Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 185 - 12 a 18 de novembro de 2007
 


       MostraTec
A Setec está representando o Ministério da Educação na 22ª MostraTec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que começou no último dia 5 de novembro e segue até o próximo sábado, 10, em Novo Hamburgo (RS). Trabalhos de diversos países estão sendo apresentados na feira, que tem o objetivo de incentivar o jovem a desenvolver projetos, utilizando o método científico como um dos instrumentos para o desenvolvimento de habilidades específicas. 

       Inaugurações

O ministro da Educação Fernando Haddad e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica Eliezer Pacheco inauguram, no próximo dia 13 de novembro, a unidade de ensino de Maracanaú, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE). Já no dia 14 de novembro, ambos também inauguram a unidade de ensino de Parnaíba, vinculada ao Cefet-PI.

Jornada divulga produção científica

A comissão organizadora da 2ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica já recebeu até hoje, dia 9, a inscrição de 438 trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas de professores e alunos. Até o momento, o maior número de trabalhos inscritos são da região Nordeste, com 245 . No que se refere às demais, o Sul contabiliza 57, o Sudeste, 55, o Centro-Oeste, 47 e o Norte, 34.

Promovida pela Setec, a jornada será realizada entre 4 e 6 de dezembro em São Luís, Maranhão. O objetivo é divulgar e consolidar a produção científica da educação profissional e tecnológica desenvolvida nas instituições públicas, privadas e comunitárias.  “Essas jornadas são importantes para dar visibilidade ao que se produz no interior da rede e mostrar a contribuição que ela pode dar para o desenvolvimento tecnológico do país, particularmente no que diz respeito à inovação”, avalia Moisés Domingos Sobrinho, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Programas Especiais da Setec.

Os interessados em apresentar os trabalhos de pesquisa podem fazer a inscrição até o dia 14 de novembro. Já para os ouvintes o prazo vai até 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

 




Escola Técnica do Tocantins abre 4 cursos

Os quase 40 graus de temperatura não foram suficientes para tirar o ânimo da comunidade de Paraíso do Tocantins, que nesta quinta-feira, 8, recebeu uma escola técnica federal. Na escola foram investidos R$ 2,7 milhões em infra-estrutura - obras, mobiliário e equipamentos. Já atende gratuitamente 160 alunos em cursos técnicos de nível médio em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, agroindústria, informática, gestão de bens e serviços.

Um dos estudantes é o policial militar Luís Marcos, 27 anos, que faz informática no turno da manhã. Nos outros períodos trabalha na ronda ostensiva. Diz que a escola ajudará no combate à criminalidade, “porque o jovem carente além de estudar vislumbra uma carreira profissional”. O prefeito de Paraíso, Arnoud Bezerra, concorda. “Aqui, todos têm chance de acesso, em especial a população mais carente, que é a que mais precisa.”

O governador Marcelo Miranda qualificou de novo tempo na educação brasileira a implantação de escolas técnicas. “Sairão destas unidades de ensino os trabalhadores da Ferrovia Norte-Sul, das usinas hidrelétricas e das indústrias de biodiesel”, afirma. “O impacto na região será sentido em poucos meses. Na medida em que o país se desenvolve, ganha ainda mais importância a educação profissional”, lembra o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco.

No Tocantins serão construídas mais três escolas técnicas — em Gurupi, Araguaína e Porto Nacional. Vinculada à Escola Técnica Federal de Palmas, a escola de Paraíso do Tocantins oferecerá cursos sintonizados com a economia regional, com capacidade para atender 960 alunos. A unidade beneficiará outras 16 cidades da região central do estado.

Seleção - Ainda este mês serão abertas inscrições para o processo seletivo de dois cursos: informática (40 vagas) e agricultura familiar (30 vagas), na modalidade de jovens e adultos. A escola integra a primeira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que prevê a construção de 64 unidades de ensino técnico. Em 47 delas, as aulas já começaram. A partir do próximo ano, o Ministério da Educação dará início à segunda fase do plano de expansão. Serão construídas mais 150 escolas técnicas no país com investimento de R$ 750 milhões. Em 2010, a rede federal chegará a 354 unidades, com cerca de 500 mil vagas. Hoje, conta com 175 instituições federais de ensino profissional.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br