Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 188 - 3 a 9.12.2007
 


       Catálogo

Termina no dia 4 de fevereiro de 2008 o prazo para que o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos seja discutido pela sociedade. O objetivo é unificar a nomenclatura dos cursos, de acordo com as características científicas e tecnológicas. O sentido pedagógico do catálogo é o de orientar estudantes e instituições de ensino e de apresentar possibilidades de novas ofertas de cursos.
Quem desejar participar do debate e encaminhar propostas de inclusão de outros cursos ou de alteração nos nomes dos cursos já descritos na versão on-line do catálogo, pode acessar a
página 
do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos para obter mais informações.



       Cefet-RN

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Norte conquistou a primeira colocação na categoria curso superior de Informática do Prêmio Destaques do Mercado Informática 2007. A instituição ficou, ainda, na primeira colocação de Lógica em Treinamento e a segunda posição da categoria Curso Técnico em Informática. O prêmio é concedido pela Informática em Revista.


Jornada debate educação profissional

Inscritos ultrapassam 3 mil pessoas. Nordeste tem maior número de representantes

Mais de 3 mil pessoas estão inscritas na 2ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, marcada para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, em São Luís, Maranhão. Os participantes vão discutir as diretrizes e políticas da educação profissional e tecnológica, expansão da rede, fomento à pesquisa e propriedade intelectual.

Do total de inscritos, 2.072 são estudantes, 719, professores e 99 técnicos administrativos. O Nordeste será a região mais bem representada, com 2.242 participantes. Os estados com maior número de delegados são AM, CE, GO, PA, PB, PE, PI, RN, RR, RS e SC.

Durante as jornadas, a secretaria faz o diagnóstico das condições da prática da pesquisa desenvolvida na rede federal para conhecer as necessidades dos pesquisadores e instituições. Segundo Moisés Domingos Sobrinho, diretor de Desenvolvimento e Programas Especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), a jornada levanta as demandas específicas e abre diálogo com as agências de financiamento, outros ministérios e organismos. "Com quase cem anos de existência, o ensino profissional no Brasil acumulou conhecimento, tanto na área de formação quanto na de pesquisa", afirma. "Agora precisamos fortalecer e sedimentar a cultura científica."

Além de conferências, mesas-redondas e painéis, a programação prevê apresentação de pesquisas dos estudantes, atividades culturais e o lançamento de publicações. A terceira série de cartilhas temáticas - formada por quatro publicações sobre rochas ornamentais, criação de ovelhas e cabras, produção de doces e geléias e cultura do cupuaçu - será também lançada durante o evento.

 




Escolas técnicas recebem inscrições para cursos e concursos

Em todas regiões do Brasil, pelo menos uma escola técnica federal tem inscrições abertas para cursos, especializações e concursos públicos. A rede federal de educação profissional e tecnológica conta hoje com 177 instituições. São 170 mil alunos e cerca de 13 mil professores. A partir do próximo ano, com o início da construção de 150 escolas, mais oportunidades surgirão, em cursos gratuitos para estudantes, concursos para funcionários e professores e mão-de-obra para a execução das obras.

Em outras 27 unidades de ensino integrantes da primeira fase do plano de expansão da rede, as obras estão em andamento. Brevemente, serão divulgadas mais oportunidades. A rede chegará a 2010 com 354 instituições e 500 mil vagas. "O investimento maciço do governo federal em educação profissional, com a criação de mais de uma centena de escolas, movimenta e desenvolve toda uma região", afirma o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco. "São jovens que ingressam nos cursos e adultos buscando uma vaga via concurso público ou até mesmo na construção da nova unidade."

Alagoas - Inscrições até 6 de dezembro para o concurso de técnico administrativo, níveis médio e superior, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (
Cefet-AL). São 12 vagas - três para médico, uma de assistente social, uma para técnico em enfermagem e sete para assistente em administração. A partir de 17 de dezembro, inscrições para o processo seletivo dos cursos superiores de tecnologia. São dez cursos e 580 vagas.
Goiás - Inscrições até 7 de dezembro para o vestibular dos cursos superiores do
Cefet de Rio Verde/GO. São 240 vagas para os cursos de biologia, engenharia de alimentos, gestão ambiental, química, tecnologia em agronegócio e tecnologia em produção de grãos.
Maranhão - Inscrições a partir do dia 10 até 21 de dezembro para o concurso público de admissão de técnico administrativo, níveis médio e superior, do
Cefet-MA. São 59 vagas para técnicos e 44 para professores.
Minas Gerais - Inscrições a partir de 14 de janeiro até 15 de fevereiro para o processo seletivo de alunos para o curso de mestrado em modelagem matemática e computacional no
Cefet-MG. São dez vagas.
Pará - Inscrições até 14 de dezembro para o processo seletivo dos cursos técnicos do
Cefet-PA. São 790 vagas. Para os cursos superiores de tecnologia, as inscrições se estendem até 19 de dezembro. São 230 vagas.
Paraná - Inscrições até 6 de dezembro para o cargo de professor substituto, nível médio, na
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Há uma vaga.
Pernambuco - Inscrições a partir do dia 4 até 17 de janeiro para o processo seletivo de 2008 dos cursos técnicos (1.794 vagas) e superiores (434) do
Cefet-PE.
Rio de Janeiro - Inscrições até 7 de dezembro para cursos técnicos em edificações, eletrotécnica, mecânica, segurança do trabalho e telecomunicações do
Cefet-RJ. São 250 vagas no turno da noite. Inscrições também para o curso de pós-graduação lato sensu de especialização em educação tecnológica na modalidade a distância. São 50 vagas para o bairro de Campo Grande (Zona Oeste da capital) e 50 para o município de Volta Redonda.
Rio Grande do Norte - Inscrições a partir do dia 3 até 20 de dezembro para os cursos superiores de tecnologia e licenciatura do
Cefet-RN. São oferecidas 310 vagas. Para os cursos técnicos, são 320 vagas em Natal, Mossoró e Currais Novos, com inscrições até 13 de dezembro.
Rio Grande do Sul - Inscrições até 2 de dezembro para o processo seletivo de ingresso na escola técnica de Charqueadas. A instituição oferece 56 vagas para o curso de mecatrônica e 64 para o de informática. Informações na página eletrônica do
Cefet-RS.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br