SETEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério
da Educação

   

Centenário

O Ministério da Educação encaminhou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a proposta de criação de um selo comemorativo do centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A proposta foi submetida à Comissão Filatélica Nacional, que decidirá pela inclusão do selo no Programa Anual de Selos Comemorativos.
 

   

Centenário

O Ministério da Educação encaminhou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a proposta de criação de um selo comemorativo do centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A proposta foi submetida à Comissão Filatélica Nacional, que decidirá pela inclusão do selo no Programa Anual de Selos Comemorativos.
 

   

Setec lança Cadernos Temáticos

Estimular a criatividade e a solidariedade. Esses são os objetivos do Moda Solidária, projeto realizado desde o segundo semestre de 2005 na unidade de ensino de Jaraguá do Sul. Vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Santa Catarina, a escola promove anualmente um grande desfile de roupas produzidas pelos alunos do curso de moda e estilismo.

“A idéia do Moda Solidária é mostrar o potencial criativo dos alunos e promover um espírito solidário na comunidade do município”, explica o coordenador do curso de moda e estilismo da escola, Anjeéri Luiz Sadzinski.

A turma do terceiro módulo do curso de moda, composta por 12 alunas, foi responsável por promover o desfile e desenvolver três estilos de modelos de roupa. De acordo com a professora do curso de moda, Talita Borges, as roupas do desfile são compradas por um valor simbólico pelos alunos na rede feminina de combate ao câncer de Jaraguá do Sul, que recebe doações de peças usadas da população.

A partir daí, os alunos criam peças completamente novas, transformando uma roupa simples em uma peça bem original. “Queremos que este projeto desperte nestes alunos e nos seus espectadores a vontade de ser voluntário em causas nobres, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e tantas outras entidades que necessitam de apoio da comunidade”, explica Talita.

Lançamento - Essa experiência e outros relatos serão abordados e apresentados na quarta série dos Cadernos Temáticos. A publicação, que será lançada no dia 11 de junho, às 17 horas, no Auditório do MEC, em Brasília, é uma realização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O objetivo é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A série é divida em cinco volumes: vida e saúde; gestão e administração; linguagem e criatividade; riqueza e tecnologia brasileiras; e comunidade. Cada volume apresenta as mais interessantes experiências vivenciadas nas escolas da Rede e são relatadas por meio de reportagens, artigos científicos, experiências e práticas pedagógicas.  

   

Intercâmbio com o Canadá beneficia mulheres de baixa renda

Representantes dos centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefet) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) participam de visita técnica à Associação das Universidades Comunitárias Canadenses — Association of Canadian Community Colleges (ACCC). O objetivo é conhecer a experiência canadense para o desenvolvimento, no Brasil, do projeto Mulheres Mil. O programa, em fase de implantação pela Setec, em cooperação com o governo do Canadá, beneficiará mil mulheres de 13 estados das regiões Norte e Nordeste. Participam da missão, que termina neste sábado, 7, representantes dos Cefets de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Tocantins.

Durante a missão foram visitadas instituições que oferecem cursos nas áreas de processamento de alimentos, pesca, artesanato e reciclagem de lixo, capacitações ofertadas pelo Mulheres Mil.

“Para se ter idéia do que é a abrangência do processo de inclusão nas instituições canadenses, eu sou uma das beneficiadas”, disse Marti Ford, aborígine canadense que deu as boas-vindas à delegação brasileira. “Quando bati à porta da instituição, tinha 20 anos, era mãe solteira e sem profissão.”

O Sistema de Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia (Arap), que consiste no mapeamento e na certificação dos conhecimentos adquiridos no decorrer da vida, é uma das metodologias usadas pelos canadenses, dirigida aos imigrantes e aos aborígines, público-alvo das instituições. No Brasil, a experiência beneficiará as pessoas atendidas pelo Mulheres Mil.

Em setembro, os canadenses virão ao Brasil para acompanhar a implementação dos projetos e promover oficinas de capacitação na metodologia Arap para os professores. Além do intercâmbio de experiências, a cooperação prevê repasse de recursos do governo canadense.

 

1.gif (807 bytes) 1.gif (807 bytes)