SETEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério
da Educação

   

Lançamento

Na tarde da última terça-feira, 7, o professor Gaudêncio Frigotto, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, lançou, durante a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, o livro Educação Profissional e Tecnológica, Memórias, Contradições e Desafios. O livro é uma coletânea resultante de 15 teses de mestrado de professores do Cefet-Campos.

   

Lançamento

Na tarde da última terça-feira, 7, o professor Gaudêncio Frigotto, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, lançou, durante a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, o livro Educação Profissional e Tecnológica, Memórias, Contradições e Desafios. O livro é uma coletânea resultante de 15 teses de mestrado de professores do Cefet-Campos.

   

Conferência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quarta-feira, 8, que a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília, tem a dimensão de apontar novos rumos para a educação brasileira, ao se referir às propostas que estão sendo votadas e serão apresentadas ao final da conferência. “Minha história pessoal se remete ao ensino profissionalizante”, lembrou. “Fui o primeiro filho, de oito, a ter uma profissão, pelo simples fato de ter tido a oportunidade de aprendê-la”, afirmou o presidente. A participação de Lula no encerramento da conferência marcou o seu primeiro ato público após as eleições.

O presidente Lula reiterou o seu compromisso de até o final do mandato implantar uma escola técnica e uma extensão universitária em cada cidade-pólo brasileira. Para Lula, é com investimento na educação que o Brasil poderá sair da posição de país emergente e ser colocado no rol das nações desenvolvidas. “Com educação não se gasta, se investe. Não há nada que dê mais retorno que investir em conhecimento”, disse.

Lula lembrou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) tem ajudado os alunos que não podem custear o ensino superior a ingressar na universidade e que o objetivo é ampliá-lo ainda mais.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou a importância da emancipação do povo brasileiro, por meio da educação, no sentido de que cada cidadão receba esse direito do poder público.

De acordo com o ministro, programas que vêm sendo impulsionados pelo MEC, como o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Ensino Médio Integrado, Escola de Fábrica – além do catálogo de cursos profissionalizantes e da aproximação do Sistema S com o ensino público –, ampliam as oportunidades educacionais do povo brasileiro. Na opinião de Haddad, a conferência, que se realizou de 6 a 8 de novembro, reuniu os conceitos de escolaridade com os de educação profissional. “O desafio é permitir a união desses conceitos na realidade educacional em que vivemos”, disse.

   

Financiamento

O financiamento da educação profissional foi o tema debatido, na última segunda-feira, 6, durante a 1ª Conferência de Educação Profissional e Tecnológica. Assuntos como a gratuidade da educação profissional e tecnológica (EPT), a aprovação de projeto de lei que cria um fundo voltado para a EPT, a forma como têm sido distribuídos recursos para educação profissional e o importante papel do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) foram destacados pelos participantes.

“O baixo nível educacional da nossa força de trabalho é um dos fatores limitativos de crescimento. Na visão estratégica da indústria, a educação e a inovação são bases para o investimento sustentável”, afirmou o consultor de departamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Nacim Walter Chieco.

O senador Paulo Paim (PT-RS), representante da Frente Parlamentar de Educação Profissional e Tecnológica, falou sobre a importância da aprovação do projeto de lei de sua autoria que cria o Fundo do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep). Segundo ele, “com a aprovação do Fundep, recursos serão destinados ao investimento na área de educação profissional já existente, à construção de centros de educação profissional, à capacitação de docentes e pessoal administrativo e à implantação de cursos de qualificação profissional voltados para os trabalhadores desempregados”. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) enviou à Casa Civil da Presidência da República parecer técnico favorável ao projeto.

Também participaram do debate o secretário adjunto da Setec, Getúlio Marques Ferreira; o professor do Centro Universitário Feevale e do IPA, Gabriel Gabrowski; e o secretário de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Remígio Todeschini.

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