SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 02 - 06/08/09   
 
PAR será monitorado
Os municípios que não tiverem senha ativa no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) e quiserem participar do monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR) precisam se recadastrar no sistema. Em caso de dúvida, os secretários de educação e gestores devem consultar o Manual Técnico-Operacional do Módulo de Monitoramento do PAR.
Conae muda de data
A data de realização da 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae) mudou.  A conferência, cujo tema principal será o sistema nacional articulado de educação, foi adiantada em um mês e ocorrerá de 28 de março a 1º de abril de 2010.
Inscrições prorrogadas para o dia 9 de agosto

Professores da educação básica, que trabalham nas redes públicas estaduais e municipais, ainda têm prazo para se inscrever em cursos de licenciatura que começarão neste semestre. O Ministério da Educação prorrogou o prazo das inscrições para 9 de agosto, pela internet, na Plataforma Freire.

Até o momento, a Plataforma Freire já recebeu mais de 70 mil inscrições, mas ainda existem vagas em diversos cursos. Mesmo nos estados onde têm mais inscritos que vagas, os professores que desejam fazer uma licenciatura devem fazer a inscrição porque, neste caso, a universidade ou instituto federal fará uma seleção, que pode ser por sorteio.

Ao entrar na Plataforma Freire, o professor encontra uma série de informações: pode, por exemplo, consultar o número de vagas por estado e no seu município, ver quais licenciaturas estão disponíveis, se o curso é presencial ou a distância, se inscrever e fazer até três opções de cursos. O Plano Nacional de Formação de Professores oferece 57.784 vagas em licenciaturas neste semestre.

O plano ainda prevê ingressos em  outros quatro semestres: primeiro e segundo de 2010, primeiro e segundo de 2011. No conjunto, são 330 mil vagas exclusivas para professores no exercício do magistério em escolas públicas.

Dúvidas - Caso o professor encontre alguma dificuldade em se inscrever, pode acessar um guia, que contém respostas para as perguntas mais frequentes. O guia, com os documentos destinados a professores e sistemas está disponível na página eletrônica da Capes.

Confira o vídeo sobre a Plataforma Freire.

 

Professores receberão livros com orientações sobre ensino

Docentes da rede pública receberão livros que orientam como ensinar em cada disciplina específica da educação básica, a partir do ano que vem. Os livros servirão como mais um instrumento para auxiliá-los no dia-a-dia em sala de aula.

O documento convoca editoras a inscreverem obras que serão avaliadas e selecionadas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e, posteriormente, adquiridas e distribuídas pelo FNDE às escolas.

Segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, a iniciativa serve para complementar a formação dos professores. “Além do cunho metodológico, as obras trarão uma forte orientação sobre a prática com o aluno durante as aulas”, afirma. A produção dos livros envolverá a atuação do professor em cinco segmentos da educação básica, inclusive a educação de jovens e adultos, como mostra o quadro.

Para participar, cada editora deve cadastrar as obras e os respectivos autores ou sucessores legais, de 10 de agosto a 16 de outubro, no Sistema de Material Didático, disponível na seção Serviços do sítio do FNDE. Depois, de 3 a 6 de novembro, será o período destinado a entrega da documentação exigida e dos exemplares dos livros pré-inscritos. Todas as obras devem atender às novas normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O edital do Programa Nacional Biblioteca na Escola – Professor 2010 está acessível na página eletrônica do FNDE.

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321