SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 40 - 28/05/10   
 
Música

Mais de 1.800 escolas públicas do ensino fundamental que oferecem educação integral, nas cinco regiões do país, começaram receber esta semana equipamentos e instrumentos musicais para o aprendizado dos estudantes. As escolas fazem parte do programa Mais Educação, desenvolvido pelo MEC em parceria com estados e municípios.
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Salário-educação

A quinta parcela da cota estadual e municipal do salário-educação está à disposição das secretarias de educação. Foram destinados R$ 251,5 milhões aos estados e R$ 244 milhões aos municípios. Instituído em 1964, o salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações de educação básica das escolas públicas. Também pode ser aplicado na educação especial, desde que vinculada à educação básica. O valor destinado a cada estado e município está detalhado na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Coleta de dados do Censo Escolar começa esta semana

O Sistema Educacenso, que coleta dados do Censo Escolar da Educação Básica, entrou no ar nesta semana, e permanecerá disponível até 31 de agosto. Todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, inclusive de educação de jovens e adultos, deverão fornecer dados sobre alunos, professores, turmas e sobre a própria escola.

Desde 2007 a coleta do censo da educação básica vem sendo feita pela internet, com o sistema Educacenso, que possibilitou precisão de dados. As informações deixaram de ser agregadas por escola e passaram a ser individualizadas. Dessa forma, ao invés de fornecer apenas o número de alunos matriculados, a escola começou a dar informações detalhadas sobre cada um de seus alunos: nome completo, data de nascimento, sexo, cor e raça, nomes dos pais, naturalidade, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte público, necessidades educacionais especiais e rendimento escolar do ano anterior.

Da mesma forma são solicitadas informações sobre cada professor que esteja em regência de classe, sobre as turmas existentes e, ainda, detalhes sobre a escola, como infraestrutura, equipamentos, participação em programas como livro didático e alimentação escolar, dados educacionais como modalidades (regular, especial ou de jovens e adultos) e etapas (creche, pré-escola, fundamental, médio, profissional) oferecidas. Também são solicitadas informações sobre utilização de material didático específico para grupo étnico, sala de recursos, atendimento educacional especializado.

Com a riqueza de dados coletados, compõe-se um quadro detalhado da educação básica nacional, que permite aos pesquisadores e órgãos de governo verificar tanto a situação atual quanto sua evolução, bem como os resultados de políticas implementadas.

Os dados do censo escolar constituem a mais completa fonte de informações utilizadas pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas. É também a base para a definição de critérios para repasse – a escolas, estados e municípios – dos diversos tipos de recursos existentes.

 

Gestores acreditam que teste permite avaliar alfabetização

Gestores municipais e estaduais de educação acreditam que a Provinha Brasil é eficaz quanto ao diagnóstico do nível de alfabetização das crianças. A constatação foi feita por meio de um questionário eletrônico enviado aos estados e municípios, com o objetivo de avaliar a eficácia do teste.

A pesquisa foi enviada a todos os estados e municípios. No total, 1.532 secretarias responderam às questões. O questionário foi espontâneo – já que os municípios não são obrigados a aplicar a Provinha Brasil – e serviu para o MEC obter informações sobre a utilização da prova pelo professor e pelo gestor.

Das secretarias entrevistadas, apenas sete informaram não aplicar a Provinha Brasil em sua rede de ensino. Além disso, 95% responderam que a provinha colabora com o planejamento do professor para a elaboração de atividades pedagógicas com os alunos.

Em 1.369 municípios, entre os avaliados, as secretarias de educação mobilizam as escolas para participarem da provinha. As que divulgam os resultados em sua rede são 1.247. Ainda, 94% afirmaram que o teste auxilia no planejamento do gestor para o desenvolvimento de ações com vistas à melhoria da qualidade da alfabetização nas escolas.

O questionário foi dividido em duas partes, com perguntas objetivas e subjetivas. Na primeira, as questões abordaram o processo de distribuição dos conjuntos da Provinha Brasil, e na segunda, a forma como o professor utiliza o material. Leia mais

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