SETEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério
da Educação

   

Congresso

De 17 a 19 de setembro, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CE) realizará o 3º Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. O objetivo do evento é promover a troca de informações, pesquisas e experiências das escolas de educação tecnológica das regiões Norte e Nordeste. Informações na página eletrônica do Cefet Ceará.

   

Congresso

De 17 a 19 de setembro, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CE) realizará o 3º Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. O objetivo do evento é promover a troca de informações, pesquisas e experiências das escolas de educação tecnológica das regiões Norte e Nordeste. Informações na página eletrônica do Cefet Ceará.

   

Avaliação destaca a educação dos Cefets


Professores bem qualificados, trabalho em equipe e laboratórios para aulas práticas estão entre os itens que destacaram três Cefets num grupo de 131 centros universitários avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade da graduação, mestrado e doutorado, os Cefets de Santa Catarina, do Rio Grande do Norte e de Bambuí ocupam as três primeiras posições. A pontuação destas escolas é quatro, numa escala de zero a cinco.

Com o maior quadro de doutores entre os três centros com melhor classificação no IGC – são 74 professores com doutorado, o Cefet de Santa Catarina tem na qualificação dos seus profissionais um dos trunfos que lhe conferiram o primeiro lugar, com 380 pontos, numa escala de zero a 500. Com 366 pontos, a segunda maior pontuação, o Cefet do Rio Grande do Norte apresenta uma série de itens que justificam a qualidade da educação ministrada. O Cefet Bambuí, localizado no centro-oeste de Minas Gerais, também se destacou na avaliação do Inep pela qualidade da educação que oferece.

O IGC foi divulgado pelo Inep na última segunda-feira, 8. Foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. O Inep usou, para o cálculo do indicador, a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) da instituição (componente relativo à graduação) e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação.

   

Inaugurada escola técnica de Coari


Prédio de cores vivas, cercado pelo verde da floresta amazônica. De longe, a Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Coari (AM), do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM), chama a atenção pela estrutura física. De perto, o que impressiona na escola, além das novas instalações, é a satisfação de professores e alunos de poder contar com uma instituição pública de educação profissional pela primeira vez na região.

A Uned de Coari, inaugurada na última quarta-feira, 10, é uma das novas escolas técnicas que fazem parte da expansão da rede profissional e tecnológica em todo o país. Para o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, a expansão da rede, nos moldes em que foi feita, é uma revolução na história da educação profissional brasileira. “Serão 214 novas escolas técnicas até 2010, implantadas em apenas oito anos. Isso mostra que é possível, sim, oferecer educação pública e de qualidade para quem mais precisa”, afirmou.

A área construída é de 3.717 metros quadrados, com dez salas de aula, sete laboratórios (informática, construção civil e ciências), biblioteca, sala de desenho, sala de estudo e pesquisa dos docentes, apoio pedagógico, sala de vídeo conferência, gabinete médico, entre outros. O valor total investido na unidade é de R$ 5 milhões.

Hoje, estudam na escola de Coari 490 alunos, nos cursos integrados e subseqüenciais em edificações e informática. No próximo ano, também será oferecido o curso de segurança do trabalho.

 

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