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Destaque
Aproximadamente há um ano, alunos do curso técnico em eletrônica do Cefet Pelotas (RS) e o professor Rafael Galli começaram a trabalhar na montagem de um protótipo de veículo eletrônico. A idéia é montar o miniveículo a partir do uso de sucatas de bicicletas e automóveis, o que reduz o custo do projeto. O protótipo é um dos destaques da II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul.
"Com menos de R$ 1 mil, conseguimos montar esse primeiro protótipo", conta o professor Galli. "Usamos quase todas as peças recicladas de bicicletas, apenas a bateria e o volante são de automóveis comuns", ressalta.
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Destaque
Aproximadamente há um ano, alunos do curso técnico em eletrônica do Cefet Pelotas (RS) e o professor Rafael Galli começaram a trabalhar na montagem de um protótipo de veículo eletrônico. A idéia é montar o miniveículo a partir do uso de sucatas de bicicletas e automóveis, o que reduz o custo do projeto. O protótipo é um dos destaques da II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul.
"Com menos de R$ 1 mil, conseguimos montar esse primeiro protótipo", conta o professor Galli. "Usamos quase todas as peças recicladas de bicicletas, apenas a bateria e o volante são de automóveis comuns", ressalta.
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Brasil Profissionalizado
Programa incentiva expansão de matrículas no ensino médio integrado nas redes públicas estaduais
Ceará, Bahia, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins são alguns dos estados que receberão, ainda este ano, recursos do Brasil Profissionalizado. O programa busca incentivar a expansão de matrículas no ensino médio integrado nas redes públicas estaduais.
A meta é investir R$ 900 milhões até 2011 na construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional. Esses recursos podem ser utilizados, ainda, na aquisição de mobiliário, equipamentos e laboratórios, além da melhoria na gestão, práticas pedagógicas e formação de professores.
Todos os estados que possuem rede de ensino médio ou de educação profissional de nível médio e tenham assinado o Compromisso Todos pela Educação podem fazer suas solicitações. O Ministério da Educação avalia as demandas e convoca o estado, definindo quais serão atendidas, de acordo também com as carências locais.
Números - A expectativa inicial é que, nos quatro anos de realização do programa sejam atendidos 1,8 mil municípios em todo o Brasil; 3,6 mil escolas construídas, ampliadas ou reformadas; 400 mil alunos atendidos; 7,9 mil laboratórios construídos e equipados e mais de 133 mil professores capacitados em todo o país. Ainda este ano, a Bahia receberá R$ 38 milhões do Brasil Profissionalizado; Ceará, R$ 66 milhões; Mato Grosso, R$ 35 milhões; Pará, R$ 38 milhões; Piauí, R$ 6 milhões; e Tocantins, R$ 41 milhões.
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O desafio das universidades estaduais e municipais
A participação de representantes de 43 das 46 instituições de ensino superior filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), no painel de oportunidades nas políticas do Ministério da Educação, realizado no dia 27 de agosto, em Brasília, mostra o interesse das universidades em ampliar sua participação nas políticas de educação pública. O evento trouxe a Brasília 38 reitores e cerca de 120 pró-reitores para conhecer os programas do MEC, da educação infantil à pós-graduação.
O painel de oportunidades constou de uma apresentação detalhada das ações e programas de todas as secretarias do MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que, desde o início de 2008, coordena as ações de formação de professores.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, apresentou as políticas da educação profissional e a expansão da rede federal tecnológica promovida no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Eliezer, o país tem hoje cerca de 200 mil postos de trabalho desocupados por falta de mão-de-obra qualificada. Para mudar essa realidade, explicou, será preciso fazer uma revolução cultural banindo a tradição bacharelesca de desprezo pelo mundo do trabalho. De acordo com o secretário, o Brasil tem hoje 20 engenheiros para um técnico. A solução desse gargalo, que impacta o desenvolvimento do país, será alcançada com a expansão da educação profissional. O programa de expansão da rede federal prevê chegar ao final de 2009 com 214 novas escolas técnicas que, somadas às 140 construídas nos últimos 100 anos, serão 354.
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