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Fala, Brasil
Para melhorar o atendimento aos usuários do Fala, Brasil, os técnicos do Diversidade na Universidade promoveram, no dia 30 de janeiro, reuniões com as atendentes para apresentar os principais objetivos do programa. O Fala, Brasil dá informações sobre todos os programas do MEC pelo telefone (gratuito) 0800 616161. |
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Fala, Brasil
Para melhorar o atendimento aos usuários do Fala, Brasil, os técnicos do Diversidade na Universidade promoveram, no dia 30 de janeiro, reuniões com as atendentes para apresentar os principais objetivos do programa. O Fala, Brasil dá informações sobre todos os programas do MEC pelo telefone (gratuito) 0800 616161. |
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Cefet Campos forma jovens vítimas de maus-tratos
Unidade móvel da instituição oferece cursos de informática e eletrônica em conjunto com ONG
Cerca de 100 crianças e adolescentes da Praia de Barra do Itabapoana, de São Francisco de Itabapoana (Rio de Janeiro), fazem cursos de informática e eletrônica, de graça, em duas unidades móveis de ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Campos. Os dois micro-ônibus ficam estacionados no pátio do Instituto da Criança Pinókio, organização não-governamental que cuida de crianças vítimas de maus-tratos e abandono. Distante 80 quilômetros de Campos, Barra do Itabapoana sofre com os precários recursos de saúde, transporte e educação. No curso de eletrônica, os alunos conhecem mecanismos básicos de eletricidade e aprendem a fazer pequenos reparos domésticos. Nas aulas de informática, recebem noções de equipamentos, programas, processadores de texto e planilhas. Os cursos, cada um com 40 horas, foram oferecidos em dois turnos, de 13 de janeiro a 2 de fevereiro. Segundo os coordenadores do projeto, Mariângela Abreu, Marcos Maciel e Mário Rotchild, a previsão é retornar a Barra do Itabapoana dentro de três meses, com novos cursos. Criado em setembro de 1995, o Instituto da Criança Pinókio é mantido pela ONG holandesa Stichting Kindes Tehwis Pinokio. A instituição atende 80 crianças e adolescentes de zero a 21 anos. |
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Brasil e Itália ensaiam intercâmbio
Projeto prevê cooperação com província italiana nas áreas do ensino médio e profissional
Em reunião com uma delegação da província italiana de Emilia Romagna, realizada entre 29 e 31 de janeiro, representantes dos ministérios brasileiros da Educação e do Trabalho e Emprego mostraram interesse em desenvolver projetos de cooperação bilateral com a região. A reforma do modelo de educação média, profissional e tecnológica no Brasil pode ser inspirada também nas experiências desenvolvidas lá, província que apresenta alto nível de desenvolvimento econômico e reduzidas taxas de desemprego. A fórmula do sucesso é atribuída a uma combinação de políticas sociais, que aliam educação de qualidade (95% pública e gratuita) a iniciativas voltadas para o desenvolvimento regionalizado, e a uma política de aliança do governo com empresários e sindicatos de trabalhadores. O modelo vigora na região há cerca de 50 anos. O interesse do MEC é, sobretudo, o modelo de educação média, profissional e tecnológica implantado naquela província em 2002. Em divergência com a orientação do Ministério da Educação italiano, ele articula e integra os sistemas de educação média e profissional, separados no restante do país. Na região, os jovens freqüentam o ensino médio e a educação profissional paralelamente. Assim, associam formação científica e social com aprendizado técnico. As duas faixas de aprendizado permitem que o jovem faça opção pela área tecnológica ou pela acadêmica apenas no final do ensino médio. |
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