Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 151 - 12 a 16 de março de 2007
 


       Cefet-RN
A história do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN) foi registrada em livro, que será lançado hoje, 16, em Natal. O lançamento faz parte da programação de abertura do ano letivo de 2007 da unidade sede. De autoria de um grupo de professores da instituição, a coletânea foi organizada pela professora e pesquisadora Érika Araújo da Cunha Pegado. O livro, A trajetória do Cefet-RN: do início do século 20 ao alvorecer do século 21, leva o selo da Editora Cefet-RN, criada em 2006 por iniciativa da Diretoria de Pesquisa, e integra uma série de ações que serão realizadas em prol do primeiro centenário da escola, a celebrar-se em 23 de setembro de 2009.


       Cefet-SC
Prossegue até hoje, 16, o seminário Pensando a Educação Profissional e Tecnológica no Cefet-Santa Catarina. Realizado em Florianópolis, o encontro busca discutir propostas para melhorar o processo de formulação de políticas de educação profissional e tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC). A promoção é do Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica e Profissional (Sinasefe), seção sindical do Cefet-SC.
Educação profissional será beneficiada pelo novo plano

A educação profissional também será beneficiada pelas medidas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado na última quinta-feira, 15, pelo ministro Fernando Haddad. A principal ação será a criação dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Ifets), que funcionarão como centros de excelência na formação e qualificação de profissionais para diversos segmentos da economia, inclusive professores da educação básica.

A intenção é selecionar cidades-pólo para instalar unidades desse novo instituto. Com isso, pretende-se suprir necessidades regionais, como a falta de professores de física, química e biologia e a falta de profissionais para os arranjos produtivos locais.

Tecnologias - O ensino médio integrado à educação profissional será fomentado por  tecnologias de educação a distância. De acordo com o ministro, há uma série de possibilidades para isso, que não exigem a construção de laboratórios sofisticados. “Instalando laboratórios de informática em todas as escolas de ensino médio, aquelas que estiverem conectadas à internet vão participar de um programa de formação profissional a distância, que será ministrado pelas nossas escolas técnicas. Tanto quanto as universidades, elas acumularam conhecimento nessa área”, explica o ministro.

O edital para o programa da educação a distância deve ser lançado no próximo ano e beneficiará cerca de 100 mil jovens por ano. A carga horária dos cursos será definida de acordo com o projeto de cada instituição.

 

 




Brasil e Guiné-Bissau iniciam cooperação técnica na área da educação profissional

Avaliar e discutir propostas de reestruturação dos conteúdos dos cursos de educação profissional em contabilidade e administração do Centro de Formação Administrativa e Gestão (Cenfa) da Guiné-Bissau é o objetivo da missão de cooperação técnica do  Ministério da Educação, que teve início no dia 8 de março e segue até esta sexta-feira, 16. Além de técnicos do MEC, a missão conta com a presença de professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A agenda, proposta pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), foi organizada a partir de uma solicitação do Cenfa. Herus Pontes e Sandro César Bortoluzzi, professores da UFTPR, farão um diagnóstico dos cursos oferecidos pelo centro. “Queremos levar a experiência e o conhecimento tecnológico da nossa universidade e debater propostas com os professores locais, que possam contribuir de modo positivo na reformulação da estrutura dos cursos”, explica Bortoluzzi.

Segundo a técnica em Planejamento e Gestão Educacional da Setec, Márcia Moreschi, durante a missão serão debatidas as próximas etapas da cooperação técnica. “Preliminarmente já identificamos algumas ações que deverão ser executadas nas futuras missões à Guiné-Bissau, como a capacitação dos professores, revisão dos conteúdos curriculares e elaboração e implantação do projeto pedagógico do centro”, afirmou.

Guerra civil — Guiné-Bissau fica no norte da África e possui uma população de 1,4 milhão de habitantes. A economia do país é baseada na agricultura, sendo o caju a principal atividade agrícola. O parque industrial de Bissau, capital do país, foi totalmente destruído durante a guerra civil de 1998/1999. Durante esse conflito, as instalações do Cenfa foram bombardeadas e seus equipamentos e móveis saqueados. Hoje, o centro conta com 66 professores e 1.266 alunos matriculados nos cursos técnicos de administração e contabilidade.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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