SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 34 - 16/04/2010   
 
Adesão

As secretarias de educação dos 26 estados e do Distrito Federal já aderiram à Olimpíada de Lingua Portuguesa. No entanto, mais de 49% das secretarias municipais de educação continuam sem registro de adesão. O prazo segue até 14 de maio. Consulte a adesão de sua rede de ensino.

A coordenação da olimpíada enviou às secretarias um email com login e senha para cada secretário fazer a adesão. Caso a secretaria não realize a adesão de sua rede de ensino, a inscrição do professor não será efetivada. 

Coleção

Este ano, todas as escolas públicas receberão a Coleção da Olimpíada, composta por cadernos de orientação ao professor, que propõem uma sequência didática para o ensino da leitura e produção de texto, coletânea de textos e CD-Rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica). Com o material em mãos, os professores deverão desenvolver, em sala de aula, as oficinas propostas, durante um período de dois meses. Quanto mais cedo os professores se inscreverem e tiverem acesso ao material, mais tempo terão para se preparar e orientar os seus alunos.

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa seguem até 14 de maio

As secretarias estaduais e municipais de educação e os professores de língua portuguesa das redes públicas de ensino têm prazo até 14 de maio para aderir e fazer a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A expectativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, promotores do evento, é de que 9 milhões de estudantes e 200 mil professores participem do concurso.

Com o tema o lugar onde vivo, professores e estudantes são convidados a trabalhar textos de quatro gêneros literários. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano (sexta e oitava séries), textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.

O coordenador geral de tecnologias da Secretaria da Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Raymundo Ferreira Filho, informou que os materiais de divulgação da olimpíada (folder, cartaz e regulamento) já foram enviados para as escolas da educação básica pública, redes estaduais e municipais de educação e para as regionais de ensino. A expectativa do MEC é que todas as escolas recebam o material até o final deste mês.  O regulamento, objetivos, ficha de inscrição e adesão, prazos e prêmios do concurso estão disponíveis também na página eletrônica da olimpíada.

Gestores e professores podem ainda solicitar informações pelo telefone gratuito  0800 771 9310, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena o concurso.

Dados do Cenpec computados na segunda-feira, dia 12, mostram que a adesão das secretarias municipais de educação ainda é pequena. Dos 5.563 municípios do país, 2.400 aderiram à olimpíada. Até essa mesma data, 15 mil escolas e 32 mil professores fizeram a inscrição.

De acordo com Bia Cortese, da equipe de coordenação da olimpíada no Cenpec, 85% dos 32 mil professores agora inscritos participaram do concurso em 2008. Na edição de 2010, a expectativa dos organizadores e do Cenpec é ter a adesão de 98% dos municípios.

Confira os vídeos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 

 

Seleção de textos inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa terá cinco etapas

Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos que participarão da Olimpíada de Língua Portuguesa começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e, por último, em âmbito nacional. A premiação, conforme o regulamento, é para o aluno, o seu professor e a escola.

Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze e cupons para a retirada de livros durante os eventos regionais; os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um aparelho de som; os 20 vencedores (cinco por gênero literário) receberão medalhas de ouro e um computador com impressora; as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Nesta edição, o MEC convida os professores dos 152 alunos finalistas a escrever um texto-memória sobre a participação na olimpíada em 2010. Os autores dos 28 melhores relatos receberão DVDs.

Trajetória – Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação sob a coordenação do MEC e em parceria com a Fundação Itaú Social. A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram com a participação de mais de 3,5 milhões de alunos em todo o país. Leia mais

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321