SETEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério
da Educação

   

Pesca


O Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ realiza de 28 a 30 de abril, o 1º Encontro para implantação do núcleo de pesquisa aplicada na área de pesca e aqüicultura familiar no Rio de Janeiro. Nos dias 24 e 25 de abril, o Cefet de Uberaba/MG também realizou reunião para a criação do núcleo de pesquisa da pesca no estado.

   

Pesca


O Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ realiza de 28 a 30 de abril, o 1º Encontro para implantação do núcleo de pesquisa aplicada na área de pesca e aqüicultura familiar no Rio de Janeiro. Nos dias 24 e 25 de abril, o Cefet de Uberaba/MG também realizou reunião para a criação do núcleo de pesquisa da pesca no estado.

   

Brasil Profissionalizado chega ao ES e CE

Na próxima semana o programa será lançado no RS e MT

O Ministério da Educação apresentou na última quarta e quinta-feira, 23 e 24, o programa Brasil Profissionalizado no Espírito Santo e Ceará, segundo e terceiro estados a solicitar recursos do programa. O Piauí foi o primeiro a fazer a solicitação. Com o Brasil Profissionalizado, o MEC vai investir R$ 900 milhões nos próximos quatro anos (2008-2011) na construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional.

Durante a apresentação do Brasil Profissionalizado em Vitória, na quarta-feira, 23, representantes do MEC orientaram os gestores locais e receberam as demandas de adesão ao programa. Os estados que possuam rede de ensino médio ou de educação profissional de nível médio e tenham assinado o Compromisso Todos pela Educação podem solicitar adesão ao programa. Os recursos do MEC também podem ser utilizados na aquisição de mobiliário, equipamentos e laboratórios de formação de professores na área de ciências.

Ceará – Na quinta-feira, 24, o MEC apresentou o programa em Fortaleza. Segundo a secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, a expectativa é de que o programa atenda, só em 2008, 4.410 alunos da rede pública estadual. A meta, segundo a secretária, é que cinqüenta escolas estejam cadastradas no Brasil Profissionalizado até 2010.

Após a aprovação dos projetos enviados pelos estados, os recursos serão repassados via convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

   

Seminários tratam da formação agrícola

Para elaborar políticas educacionais e novo conceito para a formação agrícola, o Ministério da Educação promoverá, entre abril e outubro de 2008, seis seminários sobre o tema. Serão cinco encontros regionais e um de abrangência nacional. O primeiro deles, na região Norte, começará no dia 29 de abril, na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, Amazonas.

A proposta é superar o desafio de oferecer, aos alunos, uma formação antecipatória de forma a responder às demandas e desafios do setor.

Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, o objetivo do Seminário Regional do Ensino Agrícola é aperfeiçoar a qualificação dos profissionais e seu comprometimento com os problemas sociais.

Regionais - No Norte do país, o encontro será na Escola Agrotécnica Federal de Manaus/AM, entre os dias 29 e 30 de abril. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO foi escolhido como sede do seminário do Centro-Oeste, nos dias 27 e 28 de maio. No Sudeste, o debate terá lugar entre os dias 17 e 18 de junho, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba/MG. Os dias 3 e 4 de julho foram escolhidos para o encontro do Nordeste, na Escola Agrotécnica Federal de Santo Antão/PE. No Sul, as discussões serão feitas na Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, nos dias 12 e 13 de agosto. O seminário nacional está previsto para os dias 7 e 8 de outubro, em Brasília/DF.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelos telefones (61) 2104.9451, com Mariângela Póvoas, da Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, ou no site www.mec.gov.br/setec.

1.gif (807 bytes) 1.gif (807 bytes)