O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibañez Ruiz, divulgou no dia 19 de maio a lista de instituições de ensino superior selecionadas para oferecer cursos de aperfeiçoamento e especialização a professores do ensino médio da rede pública. Os recursos, no valor de R$ 23 milhões, são do Programa Nacional de Incentivo à Formação Continuada de Professores de Ensino Médio (Pro-Ifem) e estão assegurados pelos convênios firmados em abril com os estados e o Distrito Federal por intermédio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed).
O resultado diz respeito à comprovação do atendimento às exigências jurídico-fiscais das instituições e também à análise técnico-pedagógica dos projetos.
Os estados podem escolher as instituições responsáveis pela formação de seu quadro de professores, além de contratar cursos a distância, oferecidos em outras unidades da Federação.
Constam da lista 36 instituições públicas e 20 privadas, com 65 projetos habilitados. Confira.
Cefet-SC ensina Libras para melhorar comunicação com surdos
A unidade São José, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), oferece, desde abril, curso na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A idéia é capacitar alunos, professores e servidores ouvintes para melhorar a comunicação deles com a comunidade de surdos da escola.
A ação, coordenada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Surdos (Neps), é de importância fundamental para a unidade, que tem 71 alunos surdos matriculados em uma turma de ensino médio e em outras duas de educação de jovens e adultos. Além de promover a socialização dos surdos com a comunidade escolar e a sociedade.
Com duração de 40 horas, o curso, ministrado pelo professor surdo Fábio Irineu da Silva, atende a 52 pessoas, distribuídas em três turmas. Uma de suas alunas, a professora de geografia e sociologia de ensino médio para surdos, Thereza Cristina Bertazzo Silveira Viana, conta que sua motivação é uma questão de cidadania. "Quero contribuir para que os surdos tenham o mesmo direito à comunicação dos ouvintes", diz. A motivação do coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos da escola, Vilmar Silva, não é muito distinta da de sua colega: "Estamos contribuindo para o fim do processo de exclusão que a história reserva aos surdos".
Cefet-AL recupera meninos de rua com handebol
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL), em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol e a Petrobras, vem contribuindo para mudar a vida de 180 crianças carentes de Maceió, por meio de um programa de iniciação de handebol, o MiniHand.
As crianças, na faixa dos sete aos 14 anos, são moradoras da comunidade de Reginaldo. Ao praticar o esporte, popularizado no Brasil por imigrantes alemães após a Primeira Guerra Mundial, a meninada passa a ter a auto-estima elevada e uma nova visão de mundo. Além disso, freqüentam palestras sobre cidadania, arte, dança, higiene e prevenção de cáries, organizadas pelo Cefet-AL.