Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 173 - 20 a 26.8.2007
 


       Posse
Tomaram posse, no dia 14, em Brasília (DF), os novos diretores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Ouro Preto (MG), Caio Mário Bueno Silva, e da Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Santa Inês (BA), Natanaildo Barbosa Fernandes.

Garantir ensino de qualidade para toda a região Nordeste é a principal meta de Fernandes. No Cefet de Ouro Preto, a proposta de Caio Silva é resgatar a história da instituição, além de manter a qualidade do ensino.


       Catálogo
Aberto o prazo de apresentação de sugestões e alterações do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação. A publicação é revisada anualmente. Nesse período - agosto e setembro -, as instituições podem incluir cursos ou sugerir a alteração daqueles já existentes no documento.

Instituída pelo Ministério da Educação em maio de 2006, a publicação disciplina as denominações dos cursos oferecidos por instituições de ensino públicas e privadas e orienta a escolha dos estudantes.
Brasil ganha mais 2 escolas

O Brasil ganhou, na semana passada (16), duas escolas de educação profissional e tecnológica: uma em Congonhas (MG) e outra em Campos dos Goytacazes (RJ). As unidades de ensino descentralizadas (Uned) de Congonhas, ligada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Ouro Preto, e a de Guarus, do Cefet Campos, foram inauguradas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

De acordo com Haddad, de 1909, quando foi construída a primeira escola técnica no Brasil, até o início do século 21, o país construiu 140 escolas técnicas e agrotécnicas. "Mas, neste governo, vamos dar um salto e entregar, até 2010, outras 214 escolas técnicas, o que vai projetar a educação profissional no Brasil", disse o ministro.

Na unidade de Congonhas, o governo federal investiu R$ 2,4 milhões. Hoje, a Uned tem 340 alunos matriculados em três cursos noturnos - edificações, mecânica e produção industrial. As aulas dessas turmas começam na segunda-feira, dia 20. A partir de setembro, em parceria com as empresas da região, começam as aulas de metalurgia. A partir de 2008, a unidade terá capacidade para atender cerca de mil alunos.

A Uned de Guarus vai atender uma população de cerca de 120 mil habitantes em uma das áreas mais carentes da cidade. Desde 30 de julho, estão em funcionamento três cursos com 200 alunos: eletrônica (indústria naval), no turno da noite; e ensino médio integrado à educação profissional em farmácia e enfermagem. Em 2009, a Uned terá capacidade para receber 1,2 mil estudantes em cursos diurnos e noturnos. Na construção e nos equipamento da Uned, o governo federal investiu R$ 2,8 milhões.

 




Especialistas discutem catálogo de cursos técnicos em POA

Cerca de 60 especialistas de todo o país estarão reunidos, em Porto Alegre (RS), de 20 a 22 de agosto, para discutir o texto do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos de Nível Médio. O documento servirá para orientar estudantes e escolas na escolha e gestão desses cursos, a exemplo do que propõe o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, já implantado e em fase de atualização.

"O texto é um marco positivo para a organização da oferta de cursos técnicos com qualidade", afirma o secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco.

O catálogo será finalizado após discussão e consulta pública em quatro encontros regionais. Além do evento de Porto Alegre, estão agendadas reuniões em Florianópolis (SC), de 27 a 29 de agosto, João Pessoa (PB), de 10 a 12 de setembro, Belém (PA), 17 a 19 de setembro, e em São Paulo (SP), de 24 a 26 de setembro.

Universo - Existem no Brasil cerca de 20 mil cursos técnicos de nível médio, ofertados em mais de 5 mil escolas, com cerca de 2,8 mil diferentes denominações. O censo educacional registrou mais de 700 mil matrículas nos cursos técnicos, em 2005. Oferecidos por instituições públicas federais, estaduais e municipais, comunitárias, filantrópicas e privadas, os cursos técnicos são importante instrumento de formação educativa e profissional.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Técnicos têm 20 áreas, cada uma com vários cursos em oferta. O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos estimulará novos programas e perfis profissionais, pois irá sistematizar os existentes e definir melhor o universo educacional desse nível de ensino.

O encontro de Porto Alegre será realizado, das 8h às 18h, na Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Campus da Saúde, localizada à Rua Ramiro Barcelos, 2.777, bairro Santana. Participam representantes do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Senai Nacional, Senac Nacional e Ministério da Saúde, entre outros.

Outras informações poderão ser obtidas por meio do telefone (61) 2104.8016.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br