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Alfabetização
O Cefet-BA lançou o projeto Coração de Estudante - Educação para Jovens e Adultos, para complementar a escolaridade de servidores da escola. Com investimento próximo a R$ 55 mil, o projeto tem como parceira a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. De um total de 340 servidores administrativos, 50 necessitam concluir a educação básica. Eles têm idade média de 48 anos e, segundo o professor Antônio Carlos Cavalcanti, coordenador-geral de Recursos Humanos da escola, estão sendo persuadidos a se engajar no curso. As aulas começam em outubro e haverá dois segmentos: um até a quarta série e outro até o oitavo ano da educação básica.
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Alfabetização
O Cefet-BA lançou o projeto Coração de Estudante - Educação para Jovens e Adultos, para complementar a escolaridade de servidores da escola. Com investimento próximo a R$ 55 mil, o projeto tem como parceira a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. De um total de 340 servidores administrativos, 50 necessitam concluir a educação básica. Eles têm idade média de 48 anos e, segundo o professor Antônio Carlos Cavalcanti, coordenador-geral de Recursos Humanos da escola, estão sendo persuadidos a se engajar no curso. As aulas começam em outubro e haverá dois segmentos: um até a quarta série e outro até o oitavo ano da educação básica.
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Educação profissional deve ser integrada na América Latina
Lideranças discutem fortalecimento do setor no continente
Lideranças da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Nicarágua e Uruguai concluíram, em reunião realizada na semana passada, em Brasília, serem necessários a integração e o desenvolvimento de ações para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica. O encontro reuniu membros do Centro Internacional para Educação Vocacional e Técnica e Treinamento (Unevoc) e da Oficina Regional de Educação para a América Latina (Orealc), organismos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O fortalecimento de uma rede de centros de formação profissional passa pela viabilização de fóruns de discussão, o estabelecimento de redes regionais, o intercâmbio interinstitucional, a discussão de modelos de cooperação e a elaboração de um plano estratégico. Ações para financiamento, articulação de políticas públicas, capacitação de formadores, certificação de centros de estudo e discussão de sistemas de gestão também devem ter investimentos, segundo os estudiosos.
PR e ES preparam implementação do ensino médio técnico
Paraná e Espírito Santo já começam a planejar, junto com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, a implementação do ensino médio integrado ao técnico em 2005. Representantes das secretarias da Educação de ambos os estados discutiram recentemente com dirigentes do ministério um plano de trabalho para a viabilização do Decreto 5.154, que introduziu a possibilidade do novo modelo de ensino.
O Paraná deve começar a nova modalidade em 11 colégios agrícolas e em um florestal. O Estado já tem previsão de concurso para professores na área agropecuária e estuda a formação de gestores com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) da Setec.
No Espírito Santo, 17 escolas de ensino médio deverão implementar o novo modelo em 2005 e, para isso, querem o apoio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), mantido pelo MEC. Das 17 escolas, 14 já estão sendo reformadas e receberão laboratórios de informática com recursos do Promed. Há previsão de concurso para professores para janeiro de 2005 e a ênfase do ensino médio integrado ao técnico será na área de serviços. O estado pretende formalizar convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES) para a capacitação de gestores.
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Rio do Sul forma agricultores em gestão de negócios
Formar jovens agricultores nas áreas de produção agropecuária, organização e gestão de negócios na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Esta é a idéia do curso que a Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Rio do Sul montou em parceria com a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Três turmas já foram montadas, nos municípios de Agronômica, Petrolândia e Presidente Getúlio.
As aulas, que começaram no final de julho, enfocam o dinamismo econômico condicionado pela sustentabilidade. Buscam ainda a inserção do jovem na sociedade e o uso racional dos recursos naturais. O projeto tem 12 módulos e trabalha, principalmente, questões relacionadas à autonomia, comunicação, cooperação, liderança, valores culturais, participação e articulação dos jovens na sociedade.
Segundo o diretor da EAF, Cláudio Adalberto Koller, o projeto pretende, a partir da avaliação dos resultados alcançados com os 53 alunos iniciais, atingir 700 jovens trabalhadores agrícolas rurais do Alto Vale do Itajaí. Para ser selecionado, o aluno tem que ser maior de 14 anos e residir na área rural.
O curso de formação do jovem rural cooperativista, que teve investimento total de R$ 103 mil, tem apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional de Ibirama, de Rio do Sul e de Ituporanga, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Santa Catarina (Cidasc), da Casa Familiar Rural de Rio do Sul e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
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