Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 171 - 30 de julho a 3 de agosto de 2007
 


       Jornada 1

Acontece de 8 a 10 de agosto, em Florianópolis, a 1ª Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da região Sul. O encontro será na sede do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) e na unidade São José. Um dos objetivos é divulgar e consolidar a produção científica na região. Com o tema: Pesquisa e Inovação Tecnológica – perspectivas para a educação profissional e tecnológica na região Sul, a jornada vai reunir pesquisadores, servidores, alunos de instituições públicas e privadas e comunidade. Outras informações no endereço eletrônico: http://www.cefetsc.edu.br/~jornada/


       Prêmio


A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) promove na próxima sexta-feira, 10 de agosto, de 10 às 11 horas, conferência via internet lançando o edital do Prêmio Técnico Empreendedor. O debate interativo poderá ser acessado por qualquer computador, no endereço eletrônico adi.proinfo.mec.gov.br. Desenvolvido desde 2002, por meio de convênio entre o Ministério da Educação e o Sebrae, o prêmio busca fomentar e reconhecer iniciativas que estimulem atitudes empreendedoras nos alunos de Educação Profissional. A partir desse ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) também é parceiro do prêmio. Com a atuação do MAPA, pretende-se fortalecer a implantação da cultura de cooperativismo no ambiente institucional. Mais informações no telefone (61) 2104-9681/9647 ou no email: programatecnicoempreendedor@mec.gov.br.

Catálogo de cursos tecnológicos está aberto a sugestões


Está aberto o período de apresentação de sugestões ou alterações de cursos para o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação. Conforme determina o artigo 2º da Portaria MEC nº 1.024, de 2006, a publicação passa por revisões anuais. Em tais períodos, as instituições podem incluir cursos ou sugerir a alteração daqueles que já constam do documento. Os meses de agosto e setembro foram estabelecidos pela portaria como período oficial das revisões.

Instituída pelo Ministério da Educação em maio de 2006, a publicação disciplina as denominações dos cursos oferecidos por instituições de ensino públicas e privadas e orienta a escolha dos estudantes. O objetivo do MEC é oferecer um guia a estudantes, instituições de ensino e entidades de classe.

No primeiro período de revisões, em agosto e setembro do ano passado, após a análise de todos os pedidos, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) decidiu pela inclusão de duas nomenclaturas de cursos: tecnólogo em oftálmica e tecnólogo em processos ambientais. Assim, o documento totaliza 98 nomenclaturas.

Segundo o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco, a participação da comunidade acadêmica é fundamental para a constante atualização do documento. “O catálogo, além de disciplinar, organizar e atualizar os cursos de tecnologia no País, é credencial para que os cursos sejam freqüentados com segurança pelos alunos”, destaca Eliezer.

Os cursos superiores de tecnologia têm duração de dois a três anos. A maioria é oferecida pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), por universidades e centros universitários. O conteúdo, de graduação, tem fundamentação científica.

Os interessados em oferecer sugestões de inclusão ou alteração devem enviá-las ao Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, bloco L, Anexo II, primeiro andar, sala 145. CEP 70047-900, Brasília, DF.

 

 




Projeto de certificação profissional será testado em escolas do Mercosul

Garantir aos jovens acesso e maior inserção entre a escola secundária e o mercado de trabalho. Para alcançar esse objetivo é necessário o desenvolvimento de metodologias que contribuam para elevar a qualidade de ensino e diminuir os índices de evasão escolar. Em busca disso, coordenadores de escolas do Mercosul estão reunidos na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) até esta sexta-feira, 3, em Brasília. Eles pretendem desenvolver um projeto-piloto sobre certificação profissional para que seja implantado em duas escolas de cada país do Cone Sul.

O Projeto Hemisférico Educação Secundária foi aprovado na Cúpula das Américas pelos ministros da Educação, em 2003. Tem vigência de quatro anos, envolve 32 países e recebe o apoio de, entre outras instituições, da Organização dos Estados Americanos (OEA), Centro de Formación Profesional de Lãs Colônias Memonitas (Paraguai), Instituto Tecnológico Superior Battle y Ordoñez y Gral Flores (Uruguai), Liceo Industrial de La Construcción (Chile), Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte.

Esses são alguns dos coordenadores de colégios da sub-região do Mercosul incumbidos de desenhar um projeto-piloto na área de certificação profissional para que seja adotado nessas escolas. Eles estão definindo com quantos alunos devem trabalhar, aspectos sobre formação e certificação e áreas que serão utilizadas. Tratam, também, das especificidades de cada país. Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, a meta é ter um referencial que possa nortear os educadores desses países.

“O objetivo é fazer com que trabalhadores, alunos ou qualquer pessoa que tenha desenvolvido competências por meio da educação formal possam ter certificadas as suas competências. E que a certificação facilite a reintegração daquele que saiu da escola”, disse Sérgio Tapia Hernadez, representante da unidade gestora do Chile.

Beneficiários - Entre os principais beneficiários do projeto estão os educadores e os capacitadores que trabalham no sistema educativo de cada país. Eles terão ferramentas de trabalho e orientações curriculares e temáticas de acordo com as necessidades e expectativas dos setores produtivos. Em segundo lugar, os estudantes, jovens e adultos do segundo ciclo da educação secundária, que ingressarão no mercado de trabalho porque poderão, na condição de egressos deste nível educacional, ter acesso a oportunidades e expectativas do setor produtivo. E, por último, os empregadores, que poderão utilizar as normas desenvolvidas para cada uma das áreas de formação e identificar as habilidades dos funcionários. O Projeto Hemisférico Educação Secundária tem por coordenador a Costa Rica, como co-coordenador técnico o México e abrange as sub-regiões da América Central, Mercosul e Caribe.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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