|
|
Projeto de certificação profissional será testado em escolas do Mercosul Garantir aos jovens acesso e maior inserção entre a escola secundária e o mercado de trabalho. Para alcançar esse objetivo é necessário o desenvolvimento de metodologias que contribuam para elevar a qualidade de ensino e diminuir os índices de evasão escolar. Em busca disso, coordenadores de escolas do Mercosul estão reunidos na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) até esta sexta-feira, 3, em Brasília. Eles pretendem desenvolver um projeto-piloto sobre certificação profissional para que seja implantado em duas escolas de cada país do Cone Sul.
O Projeto Hemisférico Educação Secundária foi aprovado na Cúpula das Américas pelos ministros da Educação, em 2003. Tem vigência de quatro anos, envolve 32 países e recebe o apoio de, entre outras instituições, da Organização dos Estados Americanos (OEA), Centro de Formación Profesional de Lãs Colônias Memonitas (Paraguai), Instituto Tecnológico Superior Battle y Ordoñez y Gral Flores (Uruguai), Liceo Industrial de La Construcción (Chile), Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte.
Esses são alguns dos coordenadores de colégios da sub-região do Mercosul incumbidos de desenhar um projeto-piloto na área de certificação profissional para que seja adotado nessas escolas. Eles estão definindo com quantos alunos devem trabalhar, aspectos sobre formação e certificação e áreas que serão utilizadas. Tratam, também, das especificidades de cada país. Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, a meta é ter um referencial que possa nortear os educadores desses países.
“O objetivo é fazer com que trabalhadores, alunos ou qualquer pessoa que tenha desenvolvido competências por meio da educação formal possam ter certificadas as suas competências. E que a certificação facilite a reintegração daquele que saiu da escola”, disse Sérgio Tapia Hernadez, representante da unidade gestora do Chile.
Beneficiários - Entre os principais beneficiários do projeto estão os educadores e os capacitadores que trabalham no sistema educativo de cada país. Eles terão ferramentas de trabalho e orientações curriculares e temáticas de acordo com as necessidades e expectativas dos setores produtivos. Em segundo lugar, os estudantes, jovens e adultos do segundo ciclo da educação secundária, que ingressarão no mercado de trabalho porque poderão, na condição de egressos deste nível educacional, ter acesso a oportunidades e expectativas do setor produtivo. E, por último, os empregadores, que poderão utilizar as normas desenvolvidas para cada uma das áreas de formação e identificar as habilidades dos funcionários. O Projeto Hemisférico Educação Secundária tem por coordenador a Costa Rica, como co-coordenador técnico o México e abrange as sub-regiões da América Central, Mercosul e Caribe. |
||||
|