprovação do Memorando de Entendimento do Sistema de Acreditação de Carreiras Universitárias como acordo internacional, para viabilizar o credenciamento de mais cursos nos países do MERCOSUL; Atualização do “Protocolo de Integração Educativa e Revalidação de Diplomas, Certificados, Títulos e Reconhecimento de Estudos de Nível Médio não-técnico”; A realização da “Mostra de Cinema do MERCOSUL”, Apresentação da História em Quadrinhos do MERCOSUL; Realização do IV Fórum Educativo do MERCOSUL; Realização do II Encontro de Escolas Solidárias do MERCOSUL; Aprovação da Tabela de Equivalências MERCOSUL-CAB (Convênio Andrés Bello); Apresentação da Ficha de Sistematização de Experiências Educacionais em Ciências (SIC).

São os principais temas dos encontros do Setor Educacional do Mercosul. As reuniões começaram  nos dias 12 e 13 de junho, em Buenos Aires, Argentina, que reúne representantes dos ministérios da Educação, professores, autoridades e especialistas em educação dos países do bloco Mercosul -  Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, e autoridades educacionais da Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela.
 
No mesmo período se realiza o Encontro de Escolas Solidárias do MERCOSUL. O Ministério da Educação do Brasil indicou, para participar do evento, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, situada em Picuí, estado da Paraíba, que está representada por um professor e dois alunos. A escola foi ganhadora do “III Prêmio Ciências no Ensino Médio”, com o projeto “Repensando Picuí” que teve como objetivo principal “viabilizar a aprendizagem significativa a partir da realidade local”.

Outro evento relevante e simultâneo é a 4ª. Edição do Fórum Educacional do MERCOSUL, que objetiva promover e fortalecer a articulação entre Estado e Sociedade Civil, identificando e refletindo acerca dos atuais desafios da região, bem como propor ações que potencializem essa articulação e fortaleçam uma cidadania ativa e crítica.

   

Nomeado chefe da Assessoria Internacional do MEC

 

LEONARDO OSVALDO BARCHINI ROSA é o novo titular da Assessoria Internacional do Gabinete do Ministério da Educação – MEC/AI. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 06.
Até aceitar o convite do ministro da Educação, Fernando Haddad,  Leonardo Barchini foi coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior, onde ocupou também o cargo de Auditor-Chefe. Graduado em Direito, ingressou no Ministério da Educação em 1994. É funcionário de carreira da CAPES, onde ocupa o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Pleno desde 2002.

   

Brasil terá universidade voltada a países de língua portuguesa

Projeto prevê nova instituição, a partir de 2010, com 10 mil alunos, sendo metade estrangeira.

O governo prepara a criação de mais uma universidade internacional. Desta vez, voltada para a África, especialmente países de língua portuguesa, e o Timor Leste. Chamada provisoriamente de Universidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UniCPLP), a nova instituição deverá ficar em Redenção (CE) e a meta é ter 10 mil alunos quando estiver funcionando totalmente.

A criação da universidade voltada à integração com a África foi um pedido feito diretamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Ministério da Educação. Entusiasmado com a idéia de ver o Brasil liderar o desenvolvimento dos africanos, o próprio presidente começou a espalhar a informação em encontros que teve em Roma, durante a cúpula da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês). A intenção é que as primeiras seleções de alunos sejam feitas no ano que vem, mas o câmpus estaria em funcionamento em 2010. De acordo com o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, a ênfase será dada aos cursos que os países africanos mais têm interesse, voltados à formação de professores, Ciências da Saúde, Agronomia e Administração. Em diversos acordos bilaterais já feitos, essas são as áreas em que os africanos mais pedem cooperação. A sede já foi escolhida. Redenção (a 60 quilômetros de Fortaleza) afirma ser a primeira cidade a ter abolido a escravatura no País. Apesar dos registros da época serem confusos, a localidade entrou na história como uma das primeiras a adotar a medida.

O governo do Ceará, entusiasmado em sediar mais uma universidade federal, cederá a área para construir o câmpus. Já a construção e o equipamento da instituição serão bancados pelo governo brasileiro. Ainda está em discussão, por exemplo, como será o financiamento dos alunos estrangeiros. A intenção é que metade dos alunos presenciais seja africana, mas a manutenção desses estudantes tem um custo, que precisará ser bancado pelos governos que os enviarem para cá, mas também pelo brasileiro. "Certamente terá que ser uma instituição com um cuidado especial em relação à moradia estudantil, alimentação e assistência aos alunos", diz Mota.

