Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 130 - 27 de fevereiro a 5 de março de 2006
 


       São Cristóvão

José Aelmo Gomes dos Santos tomou posse, na semana passada (20/2), em Brasília, na direção da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão, de Sergipe. Durante seu mandato de quatro anos, ele pretende ampliar o número de vagas e firmar parcerias para restaurar as instalações físicas da escola.

A longo prazo, se empenhará para tornar a instituição apta a oferecer cursos superiores que atendam às demandas da região e do estado.

 



       Redes

A Setec/MEC, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Cisco Systems do Brasil abriram em fevereiro, em Brasília, a primeira turma do curso de administração de redes do programa Escola de Fábrica.
Durante nove meses, 60 alunos do Centro de Ensino Médio nº 1 da cidade satélite do Paranoá receberão formação inicial profissional em carreiras relacionadas com conexão de redes, desenvolvimento de softwares e Tecnologia da Informação (TI).

Projeto para criar 8 escolas será enviado ao Congresso em março

Governo investirá R$ 57 milhões para abrir 32 escolas nos próximos dois anos

O projeto de lei para a criação de oito escolas de formação profissional será encaminhado pela Casa Civil, em março, ao Congresso Nacional. Essas instituições estão incluídas na primeira etapa do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, que prevê, nos próximos dois anos, a criação de 32 unidades dos centros federais de educação tecnológica (Cefets), de cinco escolas técnicas e de três agrotécnicas.

O investimento do Governo Federal para implementação dessas 32 instituições será de R$ 57 milhões.

As escolas técnicas federais serão criadas nos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia. Já as agrotécnicas serão instaladas em Nova Andradina (MS), Marabá (PA) e São Raimundo das Mangabeiras (MA).

Os cargos de 1,5 mil professores e técnicos destinados às unidades descentralizadas de ensino serão criados por meio de portaria ministerial.

Do total de escolas, 11 deverão ser inauguradas até junho. Algumas delas já têm estrutura física e receberão recursos para reformas, móveis e equipamentos. Outras 15 deverão estar prontas até dezembro, diz o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco.

Em todos os casos, a escolha das localidades segue três critérios, como assegura o coordenador-geral de Supervisão da Gestão das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Gleisson Cardoso Rubin: unidades da Federação sem instituição federal de educação profissional; regiões interioranas do território nacional; e periferias dos grandes centros urbanos.

A rede federal de educação tecnológica, que hoje tem 144 unidades de ensino, possuirá ao final de 2007 cerca de 186 unidades, o que representa um crescimento de 29% no total de instituições. Em 2009, quando todos os novos cursos estiverem em funcionamento, estima-se que seja superada a marca de 300 mil matrículas nos cursos técnicos, superiores e de educação de jovens e adultos, exatamente no ano em que a rede completará cem anos. Em termos percentuais, o total de matrículas deverá ser ampliado em mais de 30% em relação aos números de hoje.

 

 




Inscrições para jornada científica terminam no dia seis

As inscrições para a I Jornada Nacional de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, que será realizada em Brasília de 27 a 29 de março, terminam no dia 6 de março. Podem se candidatar estudantes e professores interessados no tema, que tenham pesquisas concluídas ou em andamento e que desejem expor seus trabalhos.

Quem não quiser apresentar trabalhos, mas desejar participar do evento tem um prazo mais longo para se inscrever: 17 de março.

A proposta é que sejam mostrados projetos e pesquisas de caráter científico e tecnológico realizados nas instituições de educação profissional e tecnológica brasileiras.

A conferência de abertura da jornada - sobre a história e os desafios da educação tecnológica no Brasil - será proferida pelo professor Luis Antônio Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No encerramento, Gaudêncio Frigotto, da Universidade Federal Fluminense (UFF), abordará a relação entre a educação tecnológica e o desenvolvimento nacional.

As inscrições para a jornada podem ser feitas na página eletrônica
www.mec.gov.br/setec.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br