SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 71 - 1º/07/2011   
 
Dinheiro na escola

Recursos de aproximadamente R$ 100,9 milhões estão à disposição de escolas públicas cadastradas no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), cujo orçamento para este ano chega a R$ 1,5 bilhão. Os valores transferidos podem ser conferidos na página eletrônica do FNDE. Leia mais.

Inscrições abertas

Até o próximo domingo, 3 de julho, estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Já foram cadastrados projetos de 180 municípios de 22 unidades da Federação, que somam 271 experiências inovadoras. Os projetos devem contribuir para a solução de problemas e desafios da educação básica. Saiba mais.

PNE se distingue por foco na valorização do professor

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançou na terça-feira, 28, um banco de dados com todas as emendas apresentadas ao projeto de lei 8.035/2010, que trata do Plano Nacional da Educação (PNE). A ferramenta visa facilitar a pesquisa das emendas ao organizá-las por autoria, tipo, artigos, metas e estratégias.

O número de emendas apresentadas ao projeto já totaliza 2.905 – um recorde na história da Câmara dos Deputados. Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, que participou do lançamento do banco de dados, a quantidade de emendas indica o interesse da sociedade pela organização da educação.

Segundo Maria do Pilar, o eixo formação e valorização do professor é um grande diferencial do PNE que tramita na Câmara e terá vigência até 2020.

Atualmente, o PNE tramita em comissão especial, criada exclusivamente para tratar do assunto, que tem caráter terminativo. Ou seja, a princípio, após aprovado na comissão, o texto pode seguir diretamente para o Senado Federal.

Participaram do evento os deputados Angelo Vanhoni (PT-PR), relator do projeto de lei, e Gastão Vieira (PMDB-MA), presidente da Comissão Especial do PNE, acompanhados da presidente da Undime, Cleuza Repulho, do coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Roberto Leão.

Confira o banco de dados com as emendas ao PNE.

 

 

Escolas do interior do Piauí realizam troca de experiências

Em Cocal dos Alves, pequeno município do norte do Piauí, estudantes do ensino médio da Escola Estadual Augustinho Brandão são protagonistas de uma experiência que une conhecimento, solidariedade e medalhas de reconhecimento.

Bem-sucedidos em matemática, dez alunos da Augustinho Brandão são monitores na Escola Municipal Teotônio Ferreira, atividade que exercem no turno oposto ao das aulas regulares. De acordo com o professor de matemática, Antonio Cardoso do Amaral, que leciona nas duas escolas, os monitores reforçam os conteúdos das aulas, repassam a matéria na véspera das provas e auxiliam os alunos que ficam em recuperação.

A experiência de parceria entre as duas escolas foi apresentada esta semana ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pelos professores Antonio Cardoso do Amaral e Raimundo Alves. Do encontro com Haddad, os educadores abriram caminho para o ingresso das unidades no programa Mais Educação, o que possibilitará ampliar o tempo dos estudantes na escola com atividades culturais, esportivas, reforço escolar, alimentação.

Junto com o ingresso na educação integral, as duas escolas públicas de Cocal dos Alves vão receber laboratório de informática, conteúdos digitais e a capacitação dos professores, ações do MEC que integram o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). O Ministério da Educação também vai enviar recursos para a construção de uma quadra de esportes para os estudantes da Escola Estadual Augustinho Brandão. A escola terá um prédio novo em agosto, mas a obra não tem a quadra esportiva.

Cocal dos Alves se destaca no país pelo sucesso de seus alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em 2010, os estudantes das escolas Augustinho Brandão e Teotônio Ferreira conquistaram 12 medalhas – quatro de ouro, três de prata e cinco de bronze, mais 12 menções honrosas. As medalhas obtidas pelo município superam os resultados de 11 estados da Federação na Obmep. Leia mais.

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321