SETEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério
da Educação

   

Escola de Fábrica

Prorrogada novamente a divulgação dos cursos selecionados para o programa Escola de Fábrica. No novo cronograma, o resultado será conhecido no dia 20 próximo. Após os resultados, será aberto, até o dia 22, o prazo para recursos, cuja análise será tornada pública em 10 de setembro.

   

Escola de Fábrica

Prorrogada novamente a divulgação dos cursos selecionados para o programa Escola de Fábrica. No novo cronograma, o resultado será conhecido no dia 20 próximo. Após os resultados, será aberto, até o dia 22, o prazo para recursos, cuja análise será tornada pública em 10 de setembro.

   

Evento destaca expansão e democratização do ensino

1ª Jornada Sul da Educação Profissional e Tecnológica divulga produção científica das escolas em Florianópolis

Garantir acesso ao ensino de qualidade a jovens e adultos sem qualificação profissional é a meta da educação profissional e tecnológica no Brasil. Com essa proposta, foi realizada em Florianópolis, de 8 a 10 deste mês, a 1ª Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul. O objetivo do encontro foi divulgar a produção científica das escolas do Sul do país, além de incentivar novas tecnologias.

Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, as escolas da Rede Federal de Educação Profissional estão se tornando referência em pesquisa tecnológica. Segundo ele, a educação profissional é cada vez mais conhecida pela alta produção científica. "Com os estudantes mais qualificados e preparados para o mundo do trabalho, surgem novas oportunidades de emprego, principalmente para aqueles que nunca tiveram acesso à escola", afirma.

Ampliação – A expansão da rede de escolas atende tanto a necessidade de um maior número de jovens qualificados quanto a demanda por democratização da educação. O Ministério da Educação pretende, após a implantação das 214 novas escolas previstas até 2010, dobrar o número de vagas ofertadas. A meta do MEC é criar 300 mil vagas após a criação das instituições.

   

Capes aprova mestrado da rede federal

Mestrado profissional em ensino de ciência e tecnologia é o novo curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O sexto mestrado da UTFPR foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em 27 de julho, e marca a estréia da UTFPR na oferta de pós-graduação na modalidade profissional.

De acordo com a redatora do projeto do curso, Nilcéia Maciel Pinheiro, enquanto o mestrado acadêmico exige liberação quase integral de atividades e seu produto final é um relatório de pesquisa, o novo mestrado requer que a pesquisa apresente uma proposta profissional e tenha impacto no sistema em que atua.

Além da UFTPR, a Capes aprovou cursos de pós-graduação na área da educação tecnológica para os centros federais de educação tecnológica (Cefets) dos estados do Ceará (mestrado acadêmico em tecnologia e gestão ambiental), de Minas Gerais (mestrado acadêmico em engenharia da energia) e do Rio de Janeiro (mestrado acadêmico em engenharia mecânica e tecnologia de materiais no Cefet-RJ e mestrado profissional no ensino de ciências no Cefet Química, de Nilópolis).

1.gif (807 bytes) 1.gif (807 bytes)