Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 184 - 5 a 11.11.2007
 


       Mil mulheres

Representantes do projeto Mulheres Mil participam, de 4 a 18 de novembro, de visita técnica ao Canadá para conhecer as experiências da Association of Canadian Community Colleges (AACC). O programa pretende promover a inclusão social e o acesso ao mundo do trabalho de mil mulheres do Norte e Nordeste.

Em 2008, as escolas da rede federal vão iniciar processo de capacitação, que terá duração de quatro anos e estará sintonizado com a realidade socioeconômica regional.



       Prêmio

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) divulgou na terça-feira, 30, em Brasília, os resultados parciais das etapas estadual e regional do Prêmio Técnico Empreendedor. Estimular atividades empreendedoras e cooperativas desenvolvidas por alunos de cursos das instituições de educação profissional e tecnológica brasileiras é a proposta do prêmio.

Mais informações na
página da Setec na internet.


Guia de carreiras orienta estudantes de cursos técnicos

Documento, que ficará sob discussão pública por 90 dias, pretende padronizar nomenclatura de cursos

O Ministério da Educação apresenta à participação pública, às 11h da próxima segunda-feira (5), o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. O texto será discutido pela sociedade por 90 dias.

Estruturado em eixos, o guia agrupará os cursos conforme suas características científicas e tecnológicas, buscando sanar os problemas de diversas definições para o mesmo perfil. O catálogo, concebido para facilitar a busca e a consulta das informações, não terá função restritiva, mas o de unificar a nomenclatura dos cursos. Após a consulta à população, prevê-se a convergência das atuais 2,8 mil denominações de cursos para 155.

"A diversidade de denominações e as incongruências dos perfis profissionais para um mesmo curso encaminham à formação de diferentes profissionais para uma mesma atividade laboral. A idéia é que esse guia de carreiras seja imprescindível para a formação dos alunos, a qualificação de professores e a gestão das instituições", afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco.

Exemplo - A educação profissional técnica representa expressiva oferta de cursos e matrículas. São cerca de 20,5 mil cursos, ofertados por mais de 5 mil escolas. O censo educacional registrou, em 2005, mais de 700 mil matrículas nesse nível de ensino. O catálogo de cursos técnicos já é instrumento bem sucedido em países como Espanha, Portugal, França, Chile e Peru.

 




Tecnólogos começam a ser avaliados pelo MEC

Os primeiros estudantes de cursos de tecnologia serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 11 de novembro. Segundo o coordenador-geral de planejamento e gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, agroindústria e radiologia foram escolhidas porque um grande número de instituições nessas áreas tem programas de formação profissional já consolidados no país.

O Censo Escolar de 2005, do Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), apontou a existência de 83.219 estudantes matriculados em cursos de tecnologia em todo o Brasil. Para instruir os coordenadores de cursos sobre o exame, foi realizado o 1º Seminário dos Cursos Superiores de Tecnologia em Agroindústria e Radiologia, na segunda-feira, 29, e na terça, 30 de outubro, em Brasília. Aproximadamente cem professores de instituições públicas e privadas de ensino superior participaram do evento. Eles debateram a política nacional de educação tecnológica, a realidade dos cursos superiores de tecnologia e o Enade.

Prova - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes tem duração de quatro horas e é composto de 30 questões (27 de múltipla escolha e três discursivas). O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências. Participam do Enade todos os estudantes em final do primeiro e do último ano dos cursos a serem avaliados. Cerca de 262 mil alunos farão a prova este ano.
Além dos dois cursos de tecnólogos, o Enade avaliará, este ano, os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br