SETEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério
da Educação

   

Frente Parlamentar

Os novos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e do Ensino a Distância serão empossados no  dia 18 de maio, em Brasília, no restaurante do Anexo III da Câmara dos Deputados. Os deputados e senadores têm como missão defender ações e idéias dessas modalidades de ensino no Poder Legislativo.
   

Frente Parlamentar

Os novos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e do Ensino a Distância serão empossados no  dia 18 de maio, em Brasília, no restaurante do Anexo III da Câmara dos Deputados. Os deputados e senadores têm como missão defender ações e idéias dessas modalidades de ensino no Poder Legislativo.
   

Setec lança 3ª série dos Cadernos Temáticos

Sílvio de Amorim Júnior tem um problema motor, resultado de uma paralisia cerebral. Estudante do terceiro ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pernambuco, ele nunca tinha jogado xadrez. Até conhecer o professor de matemática Paulo Antunes, que utiliza o jogo nas aulas para acelerar o raciocínio dos alunos. Paulo o incentivou a jogar.

O estudante começou como monitor do jogo no Cefet. Apesar de ainda estar aprendendo, já sente os resultados das práticas na vida cotidiana. “Estou com o raciocínio mais rápido e tenho mais amigos. Aprendi, ainda, a ver como é a pessoa pela forma como ela joga”, diz.

A diversidade é uma das marcas da cultura, e o Cefet-PE valoriza as múltiplas manifestações da linguagem de seus alunos. Na instituição, os professores ensinam uma variante do xadrez a alunos com necessidades especiais.

Essa experiência e outros relatos serão abordados e apresentados na terceira série dos Cadernos Temáticos. A publicação, que será lançada no dia 16 de maio, em Brasília, é uma realização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O objetivo é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A série é divida em cinco volumes: meio ambiente, gestão, linguagem, comunidade e tecnologias brasileiras. Cada volume apresenta as mais interessantes experiências vivenciadas nas escolas da rede e são relatadas por meio de reportagens, artigos científicos, experiências e práticas pedagógicas.

   

Cultura afro-brasileira é debatida nas escolas da Rede Federal

Professores e gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica participaram esta semana de oficina de capacitação sobre as diretrizes curriculares das relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. O encontro aconteceu no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ).

Durante dois dias, eles debateram formas de aplicar a Lei nº 10.639, de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino da história da África no currículo da rede federal de educação profissional e tecnológica. De acordo com o coordenador de Execução e Monitoramento de Projetos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Elias Vieira de Oliveira, que participou do encontro, a capacitação teve o objetivo de criar condições no Cefet-RJ para adaptar o currículo segundo determinações da Lei nº 10.639, o que deve ocorrer, progressivamente, em toda a rede federal.

A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) asseguram o direito à igualdade de condições de vida e cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira. É, igualmente, assegurado o direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos os brasileiros.

1.gif (807 bytes) 1.gif (807 bytes)