SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 36 - 03/05/10   
 
Olimpíada

Mais de 78% dos municípios do país aderiram à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. No entanto, professores de português de escolas públicas de 1.023 cidades das 4.345 que já aderiram ainda não fizeram inscrição. O prazo para adesão e inscrição segue até 14 de maio. Para mais informações ligue no 0800 771 9310 ou consulte a página da Olimpíada.

Lançamentos

As publicações Interação escola-família – subsídios para práticas escolares e A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos foram lançadas na segunda-feira, 26, durante a 11ª reunião do Grupo de Trabalho das Grandes Cidades, em Florianópolis. Leia mais.

Ensino médio será debatido em seminário internacional

O exame dos vários modelos de organização do ensino médio em diversos países e sua articulação com a educação técnica e profissional, pontos fortes e desafios é um dos objetivos em debate no Seminário Internacional de Políticas sobre Melhores Práticas no Ensino Médio. O encontro que começou  nesta segunda-feira, 3, no Hotel Nacional, em Brasília, reunirá especialistas e gestores em educação de países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) — Brasil, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Escócia, Chile e Uruguai.

Promovido pelo Ministério da Educação e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da OCDE, o seminário discute dois temas: tendências e melhores práticas internacionais no ensino médio e melhores práticas na gestão por resultados em educação: instrumentos e capacidades para transformar as práticas e melhorar os resultados. O evento termina na terça-feira, 4.

A pesquisa Melhores Práticas em Escolas de Ensino Médio no Brasil, que analisou 35 instituições de São Paulo, Paraná, Ceará e Acre, também será debatida durante o seminário. Realizado no ano passado, o estudo identificou os fatores responsáveis pelas atividades que as próprias equipes escolares associam ao bom desempenho dos alunos. Também foram analisados aspectos das principais políticas públicas para o ensino médio em cada um dos quatro estados. A pesquisa foi desenvolvida pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, em parceria com o BID e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Veja a programação do seminário.

 

Professores e diretores de escolas devem fazer a sua seleção de obras

Professores e diretores das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país já podem começar a estudar e debater com suas equipes pedagógicas sobre os livros didáticos que deverão utilizar a partir de 2011. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou nesta quinta-feira, 29,  o Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2011.

O documento também será distribuído às escolas em versão impressa, em maio, e traz um resumo das obras selecionadas para a escolha dos professores e diretores. Além do guia, as escolas participantes receberão uma carta do FNDE com a senha para acessar o sistema de escolha pela internet.

Resultado de um processo de avaliação executado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, em parceria com universidades públicas, o guia é uma importante ferramenta de orientação aos professores. “Além de mostrar o conteúdo de cada obra, o guia também sugere caminhos pedagógicos para a prática do professor na sala de aula”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.

Termo de adesão – As obras escolhidas neste ano serão usadas por estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, englobando as seguintes disciplinas: português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês e espanhol). O período para os professores optarem pelos livros no portal do FNDE vai de 21 de junho a 4 de julho.

Torino lembra que só as redes de ensino público que oficializarem sua participação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por meio de termo de adesão, poderão escolher os livros didáticos para o próximo ano. “O prazo final para as secretarias estaduais e municipais e as escolas federais formalizarem essa adesão é 31 de maio”, avisa.

A autarquia encaminhou por correio o termo de adesão a todos os gestores do país. O documento deve ser assinado pelo prefeito municipal, pelo secretário de educação do estado ou pelo diretor da escola federal, e devolvido ao FNDE dentro do prazo, para que as escolas possam receber os livros. 

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321