Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 158 - 30 de abril a 4 de maio de 2007
 


       Isenção de taxa

Os interessados em pedir isenção de taxa para os exames de seleção do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Sergipe podem encaminhar o pedido no período de 7 a 11 de maio. Os alunos devem procurar o setor de serviço social, nas unidades de Aracaju e Lagarto, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h.
Serão aceitos pedidos para os cursos técnico (nível médio), de tecnólogo (nível superior) e de educação de jovens e adultos (em cursos técnicos). Os candidatos que pretendem ingressar no Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) devem apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental. Para os cursos técnico e de tecnólogo, certificado do ensino médio.
O resultado da isenção será divulgado em 4 de junho. As provas serão realizadas em 1º de julho. Mais informações pelo telefone (79) 3216-3188.



       UTFPR

Estudantes e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e comunidade externa podem opinar sobre a proposta de mudanças no vestibular da instituição até o dia 30 de junho. As sugestões devem ser encaminhadas aos endereços eletrônicos canta@utfpr.edu.br ou cion@utfpr.edu.br. O vestibular da UTFPR deve ser realizado em duas fases, com possibilidade de aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de inclusão de cotas socioeconômicas. A inclusão do Enem e das cotas no vestibular reflete uma política institucional destinada a oferecer mais oportunidades de acesso ao ensino público de qualidade a uma parcela mais expressiva de estudantes.
Municípios são orientados a elaborar propostas de novas escolas técnicas federais


O Ministério da Educação promoveu na quarta-feira, dia 2, em Brasília, reunião técnica com representantes das 150 cidades-pólo que receberão as unidades de ensino profissionalizante anunciadas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O encontro teve como finalidade esclarecer dúvidas e orientar os municípios quanto à elaboração das propostas. Os municípios têm 60 dias para apresentá-las.

O processo de implantação será conduzido pelo Edital da Chamada Pública MEC/Setec nº 1/2007. O principal objetivo do edital é definir a ordem de implantação das unidades, que será estabelecida por meio da análise de propostas. Isso resultará em uma classificação com as pontuações de cada município. Essa classificação indicará os primeiros contemplados.

“O sistema que utilizamos para a definição dos municípios marca uma nova cultura política no Brasil. Os pleitos por indicação político-partidária são substituídos por estudos que retratam a necessidade e o mérito daquela localidade em receber uma escola técnica”, explicou o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Foi elaborado um criterioso estudo científico, com duração de aproximadamente seis meses, em mais de cinco mil municípios. As análises abrangem a avaliação do índice de desenvolvimento humano (IDH) e dados populacionais, bem como a definição dos arranjos produtivos locais (APLs) da região. Além disso, o MEC recebeu contribuições de vários ministérios e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para chegar ao resultado final da melhor localização das 150 cidades-pólo.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) tem 143 APLs catalogados como prioritários, que vão desde o artesanato até a indústria de petróleo. “As cidades-pólo conseguirão atender 131 dos APLs relacionados pelo Mdic. Isso chega a 94% dos arranjos produtivos locais prioritários no País”, exemplificou Eliezer. Segundo ele, isso deu maior credibilidade à expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica.

Qualidade — A excelência na qualidade do ensino oferecido pelas instituições federais de educação profissional tem sido comprovada pelos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das Olimpíadas de Matemática. Daí a idéia de chegar com mais força ao interior. Segundo os resultados do último Enem, escolas da rede de instituições federais de educação tecnológica estão entre as dez mais bem classificadas em 18 estados. No Enade, os cursos de licenciatura dessas instituições tiveram estudantes avaliados com as melhores notas.

Na Olimpíada de Matemática de 2006, 28 alunos de escolas da rede estavam entre os cem que ganharam medalhas de ouro. “Esses resultados consolidam a qualidade do ensino profissional oferecido pelo governo federal”, afirmou o secretário.

Mais informações no correio eletrônico cidadepolo@mec.gov.br.

 




Ministério quer triplicar número de alunos na educação profissional a distância


O Ministério da Educação pretende triplicar o número de alunos matriculados na educação profissionalizante e tecnológica. Uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) pretende formar uma rede de educação profissional nas instituições federais, municipais e estaduais de ensino por meio da educação a distância.

“Pretendemos estabelecer uma rede nacional de formação de professores, com equipes técnicas de orientação escolar, voltada para a educação profissional de nível médio. Utilizaremos recursos e metodologias da educação a distância”, disse o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco.

As instituições públicas poderão apresentar propostas para a implantação dos cursos técnicos de nível médio. Para tanto, terão de apresentar um plano de adequação da escola para o oferecimento de cursos a distância.
A primeira etapa será a seleção das instituições que ofertarão os cursos. Em seguida, serão ministrados cursos de formação para os professores. A terceira e última etapa será a oferta de curso técnico de nível médio a distância aos alunos.

Objetivo — O objetivo do Ministério da Educação é que todos os municípios brasileiros tenham pelo menos uma escola oferecendo a educação profissional. “Hoje, temos 700 mil matriculados no ensino profissionalizante. Nossa meta é que esse número chegue a dois milhões nos próximos quatro anos”, afirmou Eliezer Pacheco.

As escolas têm prazo de 60 dias para elaboração e envio de propostas. O resultado final será divulgado em janeiro de 2008. No período de janeiro a março do próximo ano serão desenvolvidas atividades para a adequação das instituições, preparação dos orientadores educacionais, produção de material didático e demais ajustes. Os cursos devem ser iniciados em março. Mais informações na página eletrônica da Setec.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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