Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 163 - 4 a 8 de junho de 2007
 


       Sergipe

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet-SE) oferece na unidade de Lagarto, município localizado a 78 quilômetros da capital Aracaju, 40 vagas para o curso superior em automação industrial. Os candidatos devem ter o ensino médio completo. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de junho na unidade em Lagarto, na sede do Cefet em Aracaju, ou na página eletrônica da instituição www.cefetse.edu.br. É a primeira vez que o centro oferece um curso superior no interior do estado. Na sede do Cefet também estão abertas inscrições para vestibulares em licenciatura em matemática, 50 vagas; ecoturismo, 40; e saneamento ambiental, 40. O vestibular será em 1º de julho, e o resultado sai em 20 de julho.


       Piauí
O Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet-PI), em parceria com os alunos do sétimo período de biologia, organizará, de 19 a 22 de junho, o 1º Simpósio de Biologia (Simbio) da instituição. Durante o evento, profissionais e estudantes divulgarão seus trabalhos científicos nas diversas áreas de biologia, além de discutir outros temas importantes. As inscrições para o 1º Simbio, com o tema Uma Interação para a Vida, já estão abertas. Os estudantes de graduação e pós-graduação deverão enviar o comprovante de matrícula para o endereço eletrônico simbiocefetpi@yahoo.com.br, ou via Correios para a Rua Firmino Pires, nº 2.182 — Vermelha, CEP 64018-070, Teresina (PI), em nome de Tatiana Maria B. de Freitas. O simpósio será realizado na sede do Cefet-PI, em Teresina. Mais informações na página eletrônica do Cefet-PI ou no telefone (86) 3215-5205.
Seminário discute modelo semipresencial de educação profissional a distância

  
Discutir possibilidades de oferecer ensino profissionalizante ao maior número de cidades brasileiras é o objetivo que reuniu cerca de 200 pessoas no Seminário Nacional de Educação Profissional a Distância, que aconteceu em Curitiba, nos dias 4, 5 e 6 de junho. Estiveram presentes no evento os secretários de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, e de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, e o secretário do Estado da Educação, Maurício Requião. O evento foi realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O seminário teve como meta estabelecer diretrizes e orientação em torno do edital do Seed/Setec/MEC número 01/2007, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril deste ano. Segundo Bielschowsky, o edital propõe a construção de um modelo de educação tecnológica semipresencial, nos moldes do que já acontece com a Universidade Aberta do Brasil (UAB): os municípios e estados montam um pólo de educação a distância com os equipamentos necessários e as instituições de ensino oferecem os cursos.

No Paraná, já existem 208 pólos em funcionamento, que ofertam cursos profissionalizantes de nível médio. “O edital deve estimular os municípios a receber os pólos e as instituições a oferecer cursos”, afirma o secretário Pacheco. De acordo com ele, as aulas serão semelhantes ao formato de videconferência, mas com uso de computador, fax e telefone, reforçando a interatividade entre aluno e professor. 

O seminário propõe também uma discussão sobre a democratização do ensino técnico de qualidade e deve-se elaborar um documento com as diretrizes definidas coletivamente durante o debate. “Essas diretrizes serão respeitadas durante o processo de expansão da educação tecnológica”, afirma Bielschowsky. Entre os focos de discussão, estão a inclusão de quem têm acesso limitado à rede, laboratórios e equipamentos necessários para os cursos e material didático.

A escolha do Paraná como sede do evento foi motivada pela importância da UTFPR no cenário da educação profissional brasileira e, principalmente, pelas experiências já consolidadas na escola técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), segundo o secretário “Além dessas experiências, vamos estudar outros casos de ensino profissional a distância para que tenhamos base para a discussão”, diz Pacheco.

O secretário informa que, por meio do edital, o governo federal garante R$ 150 milhões anuais, por quatro anos, para que cada estado apresente propostas de aplicação da verba em educação técnica a distância. O prazo do edital para municípios e instituições enviarem propostas vai até dia 31 de agosto. A previsão do Ministério da Educação é chegar a mil pólos de ensino técnico a distância nos próximos três.

 




Escolas devem preencher dados do censo escolar pela internet

As escolas de todo o Brasil já podem  preencher o formulário do Censo Escolar da Educação Básica de 2007. Com base nos dados do censo, o Ministério da Educação repassa os recursos para a compra de livros didáticos e da merenda escolar e para o Fundo da Educação Básica (Fundeb).

Este ano, as informações das escolas serão repassadas pela internet. Os dados serão informados por meio do sistema Educacenso. Os diretores das escolas que não tenham acesso à internet devem prestar as informações nas secretarias estaduais ou municipais de Educação.

Outra novidade do censo 2007 é o detalhamento das informações. Cada aluno terá um levantamento individual de seus dados. Será possível saber, por exemplo, as matérias de interesse e as dificuldades de cada estudante brasileiro.

Além dos alunos, os professores também terão atenção especial no censo. A partir das informações coletadas pelo questionário, será possível saber se o professor teve formação específica para lecionar.

O prazo para o envio das informações do censo termina em 31 de agosto. O MEC espera coletar informações sobre 55,5 milhões de estudantes, 2,05 milhões de professores e aproximadamente 204 mil estabelecimentos de ensino em todo o País.

O formulário do Censo Escolar de 2007 é encontrado na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br