Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 43 - 17 a 23 de maio de 2004
 


       São Gabriel da Cachoeira 1


A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de São Gabriel da Cachoeira (AM) promoveu oficina de capacitação de agentes indígenas sobre manejo agroflorestal para a região. A idéia do curso, realizado neste semestre, foi atender à necessidade de desenvolver assistência técnica diferenciada para a cidade e consolidar técnicas apropriadas ao desenvolvimento local, com perspectivas de sustentabilidade. Agricultores e técnicos extensionistas foram capacitados para atuar como agentes em suas áreas de moradia e de trabalho.




       São Gabriel da Cachoeira 2


A EAF de São Gabriel da Cachoeira teve cinco projetos de pesquisa aprovados este ano no Programa Jovem Cientista, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
Três dos trabalhos estão sendo desenvolvidos no distrito de Tunui-Cachoeira, onde vivem indígenas da nação Baniua. A idéia é estudar a diversidade de culturas das roças indígenas, identificar os tipos e a adequação de solos e a seleção de frutas para promoção da segurança alimentar da comunidade.
No Rio Negro, outro grupo de pesquisadores trabalha com a produção de material didático de biologia e também com a identificação de espécies de plantas nativas produtoras de frutos para utilização na alimentação de peixes criados em cativeiro.

 

Reativados 45 convênios do Proep

Governo Federal investirá R$ 118 milhões em novos projetos de educação profissional

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibañez Ruiz, anunciou na sexta-feira 14 a reativação de 45 convênios do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep). Com a medida, o MEC repassará, este ano, R$ 25 milhões a instituições federais, estaduais e do segmento comunitário.
O total de recursos a ser aplicado em novos projetos de educação profissional será de R$ 118 milhões, destinados a construção, reforma e modernização de infra-estrutura e aquisição de máquinas e equipamentos.

"O Instituto Sensus divulgou pesquisa que aponta a educação profissional como uma das prioridades para a população e o Proep é um instrumento para atender esta demanda", disse Ibañez em entrevista coletiva à imprensa.

Os convênios foram suspensos em 2003 devido à necessidade de reavaliação da metodologia e dos critérios de aprovação das propostas encaminhadas ao Proep e, também, por contenção orçamentária.

Rio Grande do Sul, com R$ 16,3 milhões, distribuídos em sete convênios; São Paulo, com R$ 13,5 milhões (quatro), e Minas Gerais, com R$ 10,5 milhões (cinco) são os estados que receberão mais recursos.

Os critérios para a retomada das 45 propostas foram a distribuição geográfica, a reavaliação da viabilidade técnica e o direcionamento para o atendimento de demandas identificadas. Das propostas reativadas, sete são de instituições federais, 24 de estaduais e 14 de entidades privadas. As entidades comunitárias, em contrapartida, devem oferecer gratuitamente 50% das vagas de seus cursos. Os novos projetos passarão ainda por uma avaliação da equipe técnica para adequação à nova política de educação profissional do MEC.

Tramitam no Proep 237 projetos de educação profissional, 58 deles do segmento federal, 87 do estadual e 92 do comunitário.

Demandas - O Proep é realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego para desenvolvimento de ações integradas de educação profissional. Metade dos recursos é originária de dotações orçamentárias do Governo Federal. A outra metade, de empréstimos da União com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo foi firmado em 1997 e tem vigência até 2006. O programa tem como finalidade a ampliação do número de vagas, a definição e a diversificação da oferta de cursos para atender às demandas da sociedade e às exigências da crescente inovação tecnológica.
As linhas de ação do Proep contemplam reforma e ampliação de instituições federais ou estaduais já existentes; construção de centros de educação profissional e aquisição de equipamentos técnico-pedagógicos e de gestão e de materiais de ensino-aprendizagem. A capacitação de professores e de pessoal técnico-administrativo e a prestação de serviços e consultorias para a realização de estudos também são metas do programa.

Desde o lançamento do Proep, em 1998, foram assinados 251 convênios - 87 na Região Sudeste, 48 no Sul, 52 no Nordeste e 32 no Norte e no Centro-Oeste. Desde então, foram inauguradas 113 escolas. Desse total, 52 eram do segmento comunitário, 34 federais e 27 estaduais.

 




Telecentros combatem exclusão digital

Em abril, dez instituições federais de educação tecnológica (Ifet) lançaram simultaneamente seus telecentros de informação e negócios. Além de possibilitar o conhecimento e o domínio das novas tecnologias por meio de treinamento e capacitação, os telecentros - ambientes informatizados para inclusão digital da sociedade - permitirão o intercâmbio de informações entre usuários via internet e oferecerão consultoria e comércio eletrônico. Um telecentro padrão é composto por dez computadores, um servidor, impressora e scanner.

O lançamento, no dia 29 de abril, resultou de acordo de cooperação entre os ministérios da Educação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Foram inaugurados telecentros em Alagoas, Amazonas, Campos (RJ), Ouro Preto, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Verde (GO), Sergipe e também na Escola Técnica Federal de Palmas. Os telecentros de Pelotas e do Ceará foram lançados em dezembro do ano passado.

Franclin Costa Nascimento, representante do projeto na Setec/MEC, aponta como uma das vantagens da implantação de um telecentro o fato de a instituição ter seu acervo de conhecimentos tecnológicos atualizado. "O telecentro é também um espaço aberto para que as comunidades escolar e externa usufruam desse conhecimento e o alimentem constantemente com informações" acrescenta.

Nelson Felipe da Silva, assessor do projeto no Mdic, esclarece que o telecentro foi criado para capacitar empresários e seus empregados no uso da informática e da internet para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Antonio Ibañez Ruiz, as Ifest saberão quais são as necessidades dos micro e pequenos empresários e poderão sugerir soluções para os problemas, além de ampliar os negócios.

Além do MEC e do Mdic, são parceiros no projeto os ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e das Relações Exteriores, além dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.


Turismo e informática em Arraial do Cabo

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (Rio de Janeiro) firmou convênio com a Prefeitura de Arraial do Cabo, outra cidade fluminense, para que sejam oferecidos fora da sede, em agosto, cursos técnicos de nível médio em turismo e informática. A atividade de extensão atende à demanda na região e possibilita aos alunos que vivem em áreas mais distantes a oportunidade de acesso à educação profissional.

O Cefet Campos é responsável pelo projeto pedagógico e pelo processo seletivo de alunos e professores. Dos 70 docentes indicados pela Prefeitura para atuar na área de turismo, dez já foram selecionados.

Os estudantes interessados nos cursos podem se inscrever de 17 a 28 próximos, das 9 às 18 horas, no Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar, em Arraial do Cabo. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando a terceira série.

Os cursos de informática, nas habilitações de desenvolvimento de software e de suporte de hardware, e de turismo serão oferecidos na Escola Municipal João Torres, cada um com duração de um ano e meio.
Segundo a coordenadora de cursos de extensão do Cefet Campos, Kátia Macabu, a oferta de cursos fora da sede da escola é a consolidação do papel social que toda instituição pública de ensino deve ter com as comunidades que atende.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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