Catálogo
Termina no dia 4 de fevereiro de 2008 o prazo para que o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos seja discutido pela sociedade. O objetivo é unificar a nomenclatura dos cursos, de acordo com as características científicas e tecnológicas. O sentido pedagógico do catálogo é o de orientar estudantes e instituições de ensino e de apresentar possibilidades de novas ofertas de cursos. Quem desejar participar do debate e encaminhar propostas de inclusão de outros cursos ou de alteração nos nomes dos cursos já descritos na versão on-line do catálogo, pode acessar a página do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos para obter mais informações.
Cefet-RN
O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Norte conquistou a primeira colocação na categoria curso superior de Informática do Prêmio Destaques do Mercado Informática 2007. A instituição ficou, ainda, na primeira colocação de Lógica em Treinamento e a segunda posição da categoria Curso Técnico em Informática. O prêmio é concedido pela Informática em Revista.
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Jornada debate educação profissional
Inscritos ultrapassam 3 mil pessoas. Nordeste tem maior número de representantes
Mais de 3 mil pessoas estão inscritas na 2ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, marcada para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, em São Luís, Maranhão. Os participantes vão discutir as diretrizes e políticas da educação profissional e tecnológica, expansão da rede, fomento à pesquisa e propriedade intelectual.
Do total de inscritos, 2.072 são estudantes, 719, professores e 99 técnicos administrativos. O Nordeste será a região mais bem representada, com 2.242 participantes. Os estados com maior número de delegados são AM, CE, GO, PA, PB, PE, PI, RN, RR, RS e SC.
Durante as jornadas, a secretaria faz o diagnóstico das condições da prática da pesquisa desenvolvida na rede federal para conhecer as necessidades dos pesquisadores e instituições. Segundo Moisés Domingos Sobrinho, diretor de Desenvolvimento e Programas Especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), a jornada levanta as demandas específicas e abre diálogo com as agências de financiamento, outros ministérios e organismos. "Com quase cem anos de existência, o ensino profissional no Brasil acumulou conhecimento, tanto na área de formação quanto na de pesquisa", afirma. "Agora precisamos fortalecer e sedimentar a cultura científica."
Além de conferências, mesas-redondas e painéis, a programação prevê apresentação de pesquisas dos estudantes, atividades culturais e o lançamento de publicações. A terceira série de cartilhas temáticas - formada por quatro publicações sobre rochas ornamentais, criação de ovelhas e cabras, produção de doces e geléias e cultura do cupuaçu - será também lançada durante o evento.
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