SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 21 - 17/12/09   
 
Correção

No última edição do Boletim SEB divulgamos que os gestores educacionais poderiam indicar, pela Plataforma Freire, professores para o programa Gestar II até o dia 18 de dezembro. Todavia, a informação correta é a seguinte: os dirigentes tem até 18 deste mês para indicar os cursos do Gestar II as escolas de seu sistema escolar, para que os professores possam realizar sua pré-inscrição até 31 de janeiro. Saiba mais

Recursos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 44,13 milhões referentes ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência de República. Saiba mais

Olimpíada de matemática melhora aprendizagem

A Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep) influencia positivamente a aprendizagem e por consequência o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) no país. A constatação é de levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os vencedores da quinta edição da Obmep foram conhecidos nesta semana. Eles receberão a premiação em cerimônia prevista para março do próximo ano.

“Já começamos a sentir o efeito da olimpíada, que teve a primeira edição há quatro anos”, afirmou a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda. “A melhoria na aprendizagem de matemática teve influência no Ideb, entre 2005 e 2007.”

De acordo com a secretária de educação básica, a Olimpíada da Língua Portuguesa também teve influência na aprendizagem, pois ambas as olimpíadas provocam nos professores uma reflexão sobre o que ensinar e como ensinar. O impacto no Ideb foi apontado pelo Inep nas primeiras séries do ensino fundamental — o índice subiu de 3,8 em 2005 para 4,2 em 2007.

Participaram da quinta Obmep 19,2 milhões de estudantes da quinta à oitava série (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Eles representaram 43,8 mil escolas de 99,1% dos municípios brasileiros. Os números mostram o crescimento da iniciativa — a Obmep reuniu, em 2005, 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% das cidades.

Entre os vencedores deste ano, é possível destacar diversos alunos de escolas públicas estaduais e municipais que ganharam a medalha de ouro. 

 

Ensino de nove anos aguarda implantação em apenas 8% dos municípios

O ensino fundamental de nove anos já está implantado em 5.130 municípios brasileiros, o que corresponde a 92% do total. Isso significa, segundo dados do censo escolar de 2009, que 1,4 milhão de crianças de seis anos de idade estão matriculados no primeiro ano do ensino fundamental. Os outros 434 municípios (8%) devem garantir a matrícula das crianças nessa faixa etária em 2010, como determina a Lei nº 11.274, de 2006.

Em nove unidades da Federação — Acre, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás —, 100% das redes universalizaram o acesso.

Os dados do censo escolar mostram que as regiões Norte e Nordeste apresentam os menores índices de matrículas de crianças de seis anos. No Norte, a implantação está 78% e no Nordeste, em 84% — nas outras regiões, os índices ficam entre 97% e 99%. Quando os dados se referem aos estados, o Amapá aparece com 44% dos seus 16 municípios e o Pará, com 47% dos 143 — são as menores porcentagens entre as 27 unidades da Federação, conforme a tabela.

Para tirar dúvidas levantadas pelos sistemas de ensino e ajudá-los a superar obstáculos que dificultem a execução da lei, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação realizou, este ano, uma série de seminários nos estados. Há a expectativa, segundo a coordenadora do ensino fundamental da SEB, Edna Martins Borges, de que as 434 redes de ensino assegurem a matrícula das crianças de seis anos na abertura do próximo ano letivo. Saiba mais

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321