SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 82 - 16/9/2011   
 
Prêmio
As inscrições para a quinta edição do Prêmio Professores do Brasil foram prorrogadas até 15 de outubro. Podem participar professores de todas as etapas da educação básica em exercício em escolas públicas com experiências desenvolvidas ou em desenvolvimento, com resultados comprovados durante o ano letivo de 2010, que promovam os objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007. Saiba mais.
PAR

A Secretaria de Educação Básica oferece mais um canal de comunicação direto com os municípios. Trata-se do Fale Conosco – Dúvidas do PAR, que já está disponível no Simec. A ferramenta tem como principal objetivo oferecer um espaço específico para orientar as equipes municipais com dúvidas exclusivas sobre o PAR 2010. Funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Cartazes informam Ideb de escolas públicas

Material de divulgação dos resultados e metas, por escola, do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, realizada em 2009, está disponível em formato eletrônico. No próximo mês, o Ministério da Educação enviará aos secretários municipais de educação e diretores de escolas públicas versões impressas dos cartazes.

O objetivo é fornecer de forma sistematizada as informações sobre o desempenho escolar dos alunos matriculados nos anos iniciais e finais do ensino fundamental de escolas públicas. Com o material, é possível saber detalhadamente os níveis de aprendizagem em língua portuguesa, com ênfase em leitura, e em matemática, com ênfase na resolução de problemas.

A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, orienta os gestores sobre como trabalhar com as informações disponíveis. “A partir de agora, as escolas já podem pesquisar os seus resultados, bem como os resultados de outras unidades escolares localizadas no seu entorno, imprimir os cartazes e se organizar para analisar coletivamente esses resultados, além de pensar em estratégias para melhorar o desempenho nas disciplinas avaliadas”, afirmou.

Os cartazes oferecem informações sobre quantidade de alunos que participaram da Prova Brasil, proficiência média em português e matemática, distribuição percentual dos alunos na escala de proficiência nas duas disciplinas e indicadores educacionais como taxas de aprovação, média de horas-aula diária, docentes com curso superior e Ideb.

Os dados foram agrupados de forma que é possível visualizar o desempenho da escola, do município, da rede municipal, da rede estadual e do país.

Aqui você encontra o desempenho da sua escola

 

Recursos para creches e quadras beneficiarão 1.466 municípios

Nova fase do plano de expansão da rede de educação infantil do Ministério da Educação, lançada nesta quinta-feira, 15, oferece a municípios selecionados os recursos e o projeto arquitetônico para construção de unidades de educação infantil, as supercreches, e quadras esportivas, assim como a cobertura de quadras já existentes. O anúncio foi feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em solenidade no Palácio do Planalto, que contou com a presença de ministros, parlamentares e prefeitos. Os projetos integram as ações do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.

Na nova etapa do programa de construção de creches e pré-escolas, o MEC oferece aos prefeitos 4.943 novas unidades em 1.466 municípios. Somadas às 1.484 já aprovadas em 1.040 municípios, será superada a meta de 6 mil unidades previstas. A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) — a de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.

As creches construídas pelo programa terão subsídios do Governo Federal por um período inicial de até 18 meses, quando funcionam sem direito aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Só passam a ter direito a esses recursos quando participam do censo escolar.

O anúncio inverte a lógica tradicional dos convênios. “Ao invés de aguardar a evolução da demanda de cada município, vamos dizer a quanto cada município tem direito, tanto no Proinfância, que é a supercreche, quanto na cobertura e construção de quadras poliesportivas”, explicou Haddad.

Seleção – A seleção dos municípios foi feita a partir de dados do Censo 2010, tais como a população entre zero e cinco anos e o déficit de atendimento atual – baseado no número de matrículas em cada município – e os acordos já assinados pelo programa. Os municípios foram divididos em três grupos: o grupo 1 inclui capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 70 mil habitantes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e com mais de 100 mil habitantes no Sul e Sudeste; no grupo 2 estão as cidades entre 50 mil e 70 mil habitantes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e entre 50 mil e 100 mil habitantes no Sul e Sudeste; o grupo 3 reúne municípios com menos de 50 mil habitantes. Os grupos receberão, respectivamente, 59,58%, 7,26% e 33,16% das obras previstas. As prefeituras deverão confirmar interesse, preenchendo cadastro via internet
Leia mais.

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321