Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 180 - 8 a 14.10.2007
 


       Catálogo

Especialistas de todo o país estarão reunidos em Bento Gonçalves (RS), nos dias 10 e 11, para discutir o texto do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos de Nível Médio. O documento servirá para orientar estudantes e escolas na escolha e gestão desses cursos.



       Energia nuclear

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Química, de Nilópolis, Rio de Janeiro, abriu na semana passada, a exposição Energia Brasil. A mostra, cedida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, enfatiza o uso da energia nuclear para a geração de eletricidade. 

A marcação de visitas orientadas pode ser feita pelo telefone (21) 2691-9804 ou nos endereços eletrônicos
ddionisio@cefeteq.br e grazielle@cefeteq.br.

Proeja: inscrição de projetos de formação

Projetos serão avaliados segundo concepção pedagógica e metodológica, critérios de avaliação de aprendizagem, logística e infra-estrutura

Escolas da rede federal de educação profissional e tecnológica e governos estaduais têm até 30 de outubro para inscrever projetos de formação de professores e gestores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os cursos podem ser oferecidos por escolas da rede e pelos sistemas de educação estaduais e distrital, em parceria com universidades federais ou estaduais.

Os cursos de formação do Proeja devem ser ofertados entre três e seis módulos de 40 horas cada um, conforme a necessidade de cada projeto, na modalidade presencial ou semipresencial.

As propostas com os projetos de cursos e o plano de expansão devem ser encaminhadas ao endereço eletrônico
formacaoproeja@mec.gov.br e enviadas pelos Correios ao Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Departamento de Políticas e Articulação Institucional - Esplanada dos Ministérios, bloco L, Anexo 2, 1º andar, sala 119.

 




Pós-graduação para professores

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebem, até o dia 29 próximo, propostas de formação de turmas especiais de mestrado e doutorado. Os cursos serão direcionados para professores das instituições federais de educação tecnológica. O investimento previsto é de R$ 3,8 milhões. Cada projeto selecionado recebe anualmente até R$ 120 mil.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio a Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu Interinstitucionais na rede federal de educação profissional e tecnológica, criado em 2006. Um dos objetivos é a formação de mestres e doutores no quadro permanente das instituições federais de ensino tecnológico fora dos grandes centros de ensino e pesquisa. A elaboração das propostas deve seguir os requisitos das modalidades Projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e de Mestrado Interinstitucional (Minter), coordenadas pela Capes.



Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br