Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 142 - 3 a 7 de julho de 2006
 


       1ª Confetec
Alteração de data: A 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, marcada para acontecer no período de 15 a 18 de agosto de 2006, em Brasília, foi adiada para o próximo mês de novembro, devido ao período pré-eleitoral.
Em breve será divulgada a nova data da Conferência, que será realizada em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.



       Novas vagas
O Sistema Universidade Aberta do Brasil oferecerá, a partir do ano que vem, 90 mil vagas no ensino superior público federal. Serão oferecidos 198 cursos, em 40 universidades federais e dez centros federais de educação tecnológica (Cefets). Do total de pólos, 249 foram propostos por prefeituras e 62 por sete governos estaduais (Acre, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins). Entre os cursos mais ofertados estão os de licenciatura, que somam 90, seguidos dos de lato sensu (63), bacharelado (23), tecnólogo (14), seqüencial (2) e mestrado (1). A meta prevista é que cada pólo oferte, em média, 50 vagas em quatro cursos distintos, totalizando 200 estudantes por unidade. Para março de 2007, está previsto o início das aulas em 150 pólos, atendendo 30 mil alunos. Em agosto, serão realizados novos processos seletivos nas mesmas unidades e os outros 150 pólos iniciarão suas atividades, beneficiando 60 mil novos estudantes, totalizando 90 mil alunos.

EJA

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) e o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, da Paraíba, são as primeiras instituições federais a abrir cursos de especialização em educação de jovens e adultos (EJA). Com a Universidade Tecnológica do Paraná, estas instituições fazem parte de um conjunto de 14 Cefets selecionados pelo Ministério da Educação para oferecer, em 2006, pós-graduação lato sensu. São 1.500 vagas para professores graduados da rede federal pública e dos sistemas de ensino estaduais e municipais que trabalham com EJA.

O Cefet-SC abriu três turmas na unidade de Florianópolis para atender aos 129 selecionados. A primeira turma iniciou as aulas em 30 de junho. A segunda começou no dia 4 deste mês e a terceira começa nesta segunda-feira, 10. Segundo a coordenadora pedagógica do curso, Waléria Kulkamp Haeming, além de professores da educação de jovens e adultos do Cefet e das unidades de Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul, participam do curso professores das redes públicas do estado.

Já o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, no município de Bananeiras, norte da Paraíba, abriu quatro turmas para 142 professores. As aulas, que iniciaram em 10 de junho, atendem professores do colégio que trabalham com EJA e de 12 municípios vizinhos. A coordenadora pedagógica do curso, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, diz que a especialização tem dois formatos: módulos intensivos entre 29 de julho e 19 de agosto e de 8 a 16 de dezembro; e aulas todos os sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Cursos – A especialização em educação de jovens e adultos tem duração de 360 horas presenciais ministradas nas sedes dos Cefets e dos pólos, ou fora deles, de forma intensiva. São 1.500 vagas distribuídas pela rede, em uma média de 100 vagas por centro ou consórcio. O curso, que é uma iniciativa do MEC, tem o objetivo de consolidar o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja), criado em 24 de junho de 2005, pelo Decreto nº 5.478.

A especialização será oferecida pelos Cefets de Minas Gerais, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina; Universidade Tecnológica do Paraná; pelos consórcios dos Cefets do Rio (Rio de Janeiro, Campos e Química) e do Sul (Pelotas, Bento Gonçalves e Universidade Federal do Rio Grande do Sul); e pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (PB).

 




Nova direção
Tomaram posse na última segunda-feira, 3, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), os diretores da Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAF Sousa-PB), Francisco Cicupira Filho, e do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB), José Batista de Oliveira. O primeiro pretende reunir esforços para criar na Agrotécnica o primeiro curso superior de tecnologia em agroecologia ou agroindústria. O segundo ambiciona transformar o Cefet-PB em universidade tecnológica e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

EAF de Sousa - Francisco Cicupira de Andrade Filho vai lutar para que seja implantado na agrotécnica o primeiro curso superior de tecnologia. Atualmente, existem duas opções: o curso de agroecologia, pelo importante crescimento da agricultura orgânica na região; e o curso de agroindústria, voltado para a tecnologia de alimentos.
O novo diretor pretende apoiar também um projeto em andamento na EAF de Sousa: uma parceria com o Incra e a Pastoral da Terra. Através dele, são selecionados alunos de todos os assentamentos do estado para que possam melhorar seus níveis de aprendizagem na área da agropecuária e levar algo de novo para suas comunidades de forma a propiciar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida.

A EAF de Sousa possui 33 professores, 85 técnicos administrativos e 420 alunos. Oferece atualmente dois cursos técnicos: o de agroindústria e o de agropecuária.
Cefet-PB – Considerada a mais importante escola de educação profissional da região sertaneja da Paraíba, o Cefet-PB recebe também alunos dos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

João Batista de Oliveira quer transformar o Cefet, num futuro próximo, numa universidade tecnológica e defende, ainda, a criação de um banco de consultores na área de engenharia. Dessa forma, poderão ser exploradas as potencialidades técnicas da instituição na prestação de serviços na Região Nordeste.

O Cefet-PB tem uma unidade em Cajazeiras, que fica a 486 km da capital. Recentemente completou 12 anos de fundação. Possui 4.300 alunos matriculados, 306 professores e 276 técnicos administrativos.



Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br