SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 30 - 10/03/2010   
 
Educação integral

Escolas públicas de educação integral, secretarias estaduais e municipais de educação, universidades e institutos federais estão entre os oito tipos de instituições e entidades que receberam do Ministério da Educação um conjunto de cadernos e um CD-rom sobre educação integral. Enviado entre novembro e dezembro de 2009, o conjunto contém seis cadernos e o CD-rom, com o objetivo de apoiar as atividades escolares em 2010. Saiba mais

Lanchas escolares

As duas primeiras das 600 lanchas escolares que a Marinha do Brasil está construindo para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foram entregues esta semana, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA). Após a cerimônia, elas foram lançadas ao mar para serem usadas na primeira pesquisa nacional sobre transporte escolar aquaviário, realizada pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da UnB. Leia mais

Conferência reunirá 3 mil pessoas para discutir novas propostas

A criação de um Sistema Nacional de Educação e o novo Plano Nacional de Educação (2011-2020) estão no centro dos debates da Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece em Brasília, de 28 de março a 1º de abril.

O evento, promovido pelo MEC, vai reunir 2.500 delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados. A mobilização para discutir os temas da Conae aconteceu em escolas, municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal em 2009. Os municípios realizaram 1.707 conferências e grupos de municípios fizeram outras 551. Nos estados e no Distrito Federal foram 27. No conjunto, cerca de 400 mil pessoas participaram das conferências preparatórias.

O programa oficial da conferência nacional se compõe de um painel de abertura sobre o tema central (Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação – suas diretrizes e estratégias de ação), 51 colóquios que detalham ponto por ponto os seis subtemas e duas sessões plenárias. O dia 1º de abril será dedicado à plenária final, com encerramento previsto para as 18h.

O credenciamento dos delegados e convidados será no dia 28 de março, a partir das 8h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde também se desenvolverá a conferência. A abertura oficial será às 18h.

Documento-base – Para facilitar a dinâmica dos debates, a comissão nacional de organização da conferência oferece aos delegados e convidados o documento-base, dividido em dois volumes. O primeiro aborda os seis eixos temáticos da Conae, enriquecidos com as propostas encaminhadas pelas conferências preparatórias estaduais; o segundo, que é complementar, reúne as emendas aprovadas em menos de cinco estados, número insuficiente para sua incorporação ao primeiro volume. Neste caso, um ou mais delegados podem solicitar destaque nas plenárias das comissões durante a conferência.

 

Gestores respondem a avaliação sobre a Provinha Brasil

Municípios de todo o país podem dar sua opinião sobre a aplicação da Provinha Brasil, que mede o nível de alfabetização de alunos do segundo ano do ensino fundamental. O Ministério da Educação enviou aos gestores municipais um questionário eletrônico sobre a eficácia do instrumento de avaliação. Eles podem responder até o dia 31.

Até agora, 1.288 cidades já responderam às perguntas. A pesquisa é espontânea – já que os municípios não são obrigados a aplicar a Provinha Brasil – e serve para o MEC obter informações sobre a utilização do teste pelo professor e pelo gestor.

“Estamos tendo um retorno positivo; os municípios estão interessados em avaliar a provinha”, informou Edna Borges, coordenadora-geral de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. “É um sinal de que consideram o instrumento importante.”

O questionário é dividido em duas partes. Na primeira, há perguntas sobre o processo de distribuição dos conjuntos da Provinha Brasil e na segunda, questões que abordam a forma como o professor utiliza o material. As perguntas devem ser respondidas pela equipe da secretaria de educação que é responsável pela coordenação da aplicação no município.

Segundo Edna Borges, o questionário permite perceber se os municípios têm, de fato, aplicado a Provinha Brasil e como têm trabalhado os resultados obtidos com o teste. O objetivo da prova, que é aplicada duas vezes por ano, é detectar problemas do processo de alfabetização das crianças e melhorar a qualidade do letramento inicial.

A partir das respostas já recebidas, foi possível perceber que uma das demandas dos gestores é por receber o material impresso mais cedo – logo no início do ano. Até então, o conjunto da Provinha Brasil era enviado aos municípios entre o final de fevereiro e início de março. “Já nos reunimos com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para adequar nosso calendário a essa demanda”, disse a coordenadora.

A Provinha Brasil já está em sua terceira edição. Desde 2008, o Ministério da Educação envia os conjuntos impressos da prova para as secretarias de educação. O teste serve tanto para diagnosticar a alfabetização dos meninos e meninas quanto para aperfeiçoar a formação de professores alfabetizadores.

Para outras informações sobre o questionário da Provinha Brasil, a equipe municipal pode ligar para o telefone (61) 2022-8433.

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