SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 11 - 08/10/2009   
 
Gestão Escolar

Um grupo de 1.151 diretores de escolas públicas da Bahia, Sergipe, Pernambuco e da Paraíba conclui em dezembro um curso de formação em gestão escolar, nível de aperfeiçoamento. A formação é ministrada pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 15 pólos de educação a distância.

Gestão escolar II
Em 2010, a UFBA abrirá curso do mesmo nível para 309 diretores de escolas públicas de 38 municípios de Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. Ao final de 2010, 1.460 diretores de 156 municípios de sete estados do Nordeste terão concluido a formação.
Prova Brasil será em novembro

A data de realização da Prova Brasil foi alterada. Prevista inicialmente para o período de 19 a 30 deste mês, a avaliação será realizada entre 9 e 27 de novembro. Todas as escolas públicas localizadas em áreas urbanas e rurais, com mais de 20 alunos em cada série, serão avaliadas.

O exame mede o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes da quarta e da oitava séries (quinto e nono anos) de escolas públicas. Com os resultados, é possível obter um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino.

Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, a média nacional foi de 3,8 (numa escala de zero a dez) e em 2007, alcançou 4,2. A meta, em 2022, é alcançar média de 6 pontos, que é o índice de países desenvolvidos.

No ambiente virtual da Prova Brasil é possível acessar caderno que traz as matrizes de referência, os temas, os tópicos e os descritores das provas de língua portuguesa e matemática das séries avaliadas.

Implantada em 2005, a Prova Brasil é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem a prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município.

 

Olimpíada de Matemática seleciona 850 mil para segunda fase

O portal da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2009, divulgou esta semana a relação dos 850 mil estudantes classificados para a segunda fase do concurso. Esse grupo de alunos foi selecionado entre 19,2 milhões de participantes da primeira etapa, que aconteceu em 25 de agosto.

As provas da segunda fase serão realizadas no próximo dia 24, às 14h30 (horário de Brasília), em cerca de oito mil centros de aplicação distribuídos em 5.300 municípios.

A coordenadora da olimpíada, Mônica Souza, explica que além de colocar todas as informações na internet, as escolas selecionadas receberão o cartaz da Obmep 2009, a relação dos alunos classificados e cartão informativo personalizado a ser entregue a cada estudante.

Da segunda etapa da Obmep sairão alunos, professores, escolas e secretarias de educação premiados. Participam da olimpíada estudantes da 5ª à 8ª séries (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, a título de reconhecimento, e participarão do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321