SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 19 - 04/12/09   
 
Educacenso 2009

Há, no Brasil, 52.580.452 estudantes matriculados na educação básica. Os dados são do censo escolar de 2009, já consolidado, divulgado esta semana no Diário Oficial da União. Em termos gerais, houve uma ligeira queda nas matrículas, de 1,2% em relação ao censo de 2008, o que confirma a estabilidade já apresentada há alguns anos. Saiba mais

Prevenção DST/Aids

Os Ministérios da Educação e Saúde realizaram, durante esta semana, mobilização nacional para prevenção em DST/Aids nas escolas públicas de ensino médio, como parte das atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. Cerca de 10 mil professores, que receberam formação por meio do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, participaram das ações de mobilização ao refletir sobre as vulnerabilidades ao HIV/Aids com aproximadamente um milhão de alunos de escolas públicas.

Ministro elogia vencedores do Prêmio Professores do Brasil

Ao encontrar os 35 vencedores do Prêmio Professores do Brasil de 2009, na quinta-feira, 3, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que, além do contato direto com quem transforma a escola pública, este é um momento de reconhecimento. “Reconhecimento de quem trabalha com afinco, de quem se dedica às crianças e aos jovens”, disse.

Na quarta edição do Prêmio Professores do Brasil, concorreram 1.027 projetos, inscritos nos segmentos educação infantil (sete premiados), anos iniciais do ensino fundamental (oito), anos finais do ensino fundamental (dez) e ensino médio (dez). Cada professor selecionado recebeu R$ 5 mil em dinheiro, certificado e troféu. A escola na qual a experiência foi desenvolvida ganhou R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia.

A formação dos professores foi um dos temas abordados por Fernando Haddad. A plataforma Freire, lançada em junho deste ano, segundo o ministro, é um passo para garantir ao professor a formação inicial e continuada, gratuita e de qualidade. Haddad afirmou que é compromisso do governo federal garantir que o fluxo de acesso dos professores à educação superior seja contínuo e que as universidades estejam sempre de portas abertas para o magistério. Haddad também disse ter expectativa de que o Senado Federal aprove, na próxima semana, a lei que modifica o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

A mudança vai permitir a professores que hoje estão no exercício da carreira o financiamento integral da graduação. O benefício se estenderá a estudantes de licenciatura que vierem a se dedicar ao magistério. “Basta ao jovem querer ser professor. Se ele ingressar em curso de universidade comunitária ou particular, o Estado financiará o curso. Se ele atuar em escola pública, não pagará o financiamento”, disse.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação desenvolvida em parceria com diversas instituições e entidades. Entre os premiados, aparecem com mais projetos professores do Paraná (cinco), Bahia e Goiás (três, cada um). Leia mais

 

Cursos oferecem 350 mil vagas a docentes de todo o país

Estão abertas até 30 de janeiro de 2010 as pré-inscrições para os cursos de formação continuada do Plano Nacional de Formação de Professores. São oferecidas cerca de 350 mil vagas para docentes de todos os estados, para qualificação. Os cursos, gratuitos, são destinados a professores em exercício na rede pública.

Os cursos ofertados são nas modalidades presencial e a distância, em diversas áreas, como estratégias pedagógicas, história para as séries finais do ensino fundamental, mídias na educação e tecnologias. Podem se inscrever professores que possuem formação específica para o magistério no nível médio (técnico ou normal) e os professores com licenciatura ou pedagogia.

São cursos de menor duração, de extensão e ou de atualização, com carga horária entre 40 e 300 horas, oferecidos pelas secretarias do Ministério da Educação em parceria com instituições de ensino superior federais e estaduais, institutos técnicos, estados e municípios.

Além disso, há mais de 4 mil vagas para especialização em 18 estados. Para esses casos, é necessário que os professores tenham se graduado em algum curso de licenciatura ou pedagogia. A recomendação é que o docente que já fez sua pré-inscrição em cursos de formação inicial não se inscreva nos cursos de formação continuada com mais de 40 horas ou de especialização. O objetivo é evitar sobreposição e sobrecarga de trabalho dos professores.  Saiba mais

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321