SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 92 - 22/12/2011   
 
Inscrições abertas

Escolas públicas de educação básica, secretarias de educação e estudantes têm agora mais tempo para fazer a inscrição no prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a Escola Aprendendo com as Diferenças. O prazo, que expiraria no dia 31 próximo, foi estendido até 16 de março de 2012.

Serão premiados três trabalhos de escolas, três de secretarias de educação, três de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e três de alunos de qualquer série do ensino médio. Um projeto desenvolvido em escola da educação infantil receberá menção honrosa. As escolas devem relatar o trabalho pedagógico desenvolvido, enquanto as redes abordarão inovações de gestão. Aos estudantes caberá apresentar texto narrativo ou dissertativo sobre o tema do prêmio. Saiba mais.

Boas Festas

Educação de qualidade

Escola pública de todos

Professores motivados

Tempo integral em mais escolas

Estudantes conectados com o aprendizado

Essas são algumas das metas da  SEB/MEC.
Um 2012 de muito trabalho nos espera! Saúde, energia e compromisso!

Alunos do ensino médio criam cinema 3D em escola fluminense

Diante do interesse dos estudantes pelas imagens tridimensionais do filme Avatar, de James Cameron, o professor de matemática Guilherme Erwin Hartung, do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, em Petrópolis (RJ), criou o projeto O Fantástico Mundo 3D para explicar a tecnologia aos alunos do ensino médio. Após pesquisas, entrevistas com especialistas e oficinas, os 20 alunos que participaram do projeto conseguiram criar um cineminha de imagem tridimensional (3D) na escola.

“Desde 2009, o cinema 3D virou moda entre a garotada do ensino médio, e eles queriam muito entender essa tecnologia, ainda mais porque não há cinema 3D em Petrópolis”, conta Hartung. O primeiro passo foi colocar os alunos interessados no assunto em um ônibus até Duque de Caxias, a cidade mais próxima em que há cinema 3D.

Na prática, eles participaram de oficinas para aprender a produzir fotos e imagens tridimensionais usando óculos com lentes nas cores cíano (azul puro) e vermelha. Também visitaram centros de pesquisa tecnológica e discutiram óptica e efeitos da luz e da polarização nos diferentes tipos de óculos para criar um cinema 3D de baixo custo — cerca de R$ 300. O dinheiro foi gasto na aquisição do tecido da tela, de dois filtros de polarização de luz e de 30 óculos. Dois projetores da escola foram adaptados para exibir as imagens.

A participação dos alunos foi voluntária, sem valer nota, mas os ajudou a ganhar conhecimento em matérias curriculares do ensino médio, como biologia, física e matemática. “Sistema de visão humana binocular, que permite enxergar em profundidade, evolução darwiniana e ótica geométrica para calcular a distância necessária para qualidade da imagem em 3D”, exemplifica Hartung. Não só os alunos aprenderam. Também o professor, que buscou informações para as aulas práticas com docentes e pesquisadores universitários.

As aulas do projeto ocorriam no turno oposto ao dos estudos (contraturno). “Seria impossível fazer um projeto com esse detalhamento durante as aulas normais, mas os alunos participaram devido à paixão pela tecnologia e aprenderam mais sobre as matérias curriculares”, afirma Hartung, que mantém um blog com dicas e novidades sobre tecnologia aplicada à educação para alunos e professores e também é colaborador da seção Sugestões de Aulas do Portal do Professor 

Professores do Brasil — Com o Fantástico Mundo 3D, o professor Guilherme Erwin Hartung foi um dos vencedores da quinta edição do prêmio Professores do Brasil, que distribuiu R$ 5 mil em dinheiro, além de troféus e certificados, para cada um dos 39 professores premiados. Equipamentos no valor de R$ 2 mil serão entregues em cada escola onde os projetos foram ou estão sendo executados. 

 

Municípios terão recursos para comprar veículos e renovar frota de transporte escolar

Municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania receberão recursos para a compra de veículos escolares do programa Caminho da Escola. Serão beneficiados 548 municípios, que poderão renovar a frota e garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.

Responsável pela liberação dos recursos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) selecionou municípios com menos de 50 mil habitantes que não receberam recursos do Caminho da Escola em anos anteriores. Minas Gerais foi o estado com mais cidades beneficiadas (109). Em seguida vêm Rio Grande do Sul (90) e Paraná (48).

Para receber os recursos, os prefeitos das cidades selecionadas precisam validar o termo de compromisso no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). “Quanto antes validar o termo de compromisso no sistema, mais cedo o município receberá os recursos para aquisição dos veículos”, afirma o coordenador-geral de apoio à manutenção escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza.

O programa Territórios da Cidadania, do governo federal, tem o propósito de promover o desenvolvimento econômico em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano [IDH] com semelhantes características econômicas e culturais. A participação social e a integração de ações entre governo federal, estados e municípios são fundamentais na elaboração da estratégia de desenvolvimento dessas regiões.

A lista dos selecionados pode ser consultada pela internet, na página do eletrônica do FNDE. Também estão disponíveis as instruções para validar o termo de compromisso no Simec.

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