Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 135 - 15 a 19 de maio de 2006
 


       Prêmio
As inscrições para o Prêmio Técnico Empreendedor foram prorrogadas até o dia 16 de junho próximo.
Também foi prorrogado até 23 de junho o prazo final para entrega de projetos aos setores de relações empresariais e secretarias das escolas.
Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis na página www.mec.gov.br/setec.


       Globaltech

A Setec representará o Ministério da Educação com um estande na Globaltech (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação), que começa no próximo dia 23 e se estenderá até o dia 28, no Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. A Globaltech reúne expositores de todo o Brasil, envolvidos com a área de ciência e tecnologia. Mais informações na página eletrônica www.rbs.com.br/globaltech.

Centros Vocacionais

Propor a implantação de centros vocacionais tecnológicos (CVTs), em parceria com os centros federais de educação tecnológica (Cefets), é o objetivo do grupo de trabalho criado pela Portaria nº 20, publicada na última quinta-feira, dia 11, no Diário Oficial da União. O grupo terá prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 30, para apresentar os primeiros resultados da viabilidade de ampliação dos CVTs nos estados.

“Queremos promover uma integração entre Cefets e CVTs para potencializar as estruturas técnicas e administrativas existentes nestes dois centros e eventualmente abrir outros no país”, disse o coordenador do grupo de trabalho e titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco.

Além do Ministério da Educação, o grupo de trabalho é formado por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), do Fórum Nacional de Gestores Estaduais da Educação Profissional, dos conselhos dos diretores das escolas técnicas vinculadas às universidades federais (Condetuf) e das escolas agrotécnicas federais (Coneaf) e do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet).

Os CVTs são unidades de ensino e profissionalização, coordenados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados.
 




Concurso
Os centros federais de educação tecnológica (Cefets) da Bahia, Santa Catarina, São Paulo e Paraná e a Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Muzambinho, Minas Gerais, estão autorizados a promover concursos públicos para contratar, ao todo, 140 professores da educação básica e cem servidores técnico-administrativos. Os concursos devem ser realizados ainda este ano. As contratações, a partir de janeiro de 2007.

A Portaria nº 1.000, de 2006, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, distribui as vagas, autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em 27 de abril. As 240 vagas serão destinadas às unidades descentralizadas dos quatro Cefets e da EAF no âmbito do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep).     

Distribuição — Os Cefets da Bahia e de Santa Catarina e a EAF de Muzambinho receberam 34 vagas cada um, das quais 20 para professores e 14 para técnicos administrativos. Os Cefets de São Paulo e do Paraná ficaram com 69 vagas cada um — 40 para professores e 19 para servidores. A Portaria nº 1.000 foi publicada no Diário Oficial da União de 10 de maio último, seção 1, página 31.

Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br