Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 44 - 24 a 30 de maio de 2004
 


       Timor Leste

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Antonio Ibañez Ruiz, recebe amanhã, 25, o ministro da Educação do Timor Leste, Armindo Maia. O objetivo do encontro é apresentar ao colega timorense o projeto de educação técnica e profissional desenvolvido no Brasil.




       Cefet-RN
O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN) promoveu, no dia 7 de maio, ciclo de debates para redimensionamento de seu projeto político-pedagógico. O evento pretende trabalhar a formação continuada da equipe dirigente, dos docentes e do pessoal técnico-administrativo da instituição. Para isso, vai contemplar, até outubro quatro blocos temáticos: políticas educacionais, o papel da educação profissional, a função do Cefet-RN na sociedade e currículo.
Definidos livros didáticos para o ensino médio

Lista tem 20 títulos, 11 são de matemática e nove de língua portuguesa

O Ministério da Educação apresentou, dia 19, os 11 títulos de Matemática e os nove de Língua Portuguesa selecionados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) para atendimento aos alunos da rede pública de ensino médio já no primeiro semestre de 2005.

O projeto contempla as regiões Norte e Nordeste e beneficia 1.198.407 alunos. São cerca de 2,6 milhões de livros para os alunos e professores de 4.863 escolas da primeira série do ensino médio. Os livros de matemática são específicos para a primeira série e os de língua portuguesa, para todos os três anos do ensino médio.

O catálogo do Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, com os títulos das 20 obras, será enviado aos professores da rede pública das regiões Norte e Nordeste já na primeira semana de junho. Por meio dele, os professores indicarão os títulos que melhor atendem aos projetos pedagógicos de suas escolas. O prazo de escolha termina em 30 de junho. As instituições que têm acesso à internet podem fazer a seleção das obras on-line, no endereço
www.fnde.gov.br. As demais devem utilizar a carta-resposta endereçada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anexa ao catálogo.

 




Divulgados os resultados da segunda fase do Pro-Ifem

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibañez Ruiz, divulgou no dia 19 de maio a lista de instituições de ensino superior selecionadas para oferecer cursos de aperfeiçoamento e especialização a professores do ensino médio da rede pública. Os recursos, no valor de R$ 23 milhões, são do Programa Nacional de Incentivo à Formação Continuada de Professores de Ensino Médio (Pro-Ifem) e estão assegurados pelos convênios firmados em abril com os estados e o Distrito Federal por intermédio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed).

O resultado diz respeito à comprovação do atendimento às exigências jurídico-fiscais das instituições e também à análise técnico-pedagógica dos projetos.

Os estados podem escolher as instituições responsáveis pela formação de seu quadro de professores, além de contratar cursos a distância, oferecidos em outras unidades da Federação.

Constam da lista 36 instituições públicas e 20 privadas, com 65 projetos habilitados.
Confira.


Cefet-SC ensina Libras para melhorar comunicação com surdos

A unidade São José, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), oferece, desde abril, curso na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A idéia é capacitar alunos, professores e servidores ouvintes para melhorar a comunicação deles com a comunidade de surdos da escola.

A ação, coordenada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Surdos (Neps), é de importância fundamental para a unidade, que tem 71 alunos surdos matriculados em uma turma de ensino médio e em outras duas de educação de jovens e adultos. Além de promover a socialização dos surdos com a comunidade escolar e a sociedade.

Com duração de 40 horas, o curso, ministrado pelo professor surdo Fábio Irineu da Silva, atende a 52 pessoas, distribuídas em três turmas. Uma de suas alunas, a professora de geografia e sociologia de ensino médio para surdos, Thereza Cristina Bertazzo Silveira Viana, conta que sua motivação é uma questão de cidadania. "Quero contribuir para que os surdos tenham o mesmo direito à comunicação dos ouvintes", diz. A motivação do coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos da escola, Vilmar Silva, não é muito distinta da de sua colega: "Estamos contribuindo para o fim do processo de exclusão que a história reserva aos surdos".


Cefet-AL recupera meninos de rua com handebol

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL), em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol e a Petrobras, vem contribuindo para mudar a vida de 180 crianças carentes de Maceió, por meio de um programa de iniciação de handebol, o MiniHand.

As crianças, na faixa dos sete aos 14 anos, são moradoras da comunidade de Reginaldo. Ao praticar o esporte, popularizado no Brasil por imigrantes alemães após a Primeira Guerra Mundial, a meninada passa a ter a auto-estima elevada e uma nova visão de mundo. Além disso, freqüentam palestras sobre cidadania, arte, dança, higiene e prevenção de cáries, organizadas pelo Cefet-AL.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
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