Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 167 - 2 a 6 de julho de 2007
 


       59ª SBPC


Na semana de 9 a 13 de julho acontece a 59ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O encontro será realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA) - Hangar do Centro de Convenções Amazônia. O tema da reunião esse ano é Amazônia: desafio nacional. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) estará presente no evento com um estande, onde serão distribuídas diversas publicações. Além disso, os centros federais de educação tecnológica do Amazonas e do Para (Cefet-AM e Cefet-PA) também estarão presentes na reunião, divulgando os diversos trabalhos, estudos e pesquisas que ambas as escolas realizam na região amazônica. Mais informações sobre a 59ª SBPC nos telefones: (11) 3259-2766 / (91) 3201-7746 e 9965-8228. Também no endereço eletrônico: http://www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra/.

 



       Cidadania

O Cefet Química promove a primeira ação comunitária organizada pelos alunos do 2º período do curso de instalação e manutenção de computadores na modalidade educação jovens e adultos. O evento será realizado no dia 9 de julho na unidade Maracanã - Rua Senador Furtado 121/125, Maracanã. A entrada é franca. Serão desenvolvidas diversas atividades para a inclusão digital. A partir das 18h, os visitantes poderão criar e-mails e acompanhar a apresentação de um vídeo sobre economia doméstica, literatura de cordel e exposições. Para quem estiver interessado em saber mais sobre a pedagogia de projetos desenvolvida pelo Proeja no Cefet Química, entrar em contato com moises@cefeteq.br. Mais informações no telefone (21) 3978-5907.

Jovens de baixa renda concluem curso de administração de redes

Inclusão social por meio da inserção no mundo digital e qualificação profissional deram o tom do espetáculo teatral que alunos formandos do programa Escola de Fábrica encenaram na tarde desta quinta-feira, 5, na Escola de Administração Fazendária, em Brasília.

A encenação abriu a solenidade de formatura de 49 estudantes da primeira turma do curso de formação inicial em administração de redes, desenvolvido pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o MEC, a Secretaria de Educação do Distrito Federal e a União Educacional de Brasília (Uneb), instituição certificadora do curso.

O Serpro implantou o projeto no espaço da empresa, com 60 alunos do Centro de Ensino Médio 1, do Paranoá, concluintes do ensino médio.

A iniciativa do Serpro deu bons resultados - dos 60 alunos selecionados, 49 conseguiram passar com aproveitamento satisfatório por todos os módulos oferecidos. Outros 11 alunos tiveram dificuldades, mas não se desligaram do projeto, e são acompanhados com aulas de reforço. Agora, a empresa pensa em  repetir a experiência.

Para a coordenadora do Escola de Fábrica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Lizete Kagami, as parcerias são fundamentais para oferecer qualificação e inclusão aos jovens. “Conseguimos formar 12 mil alunos e 16 mil estão estudando em todo o país. Mais de duas mil empresas são parceiras do projeto, o que mostra um movimento social para criar oportunidades aos estudantes de baixa renda”, ressalta Lizete.

A estudante Míriam Oliveira da Silva, 19 anos, acha que o curso abriu novas perspectivas. “Conheci um mundo completamente novo, que é o digital. Agora, posso conseguir um bom emprego, mas sei que tenho de continuar estudando para melhorar minha formação”, acredita Míriam. A colega Érica Ribeiro Cruz, de 17 anos, está ansiosa para adquirir prática de trabalho. “O curso foi muito bom, mas tratou principalmente a teoria. Quero trabalhar na área de configuração de rede”, destaca.

Para responder aos anseios dos formandos, representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Serpro assinaram um protocolo de intenções para que as empresas do Distrito Federal possam recebê-los em estágio supervisionado de, no mínimo, 200 horas. Ao final da apresentação teatral que abriu a formatura, os alunos traduziram, pela música O que é o que é, de Gonzaguinha, o sentimento que tomou conta da solenidade. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz.”

 




Grupo da terceira idade do Cefet-RN vai à Áustria

Uma conquista que representa o coroamento de um trabalho de seis anos com o grupo de dança popular “Balançarte”, integrante do Programa Saúde e Cidadania na Melhor Idade, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN). É assim que a coreógrafa e técnica da equipe, professora Tânia Padilha, resume o sentimento dos componentes do programa diante da participação do grupo na 13ª edição do Gymnaestrada - maior festival de ginástica geral do mundo, que acontece de 8 a 14 de julho próximo, em Dornbirn, na Aústria.

Até chegar a esse resultado, o Balançarte participou das seletivas que antecedem o evento mundial através da apresentação em festivais de nível nacional e regional. Das 15 equipes que representarão o Brasil, apenas duas são compostas por pessoas da terceira idade, entre as quais a do Cefet-RN.

O Gymnaestrada é um festival aberto a todas as idades e possibilidades. Acontece de 4 em 4 anos, desde 1953. Este ano reunirá em torno de 22 mil ginastas. Focalizado na ginástica geral, ele possibilita o uso de diversos materiais na composição das performances, como garrafa pet, bambolês, cordas, bolas, etc. “A princípio, as senhoras da nossa equipe não acreditavam muito nelas, mas com o tempo a gente percebeu que a atividade gerou uma maior autonomia e melhor auto-estima”, explica Tânia Padilha.

De acordo com a coreógrafa, embora o Balançarte tenha classificado seis das sete coreografias propostas para o evento, o grupo elegeu representar apenas três: “Reggae”, “Qualidade de Vida” (com música de Ivete Sangalo) e “Bonequinhas Forrozeiras”. Entretanto, outras coreografias serão exibidas ao público, no dia 11, na noite brasileira, evento que integra a programação do Gymnaestrada.

A delegação do Cefet-RN é composta por 27 integrantes, sendo 25 ginastas, a técnica, Tânia Padilha, e a médica, Aline Bezerra.

Mais informações sobre o festival no endereço eletrônico: http://www.wg2007.com


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br