SETEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério
da Educação

   

Seminário

No período de 11 a 13 de novembro será realizado, em Brasília, o Seminário Brasil Profissionalizado: Estratégias de Implementação – Dinamizando os Planos Políticos Pedagógicos no interior das escolas. O objetivo do seminário é capacitar agentes para reproduzir em seus estados os mecanismos do Brasil Profissionalizado.

   

Seminário

No período de 11 a 13 de novembro será realizado, em Brasília, o Seminário Brasil Profissionalizado: Estratégias de Implementação – Dinamizando os Planos Políticos Pedagógicos no interior das escolas. O objetivo do seminário é capacitar agentes para reproduzir em seus estados os mecanismos do Brasil Profissionalizado.

   

Mais vagas gratuitas no Sistema S


Os cerca de 75% de jovens brasileiros que não têm acesso à universidade terão, a partir de agora, mais oportunidades de prosseguir nos estudos. Com a assinatura dos decretos que alteram o regimento de entidades do chamado Sistema S, realizada na última quarta-feira, 5, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aumentam as vagas gratuitas na educação profissional. Alunos de escolas públicas, de baixa renda, cursando o ensino médio ou egressos da educação básica poderão ter acesso a cursos gratuitos do Senai e do Senac e aos serviços educacionais, culturais e esportivos prestados pelo Sesc e pelo Sesi.

As mudanças nos regimentos do Senai, Sesi, Senac e Sesc, fruto de acordo celebrado entre o governo federal e representantes das entidades, ampliam as vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada oferecidos por essas instituições a alunos e, também, trabalhadores de baixa renda. A oferta de cursos gratuitos vai aumentar de forma progressiva entre 2009 e 2014. No Senai e no Senac, a gratuidade alcançará 66,6% em 2014; no Sesi e no Sesc, chegará a 33,3%, também em 2014.

A alteração no Sistema S foi precedida por diálogos entre o Ministério da Educação e representantes dos segmentos da indústria e do comércio, mantidos em seis reuniões de negociação, de maio a julho deste ano. O acordo, firmado em 22 de julho, integra as ações do governo federal para aumentar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. 
 

   

Centro tecnológico produz troféus da F-1


Os troféus de premiação do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 têm um significado especial para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Além de celebrar a vitória, também simbolizam todo um trabalho de excelência da unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pelotas (RS) localizada em Sapucaia do Sul, que participou da fabricação dos troféus.

A Braskem S.A., empresa de nível mundial, vem desenvolvendo tecnologias para a produção de plásticos ecologicamente adaptáveis. Diante disso, lançou no mercado o “plástico verde”, produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, o que contribui para a sustentabilidade ambiental. Com o evento do Grande Prêmio de Fórmula 1 e como forma de contribuir para a consciência ecológica do público, a Braskem convidou a unidade de Sapucaia do Sul, referência de formação profissional para o setor de plástico, para participar da fabricação dos troféus.

O desenho das peças é de Oscar Niemeyer e sua fabricação tem como matéria-prima o “plástico verde”, caracterizado por um forte apelo ambiental – uma forma de contribuir para a consciência ecológica do público.

Iniciativas como essa demonstram que empresas com visões estratégicas para a sustentabilidade mundial e com elevada tecnologia industrial, aliadas a Centros Federais de Educação Tecnológica, tornam-se exemplos de parceria que garantem a qualidade de produtos produzidos. “Essas ações também consolidam o papel fundamental da educação e da tecnologia para o desenvolvimento do país”, afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

 

1.gif (807 bytes) 1.gif (807 bytes)