O Ministério da Educação promoveu na quarta-feira, dia 2, em Brasília, reunião técnica com representantes das 150 cidades-pólo que receberão as unidades de ensino profissionalizante anunciadas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O encontro teve como finalidade esclarecer dúvidas e orientar os municípios quanto à elaboração das propostas. Os municípios têm 60 dias para apresentá-las.
O processo de implantação será conduzido pelo Edital da Chamada Pública MEC/Setec nº 1/2007. O principal objetivo do edital é definir a ordem de implantação das unidades, que será estabelecida por meio da análise de propostas. Isso resultará em uma classificação com as pontuações de cada município. Essa classificação indicará os primeiros contemplados.
“O sistema que utilizamos para a definição dos municípios marca uma nova cultura política no Brasil. Os pleitos por indicação político-partidária são substituídos por estudos que retratam a necessidade e o mérito daquela localidade em receber uma escola técnica”, explicou o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.
Foi elaborado um criterioso estudo científico, com duração de aproximadamente seis meses, em mais de cinco mil municípios. As análises abrangem a avaliação do índice de desenvolvimento humano (IDH) e dados populacionais, bem como a definição dos arranjos produtivos locais (APLs) da região. Além disso, o MEC recebeu contribuições de vários ministérios e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para chegar ao resultado final da melhor localização das 150 cidades-pólo.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) tem 143 APLs catalogados como prioritários, que vão desde o artesanato até a indústria de petróleo. “As cidades-pólo conseguirão atender 131 dos APLs relacionados pelo Mdic. Isso chega a 94% dos arranjos produtivos locais prioritários no País”, exemplificou Eliezer. Segundo ele, isso deu maior credibilidade à expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica.
Qualidade — A excelência na qualidade do ensino oferecido pelas instituições federais de educação profissional tem sido comprovada pelos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das Olimpíadas de Matemática. Daí a idéia de chegar com mais força ao interior. Segundo os resultados do último Enem, escolas da rede de instituições federais de educação tecnológica estão entre as dez mais bem classificadas em 18 estados. No Enade, os cursos de licenciatura dessas instituições tiveram estudantes avaliados com as melhores notas.
Na Olimpíada de Matemática de 2006, 28 alunos de escolas da rede estavam entre os cem que ganharam medalhas de ouro. “Esses resultados consolidam a qualidade do ensino profissional oferecido pelo governo federal”, afirmou o secretário.
Mais informações no correio eletrônico cidadepolo@mec.gov.br.