Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 139 - 12 a 16 de junho de 2006
 


       Ruta Quetzal
Os alunos da rede federal de educação profissional e tecnológica Larissa Avelino Zuppo (Cefet-Ouro Preto), Fernanda Aires Bombardi (Cefet-PA), Rodolfo Lincoln Santos de Souza (Cefet-CE) e Thales Rodrigues Bosco (Cefet-GO), selecionados para participar da 14ª Expedição Ruta Quetzal, intitulada Rumo às Selvas da Serpente de Penas, as Cidades Perdidas dos Maias, embarcaram na última quinta-feira, 15. Durante a viagem, de caráter educativo cultural pelo México, Guatemala, Belize e Espanha, eles conhecerão o legado da civilização maia e se juntarão a 320 alunos de 56 países. O retorno dos estudantes está previsto para o dia 31 de julho.



       Novas unidades
A população dos municípios de Chapecó e Joinville (SC), Santo Amaro da Purificação e Simões Filho (BA) e Currais Novos (RN) deve receber do governo federal, até o fim de junho, cinco unidades descentralizadas (Uneds) de centros federais de educação tecnológica (Cefets). Estas Uneds integram o plano de expansão da educação profissional iniciado em 2005 e representam um investimento de R$ 7,2 milhões em obras, mobiliário e equipamentos.

São Gonçalo

No início de 2007 o Rio de Janeiro irá ganhar uma nova escola: a unidade de ensino descentralizada (Uned) de São Gonçalo, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Química de Nilópolis. Essa Uned integra o programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, que prevê a criação de 74 mil vagas, assim que todos os novos cursos estiverem em funcionamento.

Com recursos do governo federal da ordem de R$ 2,7 milhões, destinados a obras, mobiliário e equipamentos, a construção da nova escola será realizada por meio de uma parceria entre o Cefet e a prefeitura de São Gonçalo, que já doou o terreno onde será implantada a unidade. As obras devem ser finalizadas até o início de 2007, data também de início das atividades docentes na escola.

A Uned de São Gonçalo vai atender três mil alunos. A princípio, serão oferecidos os cursos técnicos (nível médio) em segurança do trabalho, saneamento e informática. Em nível superior (tecnólogos), cursos em tecnologia da informação, gestão de portos e estaleiros. Inicialmente serão ofertadas 200 vagas, número este que pode estender-se até 3.800. Para docentes, estão calculadas 40 vagas para professor e 32 para técnicos administrativos. Ainda está prevista, por meio de uma parceria com o Ministério do Trabalho, a criação de cursos para qualificação de operários para a indústria naval.

São Gonçalo - Com a segunda maior população do Estado do Rio de Janeiro (R$ 1,2 milhão), segundo dados do IBGE, e localizado na região metropolitana do Estado do Rio, o município de São Gonçalo tem uma área de 251 quilômetros quadrados. Durante as décadas de 1940 e 50, seu parque industrial chegou a ser um dos mais importantes do antigo Estado do Rio, atuando nos campos da metalurgia, transformação de materiais não-metálicos (cimento, cerâmica e outros), químico, farmacêutico, papel e produtos alimentares sendo chamado de Manchester Fluminense.

Atualmente, São Gonçalo luta para retomar seu espaço, com um parque industrial variado, que inclui empresas como: Plastigel, Tintas Internacional, Eletro Vidro, Comercial Gerdau, CCPL, Quaker Alimentos, os laboratórios farmacêuticos B. Braun e Herald's, além de confecções, principalmente de jeans.

“A criação da Uned de São Gonçalo irá suprir a carência da região, bastante pobre e humilde, onde é visível a necessidade da implantação de uma escola técnica pública de qualidade, para atender à demanda de especialização de mão-de-obra local”, afirma o diretor-geral do Cefet Química de Nilópolis, Luiz Edmundo Vargas de Aguiar.
Segundo ele, a criação da unidade será de suma importância para a formação e qualificação dos trabalhadores e atender às demandas a partir dos arranjos produtivos locais, com estrutura física adequada, laboratórios didáticos e quadro de docentes de alta qualificação.

 




Expansão da Rede
Ampliar os espaços de formação profissional e elevar o nível de escolaridade de um número cada vez maior de jovens e adultos são os objetivos do plano de expansão da rede federal de educação tecnológica. Entre 2006 e 2007, o Ministério da Educação irá investir R$ 183 milhões na construção e adaptação de espaços físicos e em recursos humanos. Com a expansão, a rede federal, que hoje possui 144 unidades, contará com 203 até o final de 2007, representando um crescimento de 41%.

Segundo o coordenador-geral de supervisão das instituições federais de educação tecnológica (Ifets), Gleisson Cardoso Rubin, a expansão da rede vai atender prioritariamente às localidades do interior do país e periferias dos grandes centros urbanos, além dos estados que ainda não contam com instituições ligadas à rede de ensino tecnológico. "A escolha dessas prioridades permitirá que Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal recebam suas primeiras escolas técnicas federais", coloca Rubin.

Executado desde dezembro de 2005, o plano de expansão prevê um total de 59 novas instituições de ensino: 33 unidades de ensino descentralizadas (Uneds), cinco escolas técnicas federais, quatro escolas agrotécnicas federais e a federalização de 17 escolas do segmento comunitário, construídas com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep). As instituições irão gerar 74 mil novas vagas nos ensinos técnico (nível médio) e tecnológico (nível superior), beneficiando 1,5 mil municípios.

Recuperação de escolas - Algumas das obras da expansão estão sendo realizadas aproveitando instalações inacabadas em anos anteriores. Um exemplo emblemático é o da Uned de Inhumas, no estado de Goiás. Na década de 90, o governo federal investiu R$ 1 milhão (valores atualizados) na construção de uma escola técnica cuja obra foi interrompida ainda na fase inicial. Para o coordenador das Ifets, o aproveitamento da estrutura original irá permitir que o MEC entregue até o final deste ano uma escola com infra-estrutura moderna e adequada às atividades de ensino. "Isso mostra o cuidado que estamos tendo no uso dos recursos que estão sendo empregados na recuperação dessas novas escolas", explica Rubin.

Do total de recursos previstos para a ampliação da rede federal, R$ 57 milhões estão sendo investidos na construção, reforma e aquisição de mobiliários e equipamentos de 26 das 33 Uneds. Exemplos dessa recuperação, são as Uneds de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, e Santo Amaro, na Bahia. As futuras instalações dessas unidades estão sendo construídas em espaços que abrigaram escolas que foram abandonadas ao longo dos anos.


 

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