Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 179 - 1º a 7.10.2007
 


       Mestrado

Estão abertas, até 3 de outubro, na Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (www.fe.unb.br), as inscrições para mestrado em políticas públicas e gestão da educação profissional e tecnológica da Universidade de Brasília (UnB).


O curso é promovido em parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e a UnB para qualificar servidores da rede tecnológica federal. As 25 vagas são destinadas a gestores, professores e técnicos da rede federal.

Informações pelo telefone (61) 3307-2123.




       Catálogo

Especialistas de todo o país estarão reunidos em São Bernardo do Campo (SP), de 1º a 3 de outubro, para discutir o texto do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos de Nível Médio. O documento servirá para orientar estudantes e escolas na escolha e gestão desses cursos, a exemplo do que propõe o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Mais dados sobre o encontro podem ser obtidos pelo telefone (61) 2104-8016.


Projeto cria 9 escolas de educação profissional

Estados sem unidades federais de ensino técnico ganharão escolas a partir de 2008

O Senado Federal aprovou, no último dia 27, projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo que cria seis escolas técnicas e três escolas agrotécnicas federais. As unidades integram a primeira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O projeto segue agora para sanção presidencial.

As unidades de ensino serão construídas em Rio Branco, Macapá, Campo Grande, Nova Andradina (MS) e Brasília, cidades que ainda não tinham escolas federais. Pela proposição, que tramita no Congresso desde junho de 2006, também serão construídas escolas em Marabá (PA), Canoas (RS), São Raimundo das Mangabeiras (MA) e Porto Velho.

Os recursos, de R$ 23,8 milhões, para a construção das escolas, aquisição de mobiliário e equipamentos para laboratórios já estavam previstos no orçamento de 2007 do Ministério da Educação. Para custeio e pessoal, o valor  chega a R$ 27,1 milhões anuais. Os professores e funcionários serão admitidos por meio de concurso público.
"Esse projeto consolida a política do governo federal de expansão e valorização do ensino técnico, que estabelece pelo menos uma escola em cada estado. Pelo seu perfil, também se compromete com a redução das desigualdades sociais e regionais", diz o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Quando concluídas as duas fases do plano de expansão, serão criadas 274 mil vagas - hoje, são 160 mil -, o que ampliará em 171% o acesso de jovens ao mundo do trabalho. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A meta é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas.

 




Universidade tecnológica adota cotas socioeconômicas

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) adotará, a partir do próximo ano, o sistema de cotas socioeconômicas para alunos egressos de escolas públicas. O método de ingresso será aplicado no vestibular e no exame de seleção de cursos técnicos. As inscrições para os dois processos seletivos têm início na segunda-feira, 1º de outubro.

Os estudantes da rede pública concorrerão a 50% das vagas de qualquer curso técnico ou de graduação da instituição. Para ter direito às vagas, eles terão de comprovar que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede oficial. No caso do ingresso em cursos técnicos integrados ou do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), é necessário ter cursado todo o ensino fundamental em escola pública.

No vestibular da UTFPR também passarão a valer dois tipos de prova. Um de conhecimentos gerais, sem caráter eliminatório, e outro de conhecimentos específicos. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser incorporada à prova de conhecimentos gerais. Caso, no entanto, prejudique a média do aluno, será desconsiderada. "Nosso objetivo é oferecer  oportunidades de acesso ao ensino público de qualidade a uma parcela mais expressiva de estudantes", diz o reitor Eden Januário Netto.

A UTFPR oferece 22 cursos técnicos, 58 de graduação, 59 de especialização, seis de mestrado e um de doutorado. Cerca de 16 mil alunos regulares, 1.406 professores e 596 técnicos administrativos estão distribuídos em campi nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco, Dois Vizinhos e Cornélio Procópio. Dois novos campi funcionam em Londrina, Toledo e Apucarana.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br