Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 148 - 11 a 15 de dezembro de 2006
 


       Mestrado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou, na última reunião do Comitê Técnico-Científico (CTC), proposta de implantação do curso de mestrado em engenharia civil no Cefet de Minas Gerais. O edital para seleção da primeira turma deve ser divulgado ainda este mês. A seleção está prevista para fevereiro de 2007. O início das aulas, para março.

 



       Novidades

No último dia 11, foi inaugurado o Centro para Democratização da Informação (CDI) do Cefet do Amazonas. Além disso, a comunidade recebeu convidados para a cerimônia de posse do novo diretor-geral da instituição, o professor João Martins Dias.

 

Estudo propõe livro infantil contra o preconceito

O livro infantil com textos em braille, além do formato tradicional, pode ser uma peça de trabalho para a compreensão das crianças em relação à aceitação das diferenças entre as pessoas, preparando-as para a concepção de uma sociedade mais inclusiva. A proposta é de Islene Borges, aluna do curso superior de lazer e qualidade de vida do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Norte. Ela criou o livro infantil Eu Também Posso Brincar! Segundo a autora, a obra busca envolver o leitor numa atividade de prazer e desenvolvimento para refletir sobre os conceitos de inclusão e exclusão social.

“Alguns livros infantis são transcritos para o braille e usados por crianças cegas, mas o número de acessos ainda é muito reduzido”, avalia Islene. Segundo a estudante, os melhores agentes do processo inclusivo são as crianças. “Um livro editado em tinta e em braille permite a diferentes sujeitos partilhar uma história e mostra que todos nós podemos brincar.

O trabalho foi apresentado no 1º Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica (Connepi), evento que reuniu 1,5 mil participantes até o dia 8 último, em Natal. Representantes dos Cefets de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Roraima, Piauí, Pernambuco e Pará e a Escola Técnica Federal do Tocantins participaram do encontro.

O Connepi foi considerado pelo diretor do Cefet-RN, Francisco Fernandes, um marco no desenvolvimento e na consolidação da pesquisa no sistema federal de educação profissional e tecnológica. Segundo Fernandes, é um fórum de intercâmbio do conhecimento científico para os centros de ensino tecnológico.

 




Setec divulga relatório de participação na conferência de educação profissional

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) publicou o relatório de participação na 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília nos dias 5 a 8 de novembro.

A conferência teve o propósito de elaborar uma política nacional para a educação profissional e integrar as redes federal, estadual, municipal, privada e comunitária. Participaram 2.762 pessoas, entre dirigentes do Ministério da Educação, de instituições federais, estaduais e municipais, entidades sindicais, organizações não-governamentais, conselheiros, professores, alunos, gerentes e demais trabalhadores.

Do total dos participantes, 27% eram delegados, 12% expositores, 1% autoridades, 5% convidados, 2% observadores e 45% visitantes. A representação pública foi de 50%; a privada, de 20%; outros, 30%. Entre os segmentos, os alunos tiveram participação de 10%. Os professores, de 19%; gestores, 22%; outros, 38%.
As regiões Centro-Oeste e Nordeste tiveram as maiores representações. Os participantes da primeira região totalizaram 44%. Os do Nordeste, 20%; do Sudeste, 17%; do Sul, 10%; do Norte, 9%.

 


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