Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 169 - 16 a 20 de julho de 2007
 


       Escola de Fábrica
O Programa Escola de Fábrica vai formar 60 alunos na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul. A formatura acontece nesta sexta-feira, 20, às 20 horas, no campus da Faccat – Faculdades de Taquara, unidade gestora. O projeto, em andamento desde novembro de 2006 no município, envolveu jovens nos em três cursos de iniciação profissional (com turmas de 20 alunos cada): comércio e prestação de serviços; manutenção industrial eletro-mecânica; e montagem e manutenção e operação de computadores. Os cursos são parceria com as empresas Citral Turismo, Viva Vida Lazer, TCA Informática e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. As aulas teóricas foram ministradas no campus da faculdade e as práticas no ambiente de trabalho das empresas. A cerimônia de formatura contará com a presença do secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação Eliezer Pacheco, do diretor geral da Faccat Delmar Backes, da coordenadora do projeto na Faccat Raquel Caetano e das empresas e entidades envolvidas no programa.


       Cabo Verde

Professores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Goiás estarão em Cidade de Praia, capital do Cabo Verde, para ministrar cursos de restaurante, bar e cozinha, a partir desta quinta-feira, 19, até 3 de agosto. A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre o Brasil e o país do Oeste da África para a qualificação profissional de cabo-verdianos na área de turismo e hospitalidade. A cooperação foi iniciada em 8 de junho, com o curso de camareira.

Bolsas incentivam iniciação científica

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN) recebeu uma cota de dez bolsas, num total de 387 para todo o país. As bolsas são do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Estimular estudantes para o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação é o objetivo desta iniciativa. As bolsas, no valor de R$ 300,00, terão duração de 12 meses, entre agosto de 2007 e julho de 2008. Conforme o CNPq, deverão ser distribuídas segundo critérios que assegurem que os bolsistas serão orientados pelos pesquisadores de maior competência científica e tecnológica e capacidade de orientação na escola.

Estudantes de cursos técnicos ou superiores do Cefet-RN, sem vínculo empregatício, e não beneficiários de outras bolsas de pesquisa, podem apresentar propostas de projetos.

História - O Pibiti foi criado em 2006 para estimular estudantes do ensino técnico e superior no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, contribuindo para o engajamento e formação de recursos humanos no aperfeiçoamento de pesquisas, fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país, além de estimular o pensar tecnológico e a criatividade dos estudantes.

Para concorrer às vagas, o aluno tem que ser selecionado e indicado por um orientador com título de doutor ou equivalente, além de apresentar um projeto de pesquisa contendo os seguintes itens: título, resumo, introdução, fundamentação teórica, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma, equipe executora e referências bibliográficas.

As inscrições estão abertas de 16 a 25 de julho, das 8h às 17h, na Diretoria de Pesquisa do Cefet-RN, ou pelo correio eletrônico dpeq@cefetrn.br. O edital do programa encontra-se na página eletrônica do Cefet-RN.

 




Cefet-SC forma costureiras

Aos 49 anos, festejados nesta terça-feira, 17, Jaine Costa tem o que comemorar. Ela foi uma das oito primeiras costureiras a abrir seu próprio negócio após fazer o curso de costura industrial e modelagem, oferecido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) em parceria com a prefeitura de Araranguá. O curso de extensão é de formação inicial e continuada. Desde que foi criado, há um ano, formou 200 costureiras. Todas foram encaminhadas ao mercado de trabalho.

“Fomos as primeiras costureiras a abrir nosso próprio negócio”, afirma Jaine, que divide a direção de sua lojinha de confecções com a costureira Zilma Cardoso. A primeira fez o curso de modelagem e a segunda, o de costura industrial, há quatro meses. Ambos os cursos estão sendo oferecidos pelo Cefet-SC em parceria com a prefeitura de Araranguá, em uma escola municipal situada no bairro da Coloninha. Semana que vem, haverá uma licitação para que seja construída a unidade do Cefet em Araranguá. Ali, funcionará o curso definitivamente.

“Gostei muito de fazer esse curso. Ele foi bastante importante e produtivo, tanto que abri meu negócio”, disse Jaine. Sua loja de confecções fica em Araranguá, na Rua Caetana Lummertz. Ali confecciona casacos, tecidos planos, malhas, camisetas, regatas e casacos de lã.

Maria Terezinha Waterkenper Nuernberg é uma das professoras do curso de costura industrial e modelagem. Sua experiência no ramo é de 37 anos. As suas alunas são de classes de baixa renda e algumas até de presídios. Ela ensina a fazer bolsas, bordado, tricô e trabalhos manuais. “Em Araranguá, há várias indústrias de confecção. Como o clima é muito frio, eu as incentivo a abrir fábricas de casacos”, diz Maria.

Curso - O curso de costura industrial e modelagem de Araranguá é  ministrado há um ano. Atualmente, está com duas turmas em costura industrial e duas turmas no curso de modelagem. Segundo o diretor de Relações Externas do Cefet-SC, Marcelo Carlos da Silva, 200 costureiras formadas foram encaminhadas ao mercado de trabalho. Oito delas montaram seu próprio negócio.

Os requisitos para participar do curso são ter baixa renda e ser aprovado na prova que testa habilidade manual. Esse mesmo curso de costura industrial e modelagem também será adotado na unidade de Caçador, a ser construída em breve. Mais informações nos telefones (48) 3221-0500 e 3221-0502 ou na página eletrônica do Cefet-SC.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br