SETEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério
da Educação

   

Lançamento SP

Pesquisa sobre gestão do conhecimento em organizações, dos professores Walter Link e Rosana Camargo, do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), é um dos temas abordados na terceira edição da série Cadernos Temáticos. Essa e outras experiências estão na publicação, que a Setec lança nesta sexta-feira, 25, na sede do Cefet-SP.
   

Lançamento SP

Pesquisa sobre gestão do conhecimento em organizações, dos professores Walter Link e Rosana Camargo, do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), é um dos temas abordados na terceira edição da série Cadernos Temáticos. Essa e outras experiências estão na publicação, que a Setec lança nesta sexta-feira, 25, na sede do Cefet-SP.
   

Piauí ganha escola técnica federal

O município de Picos, localizado no sudeste piauiense, vai ganhar uma escola técnica federal, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet-PI). A inauguração da nova unidade acontece nesta segunda-feira, 28 de maio, e contará com a presença do ministro da educação Fernando Haddad e do secretário de educação profissional e tecnológica Eliezer Pacheco.

Com aproximadamente 72 mil habitantes, Picos está localizado em umas das regiões mais secas do nordeste, e fica aproximadamente à 306 km da capital Teresina. É o segundo maior município do estado, em renda per capita e arrecadação, e o centro da microrregião, compreendida por dezenove municípios, onde se destacam: Oeiras e Ipiranga do Piauí.

Dentre as principais atividades locais, destaca-se o grande comércio varejista, as indústrias, principalmente da construção civil e de transformação, a agricultura de sequeiro e a pecuária. No setor agrícola, a produção fica por conta da mandioca, arroz, milho, feijão e castanha de caju. Na pecuária, a criação de rebanhos de caprinos e ovinos, além da produção de mel de abelha, movimentam a economia regional.

Estrutura - O plano pedagógico da nova escola contemplará as áreas de Gestão e Indústria, prestando suporte ainda na área de Informática. A unidade iniciará suas atividades com os cursos técnicos em nível médio de administração, eletrotécnica e informática. A escola tem capacidade para atender, inicialmente, até 1000 alunos, sendo que já foram selecionados 240 estudantes (4 turmas de 60) para o início das atividades. O quadro de pessoal da unidade é formado por 19 professores de 1º e 2º graus (40 horas) e 17 técnicos administrativos.

Investimentos – O Governo Federal investiu aproximadamente R$ 2,8 milhões para a implantação da nova escola. A prefeitura do município cedeu a área para a construção da unidade e o governo estadual ficou responsável pela pavimentação da rua que dá acesso à escola.

 

   

Paraguai tem apoio do Brasil para fortalecer ensino profissionalizante

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, assinou na última  segunda-feira, 21, em Assunção, documento de ajuste complementar a acordo de cooperação técnica para implementar o projeto Fortalecimento da Educação Técnica e Profissional do Paraguai. Coordenado no Brasil pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com vigência de dois anos, o projeto contribui para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no país vizinho e para o aprimoramento da qualidade da oferta de mão-de-obra.

Capacitar técnica e pedagogicamente professores, técnicos e gestores  são outras propostas. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), executora do projeto, espera resultados como a elaboração de um plano de capacitação para gestores paraguaios e o repasse de metodologias de formação de educação profissional para jovens e adultos integrada à educação básica. Quando a fase de execução do projeto estiver encerrada, será elaborado relatório final das atividades e dos resultados.

 

1.gif (807 bytes) 1.gif (807 bytes)