Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 145 - 20 a 24 de novembro de 2006
 


       Observatório

Foi apresentado durante a 1ª Jornada Científica da Educação Profissional e Tecnológica do Mercosul, que aconteceu de 22 a 24 de novembro em Belo Horizonte, o projeto que implanta o Observatório Nacional do Mundo do Trabalho. A instituição produzirá indicadores sociais e econômicos, sistematicamente monitorados, para adequar o setor ao mercado de trabalho.

 



       Argentina

O projeto de Cooperação Indústria-Educação da Argentina mostra que investir em educação profissional e tecnológica garante emprego e impulsiona o desenvolvimento econômico. A experiência foi relatada pelo consultor do Instituto Nacional de Educación Tecnológica (Inet) do Ministério de Educação da Argentina, Hector Monteverde, na 1ª Jornada Científica. Monteverde explica que esse crescimento foi decorrente de investimentos em formação técnica e tecnológica para atender às necessidades dos setores econômicos e, ao mesmo tempo, promover a geração de emprego.

 

Jornada Científica aposta na inovação tecnológica

Integração, expansão e intercâmbio tecnológico entre países do Mercosul foram os principais temas abordados na abertura da 1ª Jornada Científica da Educação Profissional e Tecnológica do Mercosul, na última quarta, 22, em Belo Horizonte.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, e o diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Flávio Antônio dos Santos, conduziram a cerimônia de abertura do evento, acompanhados de representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile e Colômbia.

O titular da Setec avaliou como essenciais a interação e a cooperação entre os países. “Cada vez mais buscamos a integração entre países, principalmente do Mercosul, promovendo uma rica troca de experiências e relatando as políticas mais comuns utilizadas em cada localidade”. Segundo Eliezer Pacheco, a educação profissional e tecnológica é o segmento mais propício para esse intercâmbio, pois dialoga diretamente com o mundo do trabalho.

Para a representante do Instituto Nacional de Educación Tecnológica (Inet) da Argentina, Cristina Alcón, os alunos são os principais atores do encontro, pois estão no evento para mostrar o tanto que sabem e o que são capazes de fazer e criar. Ela aposta que a inovação tecnológica é o grande futuro dos países em desenvolvimento e, por isso, deve-se investir o quanto possível nesta área.

 

 




Chile apresenta modelo de certificação profissional

Criar novas ofertas de trabalho conectadas às demandas do setor produtivo é um dos principais objetivos do programa Chilecalifica, uma ação conjunta dos ministérios da Economia, da Educação e do Trabalho do Chile. O modelo de qualificação profissional chileno foi apresentado pela consultora Virginia Artoga, do Ministério da Educação do Chile, na 1ª Jornada Científica de Educação Profissional e Tecnológica do Mercosul, na última quinta, 23, em Belo Horizonte.

“O propósito do nosso modelo é elaborar e sustentar uma nova oferta de educação e capacitação baseada nas competências pessoais, a partir da articulação entre formação e mundo do trabalho, o que permite ao trabalhador explorar diferentes formas de especialização ao longo da sua trajetória”, disse Virginia Artoga. Segundo ela, esta nova oferta de trabalho deve conectar-se com as demandas do setor produtivo local e do mercado de trabalho.

O processo de construção do modelo tem como características identificar, normatizar, evoluir, certificar e capacitar as competências pessoais. Assim, o sistema contribuirá para a constante atualização e formação dos trabalhadores.

Mercosul - A consultora apresentou, também, uma proposta do Chile para a certificação profissional no Mercosul. É a criação de um observatório internacional sobre competências. Com isso, pretende-se fazer um cadastro dos perfis locais de cada país membro do Mercosul, analisando os dados econômicos, sociais e regionais. Virginia afirma que assim poderá ser feito um intercâmbio de perfis dos trabalhadores nos setores produtivos, relevantes para uma determinada região.

 


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