SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 90 - 9/12/2011   
 
Prêmio Professores do Brasil

A solenidade de premiação da 5ª edição do prêmio Professores do Brasil será realizada na próxima quarta-feira, 14, às 10h, no Auditório do Ministério da Educação, em Brasília. Este ano, o prêmio selecionou 39 experiências concluídas ou em execução, oito por região do país. Os autores dos trabalhos receberão R$ 5 mil em dinheiro, além de troféus e certificados. O prêmio Professores do Brasil é promovido pelo MEC, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). A Fundação SM, a Intel, o Instituto Votorantim e a Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros) são os patrocinadores.

Ampliação

O programa Ensino Médio Inovador será ampliado. As secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal terão prazo até o dia 29 de fevereiro de 2012 para encaminhar ao MEC o Plano de Atendimento Global das escolas selecionadas para participar do progama. O documento deve conter a síntese dos projetos de reestruturação curricular das escolas.

Acordo abre espaço para formulação de política de cultura do ensino básico

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Anna de Hollanda, assinaram na quinta-feira, 8, em Brasília, acordo de cooperação técnica para a formulação da política de cultura para a educação básica. Estimado em R$ 80 milhões, o acordo reúne seis iniciativas conjuntas para beneficiar mais de 1 milhão de pessoas a partir de fevereiro de 2012 e atingir 5 milhões até 2014.

As iniciativas conjuntas permitirão a expansão do ensino médio em tempo integral, segundo Haddad. A partir do acordo, pontos de cultura, grupos e espaços culturais poderão receber estudantes no turno oposto ao daquele em que estudam (contraturno), de forma a complementar as aulas da rede de ensino.

O pacto expande a cooperação entre os dois ministérios, que atuam juntos desde 2006 no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Entre as ações previstas no acordo assinado nesta quinta-feira está o projeto Mais Cultura na Escola, destinado a promover a integração entre os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, do MEC, com os pontos, grupos e espaços culturais apoiados pelo MinC. Outra iniciativa é a ampliação do programa Agentes de Leitura, que seleciona e capacita jovens para atuar na formação de novos leitores.

O acordo também possibilitará maior acesso, no Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) do MEC, a livros de arte e demais acervos culturais, em diversos tipos de mídia, ofertados pelo Ministério da Cultura. O Cine Educação, também da pasta da Cultura, receberá filmes de longa e curta metragem nacionais do acervo do MEC. A parceria prevê ainda a oferta de cursos de formação continuada e de capacitação de professores nessas áreas.

Durante a vigência do pacto, serão realizadas pesquisas e executado o mapeamento das ações públicas que relacionam educação e cultura em todo território nacional.

De acordo com o ministro Fernando Haddad, educação e cultura são indissociáveis na formação dos jovens. Para ele, o momento é propício para fortalecer as ações que unem as duas pastas. “Esse acordo de cooperação visa a levar mais cultura para dentro da escola e a levar a educação para fora da escola, para os ambientes em que há cultura à espera de jovens ávidos para transformar o mundo”, disse Haddad.

Ouça a fala do ministro Fernando Hadadd.

 

TV Escola vai adotar plataformas interativas na programação em 2012

A TV Escola do Ministério da Educação prepara-se para atuar, a partir do próximo ano, como uma plataforma interativa de distribuição de conteúdo audiovisual. Com isso, pretende aprimorar a aprendizagem dos estudantes e as práticas de ensino dos professores.

A proposta da TV Escola, agora subordinada à Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ganha impulso com as idéias e experiências sobre interatividade, convergência de mídias e produção de conteúdos digitais para as escolas públicas compartilhadas no encontro Educação e Novos Paradigmas (EduTec), realizado na terça-feira, 6, no Rio de Janeiro. Além de brasileiros, conferencistas da Inglaterra, Itália, Estados Unidos, Finlândia, Malásia, Argentina, Venezuela e Espanha apresentaram experiências com novas tecnologias  e suas múltiplas utilizações na educação . As conferências foram disponibilizadas na internet. 

Novo Formato - Ao longo deste ano, foi desenvolvido trabalho específico de avaliação de um novo formato para a TV Escola e a realização do EduTec é parte desse esforço. “A TV Escola, agora sob a coordenação da SEB, é uma agenda urgente para a educação”, afirma a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. “Queremos explorá-la da melhor forma possível para que seja um avançado espaço de diálogo e aprofundamento da educação, com a participação de todos.”

O coordenador de mídias e conteúdos digitais do MEC, Érico da Silveira, salienta que em 2012 a TV Escola já usará plataformas de mídias de forma articulada. “O EduTec simboliza uma refundação da TV Escola, que está sendo redesenhada para integrar ferramentas como o Banco de Objetos Educativos, o Portal do Professor e demais conteúdos digitais da educação básica”, disse.

Outro avanço anunciado por Silveira é a ampliação da parceria da TV Escola com a TV Brasil. Isso permitirá a disseminação da programação também por meio de um canal de televisão aberta, além do satélite e da internet, atualmente disponíveis.

Leia mais sobre  EduTec:
Adquirir conhecimentos ficará mais fácil com novas tecnologias
Evento discute experiências com novas tecnologias e usos em escolas públicas

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação - Brasília-DF
E-mail: imprensa.seb@mec.gov.br
Tel.: (55 61) 2022 8321