Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 160 - 14 a 18 de maio de 2007
 


       Formação na área de pesca

                                                                         João Pessoa sedia nos próximos dias 22, 23 e 24 de maio, o Seminário Nacional: Política para Formação Humana na área de Pesca Marinha e Continental e Aqüicultura Familiar. O evento dará continuidade às ações previstas no termo de cooperação firmado entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).
O acordo, assinado em novembro de 2006, prevê a elaboração de uma política nacional para a formação de mão-de-obra na área pesqueira. Serão oferecidos cursos profissionalizantes de nível médio e superior, desenvolvidos pelo Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Além de debater a implementação do acordo de cooperação técnica, o encontro pretende divulgar experiências bem-sucedidas de alfabetização de pescadores, a formação dos educadores, a participação dos movimentos sociais e a sintonia da oferta educativa com cultura, economia e sociedade local e regional, sustentabilidade e diversidade.
Mais informações sobre o seminário no endereço eletrônico www.cefetpb.br.    



       Proeja no Cefet-AM

 
O Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) promove no dia 25 de maio, o I Colóquio sobre Docência Profissional e Proeja do Cefet-AM. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), os novos desafios para a educação de jovens e adultos e as perspectivas em educação de jovens e adultos para a formação profissional são alguns dos temas que serão discutidos no evento. O encontro acontece no auditório do CDI, no Cefet-AM. Mais informações no endereço eletrônico www.cefetam.edu.br ou nos telefones (92) 3621-6700 / 3621-6764.

 

Cadernos Temáticos mostram a riqueza da educação profissional no Brasil


A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) lançou na noite de quarta-feira, dia 16, em Brasília, a terceira série da publicação Cadernos Temáticos, destinada a divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Cada um dos cinco volumes da série apresenta experiências vivenciadas nas escolas da rede, relatadas por meio de reportagens, artigos científicos, experiências e práticas pedagógicas.

“Um retrato da produção científica e tecnológica das escolas técnicas federais”, disse o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco, ao definir a publicação. Os cinco volumes abordam meio ambiente, gestão, linguagem, comunidade e tecnologias brasileiras. “Com o lançamento dessa terceira série da publicação, que é um importante meio de difusão da educação profissional em todo o Brasil, reafirmamos como a rede é rica em experiências e em qualidade”, disse Eliezer. Segundo ele, é objetivo do Ministério da Educação que essa qualidade seja ampliada com o plano de expansão, que prevê 150 novas escolas técnicas.

Para Vincent Defourny, representante interino no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a produção de conhecimento sobre uma determinada área é cada vez mais importante. “Temos o desafio de divulgar as experiências da educação profissionalizante com uma ferramenta essencial para melhorar a educação no Brasil”, afirmou.

Rio Grande do Sul - Nesta segunda-feira, dia 21, acontecerá o lançamento regional dos Cadernos Temáticos em Porto Alegre. O evento será realizado às 10h30 na Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizada na Rua Ramiro Barcelos, 2777, Bairro Santana – auditório 1.

Mais informações sobre os Cadernos Temáticos pelo telefone (61) 2104-8127 ou no endereço eletrônico cadernostematicos@gmail.com.

 

 




Jornada divulga produção científica da educação profissional na região Sul


Estão abertas as inscrições para a 1ª Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da região Sul. O encontro será na sede do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) e na unidade de São José, em Florianópolis (SC), de 8 a 10 de agosto. A jornada tem entre seus objetivos divulgar e consolidar a produção científica da educação profissional e tecnológica na região.

O tema da jornada é Pesquisa e Inovação Tecnológica – perspectivas para a educação profissional e tecnológica na região Sul. O evento vai reunir pesquisadores, servidores, alunos de instituições públicas e privadas e comunidade. As instituições federais de educação tecnológica (Ifets) abordarão a educação tecnológica, meio ambiente, desenvolvimento de software, lazer e qualidade de vida, comércio exterior, mineração, materiais, desenvolvimento urbano, automação industrial, agricultura, petróleo e gás.

Promovido pela Secretária de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), o evento tem o apoio dos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas técnicas federais (ETFs) e escolas agrotécnicas federais (EAFs) da região Sul. Outras informações na página eletrônica do Cefet-SC.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br