Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 144 - 13 a 17 de novembro de 2006
 


       Fórum

O Brasil sedia o 3º Fórum Educacional do Mercosul, de terça-feira, dia 21, a quinta, 23, em Belo Horizonte. Representantes de governos, organizações não-governamentais e da sociedade civil dos países do bloco discutirão a educação sob a perspectiva da integração regional. Participam representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Chile. Peru e Equador também foram convidados. Mais informações sobre o evento na página do Ministério da Educação: www.mec.gov.br



       Resultados

A ampliação da oferta de vagas nos cursos técnicos de nível médio, com o estabelecimento de cotas gratuitas para a população de baixa renda, foi aprovada na 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília entre os dias 6 e 8. A comissão organizadora da conferência apresentará, no dia 8 de dezembro, uma publicação com o registro de todas as propostas e avaliação política e técnica do conteúdo do documento.

Jornada Mercosul

Promover intercâmbios de caráter científico e tecnológico e proporcionar um espaço de integração e debate de opiniões e idéias sobre a educação profissional são os objetivos da 1ª Jornada da Produção Científica em Educação Tecnológica do Mercosul, promovida pelo Ministério da Educação. O evento será realizado entre os dias 22 e 24, no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais, como parte do 3º Fórum Educacional do Mercosul.

Além de coordenadores de educação profissional dos países integrantes, professores e alunos participarão do encontro. Durante a jornada, haverá uma série de miniconferências, mesas-redondas, painéis e exposições de projetos de alunos. Cada país fará a demonstração de cinco projetos, apresentados pelos próprios estudantes.

A visita dos representantes dos países vizinhos é financiada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. O Brasil, por sediar o evento e ter maior facilidade de deslocamento de alunos, apresentará 27 projetos da rede estadual de ensino e 25 da federal, de todas as regiões do País. “Temos muitas experiências boas para compartilhar com os outros países porque, em algumas questões, as realidades são muito parecidas”, avalia o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. “O que foi bom para o Brasil pode ser bom para outros países do Mercosul.”

Inovação - O projeto é inovador na área de educação profissional no âmbito do Mercosul, como esclarece Moisés Domingos Sobrinho, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Programas Especiais do MEC. “Há uma preocupação em estimular o desenvolvimento das práticas científicas e organizá-las porque a educação tecnológica não ocupou, ainda, seu devido espaço no mundo acadêmico”, disse.

Segundo ele, após a primeira experiência, será feita uma proposta aos países integrantes para que a jornada do Mercosul seja permanente. Posteriormente, será definida sua periodicidade. No Brasil, este ano, tiveram início a jornada nacional e uma série de jornadas regionais.

 




Jornada Centro-Oeste

O município de Cáceres, Mato Grosso, sedia, de quarta-feira, dia 22, a sexta, 24, a 1ª Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste. O objetivo do evento é divulgar a produção e valorizar os esforços e iniciativas de todos os envolvidos com o ensino profissionalizante na área tecnológica, além de incentivar a iniciação científica e proporcionar a formação humana.

A jornada, que terá como tema A Educação Profissional e Tecnológica: Desafios do Desenvolvimento Regional e Nacional, reunirá pesquisadores, servidores, alunos de instituições públicas e privadas e comunidade em geral. Paralelamente, ocorrerão a 1ª Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Mato Grosso e a 5ª Jornada Científica da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

Os encontros, que possibilitarão a integração das mais diferentes produções científicas da área, são promovidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) e a Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Cáceres, na qual, serão apresentados trabalhos referentes a pesquisas e projetos.

Mais informações na página eletrônica da EAF de Cáceres: www.eafc.gov.br   


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br