Essa será a segunda universidade criada no governo Lula com a proposta de integrar o Brasil a outras nações. A primeira, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, foi anunciada em 2007 e deve começar a funcionar neste ano numa área da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Os alunos e professores são latino-americanos. As aulas, bilíngües (espanhol e português). Já o projeto da UniCPLP é apenas em português, aproveitando a língua comum com Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e  Príncipe, Timor Leste e Portugal - especialmente neste momento em que o acordo ortográfico pode ser posto em prática. A metade dos alunos será selecionada no Brasil e o restante nos demais países. Haverá professores brasileiros e africanos, cerca de 250 inicialmente.

A criação da nova universidade depende de aprovação de projeto de lei no Congresso. Portugal vai criar fundo para estudo do idioma Alexandre Gonçalves Portugal pretende criar um fundo específico para financiar o estudo do português nos países em desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A intenção foi revelada pelo ministro da Cultura de Portugal, José António Ribeiro, em entrevista ao Estado. O dinheiro seria aplicado na construção de escolas e treinamento. Segundo o ministro, o governo português pretende fazer um estudo sobre o valor econômico da língua. "Também iniciamos diálogo com o Banco Mundial para construir escolas do idioma em países onde a língua oficial não é o português, para que as comunidades lusófonas locais não percam identidade." Para Ribeiro, a medida beneficiaria, por exemplo, brasileiros em Miami. Ele destacou ainda as conseqüências geopolíticas e econômicas da padronização ortográfica na CPLP. Portugal aprovou a padronização em maio. "Sem ela, em 50 anos, falaríamos oito línguas diferentes."

Fonte: O Estado de S. Paulo - SP, 11/06/2008

Programa de graduação para estrangeiros

Estão abertas, até 18 de junho, as inscrições para estudantes estrangeiros que desejam participar do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). Podem participar do programa estrangeiros entre 18 e 25 anos de idade, com ensino médio completo. O programa possibilita aos cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais, realizarem estudos universitários no país, em nível de graduação, nas instituições de ensino superior brasileiras participantes do PEC-G. As inscrições podem ser feitas junto às missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares. O calendário de 2008 na íntegra já está disponível na página eletrônica do PEC-G.

Seminário debate gravitação e cosmologia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), juntamente com o instituto russo Alexander Friendmann Laboratory for Theoretical Phtsics, realiza, no período de 29 de junho a 5 de julho, o 7º Seminário Internacional de Gravitação e Cosmologia Alexander Friedmann. O seminário, que ocorre pela segunda vez em João Pessoa, tem o objetivo de promover um fórum de discussões conduzidas por especialistas nos campos da relatividade, gravitação e cosmologia, assim como de outros campos relacionados. O evento comemora ainda o 120º aniversário de nascimento do físico russo Alexander Friendmann; o Satellite symposium, celebrando os 60 anos do Efeito Casimir e os 20 anos de existência do Seminário Internacional de Gravitação e Cosmologia, que acontece desde 1988. Mais informações na página eletrônica do evento ou no Departamento de Física da UFPB, telefone (83) 3216-7544.

   

Brasil e Timor Leste renovam acordo na área de educação

13/06/2008 09:58:04

Os ministros da Educação do Brasil, Fernando Haddad, e do Timor Leste, João Câncio Freitas, assinaram em Brasília um novo termo de cooperação para complementar a parceria entre os dois países na área do ensino. O ministro timorense veio ao Brasil esta semana para a discussão de novos projetos bilaterais.

Câncio Freitas disse que a parceria com o Brasil tem sido produtiva. “O acordo com o Ministério da Educação brasileiro até 2010 tem como objetivo principal fortalecer a língua portuguesa em nosso país e também a formação de professores”, destacou. Segundo o ministro, dos oito mil professores timorenses, 80% não têm qualificação.

Para Haddad, o Timor Leste é um país considerado prioritário para o Brasil dentro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Com a entrada em vigor do acordo ortográfico da língua portuguesa, há a possibilidade de ampliarmos ainda mais essa cooperação”, disse o ministro.

Desde 2004, por meio do programa Qualificação de Docentes e Ensino da Língua Portuguesa no Timor Leste, do MEC, foram desenvolvidos os projetos Formação de Professores em Exercício na Escola Primária em Timor Leste (Proformação-Profep); Capacitação de Professores da Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes); Ensino da Língua Portuguesa Instrumental (Elpi) e Implantação da Pós–Graduação na Universidade Nacional Timor Lorosae (PG-UNTL).

Em encontro com o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, na quinta-feira, 12, o ministro timorense demonstrou interesse em iniciar um programa semelhante ao da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na reunião, a Seed comprometeu-se a oferecer conteúdos digitais e objetos educacionais ao país do sudeste da Ásia. Câncio Freitas também levou parte da programação da TV Escola para exibir no canal de televisão estatal.

Em julho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará visita oficial ao Timor Leste.

Assessoria de Imprensa da Seed

1.gif (807 bytes) 1.gif (807 bytes)