SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 23 - 15/01/2010   
 
Olimpíada

Começam em 22 de fevereiro e vão até 30 de abril as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A partir do tema O lugar onde vivo, estudantes e professores vão trabalhar textos de quatro gêneros literários: poesia, memória, crônica e artigo de opinião. Para participar será necessária a adesão das secretarias de educação dos estados e municípios e a inscrição das escolas. Promovida pelo MEC e Fundação Itaú Social, a olimpíada tem entre seus objetivos estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita na educação básica pública. Mais informações.

Especialização

MEC e 15 universidades federais oferecem 3.210 vagas para curso de especialização em educação infantil que será ministrado em 59 municípios de 15 estados das regiões Norte (quatro estados), Nordeste (seis), Centro-Oeste (três) e Sul (dois). Quase 3 mil professores, coordenadores e diretores de creches e pré-escolas das redes públicas e gratuitas já fizeram suas pré-inscrições pela Plataforma Freire. Leia mais.

Professores fazem curso sobre ensino médio inovador

Cerca de 500 gestores e professores de escolas públicas do ensino médio iniciaram, na segunda-feira, 11, curso de formação continuada sobre o programa Ensino Médio Inovador. A qualificação que se estende até hoje, 15, em regime de internato, é realizada na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.

No conjunto, o curso será ministrado a 1,6 mil gestores e professores de 345 escolas de 17 estados e do Distrito Federal que aderiram ao programa em 2009. As próximas etapas serão realizadas no período de 18 a 22 e de 25 a 29 deste mês, no mesmo local.

O Ensino Médio Inovador, programa do Ministério da Educação, oferece apoio técnico e financeiro a redes estaduais de ensino para o desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade do ensino público. Combinar formação geral, científica, tecnológica e cultural com a prática e estimular a inovação dos currículos estão entre os objetivos do programa.

De acordo com Maria Eveline Pinheiro Vilar de Queiroz, coordenadora do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, durante o curso os profissionais das escolas conheceram as propostas do ensino médio inovador, discutiram temas como educação interdisciplinar e trocaram experiências. Um dos destaques da programação do evento foi a palestra do filósofo e escritor francês, Edgar Morin, intitulada “Interdisciplinaridade no desenvolvimento do pensamento complexo para responder aos desafios da sociedade atual.” Após a palestra,  ocorrida na quinta-feira, 14, os cursistas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema.

Em 2009, as 18 unidades da Federação que aderiram ao programa indicaram 345 escolas para participar da experiência. Esse grupo de instituições de ensino reúne 291.223 alunos.

A transferência de recursos do governo federal para apoiar as mudanças no currículo do ensino médio foi de R$ 22 milhões. A tabela traz a relação dos estados que aderiram, municípios e escolas, além do número de estudantes e valores repassados em 2009.

 

Cerca de 1 mil municípios não prestaram informações ao MEC

Cerca de 1 mil municípios das cinco regiões do país, aptos a monitorar as atividades dos seus planos de ações articuladas (PAR), ainda não iniciaram o processo. O monitoramento é uma atividade gerencial de controle e avaliação executada pelas prefeituras.

Que ações educacionais estão em execução? Quais os resultados obtidos? Que dificuldades existem? O município precisa de assistência técnica? Respostas a essas perguntas devem ser fornecidas no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec), sobre cada atividade planejada pelo município. Prefeituras que relatam dificuldades no cumprimento das ações recebem apoio de equipes técnicas do ministério, que ajudam a identificar gargalos e superar problemas.

Segundo dados da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, dos 5.336 municípios que elaboraram o PAR entre 2007 e 2009, 4.792 têm termos de cooperação com o MEC e começaram a executar as ações. Desse total, cerca de 1 mil ainda não registraram informações no Simec. Além de ajudar o município a acompanhar as atividades dos seus planos, o monitoramento também informa e orienta o Ministério da Educação.

Desde a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica (PDE), em abril de 2007, as transferências voluntárias de recursos para a educação básica e a assistência técnica do MEC estão vinculadas à adesão de estados, municípios e Distrito Federal ao Compromisso Todos pela Educação e à elaboração do PAR.

O PAR também é instrumento dos municípios para solicitar financiamentos para a aquisição de ônibus para o transporte escolar de crianças da área rural, por intermédio do programa Caminho da Escola, e para a construção de creches, pelo Proinfância.

O processo de monitoramento do PAR e como entrar e fazer registro no Simec estão descritos no manual.

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