Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 189 - 10 a 16 de dezembro de 2007
 


       Portal Siep
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) realiza, de 10 a 14 de dezembro, em Brasília, reunião técnica de planejamento 2008 do Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Siep). O sistema é uma iniciativa da Setec e reunirá dados nacionais sobre o setor de educação profissional e tecnológica como o número de matrículas, cursos ofertados, áreas de abrangência das escolas, índices de empregabilidade dos formandos e pesquisas desenvolvidas nas escolas. O evento contará com a presença de representantes das instituições federais de EPT participantes do Projeto, coordenação do Fórum de Gestores de TI do CONCEFET, INEP, SEED, Subsecretaria de Tecnologias da Informação do MEC e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Todas as ferramentas utilizadas para a construção do Siep estão sendo elaboradas com tecnologias de software livre, código aberto e acessibilidade, com metodologia de desenvolvimento compartilhado e em rede. Essas ferramentas estarão no portal da Educação Profissional e Tecnológica, que estará no ar até o final de 2008.


       Destaque Enem

A estudante Luísa Lima Castro, ex-aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais obteve o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. No domingo, 2, Luísa fez também o vestibular para o curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Caso, porém, não consiga uma das 320 vagas, já tem uma bolsa integral garantida na Faculdade de Ciências Médicas. A estudante participou do Enem com 2,7 milhões de alunos e conseguiu 100% de aproveitamento na prova objetiva e na redação, enquanto a média nacional foi de 54% (52% na prova objetiva e 56% na redação). Luísa concluiu o curso no segundo semestre de 2006. Em 2005, com um grupo de estudantes, obteve o primeiro lugar na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do Cefet-MG, com o trabalho Brasil Sustança. Em março de 2006, a mesma equipe ganhou quatro prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), em São Paulo, e recebeu convite para participar do encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Florianópolis.

Novos institutos potencializam rede federal

O Ministério da Educação está reorganizando o modelo da rede federal de educação profissional e tecnológica, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Serão instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, além de forte inserção na área da pesquisa e extensão. O assunto foi debatido no encerramento da 2ª Jornada da Produção Científica, que termina hoje.

Na próxima semana, será aberta chamada pública, por um período de 90 dias, onde as instituições de educação profissional se inscreverão voluntariamente para fazer parte do novo modelo. Os institutos serão constituídos a partir da integração dos centros de educação tecnológica (Cefets), das escolas técnicas e agrotécnicas federais de cada estado.

Metade das vagas oferecidas nos Institutos Federais será destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio, em especial de currículo integrado. Na educação superior, haverá destaque para cursos de licenciatura em ciências da natureza, como física, química, matemática e biologia. Também serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

“Os Institutos Federais, ao identificar as demandas regionais e apontar políticas para as mesmas, a partir de uma perspectiva educativa, darão uma enorme contribuição para o enfrentamento das desigualdades sociais e demarcarão uma trajetória inovadora e de caráter não-acadêmico”, diz Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do MEC. Os Institutos Federais integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

 




Mostra de projetos criativos no Maranhão

Embarcações artesanais, vinho de abacaxi, curso de espanhol para cegos e desenvolvimento da indústria pesqueira são alguns dos quase 100 projetos expostos na 2ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. O evento se estende até hoje, 6, na capital do Maranhão.

Um curso promovido pelo estaleiro-escola, projeto da Universidade Virtual do Maranhão, forma carpinteiros navais voltados à construção de barcos. Além de embarcações sob encomenda, os alunos também fazem reformas. Durante a jornada, o público aprendeu técnicas e construiu miniaturas na oficina de apresentação do projeto.

O vinho feito a partir do abacaxi vem do Rio Grande do Norte. O estado produz 100 milhões de frutos por ano, muitos deles descartados por estarem fora dos parâmetros exigidos. A escola agrotécnica de Jundiaí utiliza o fruto descartado para a produção da bebida, que é fermentado com álcool.

A turma do curso técnico em alimentos, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão fez um estudo onde registrou que, apesar de o estado ter grande área propícia para cultivo de camarão, existem apenas 28 fazendas. “Falta tecnologia, investimento, conhecimento e apoio”, resume a aluna Ana Mendes, 15 anos.

O proyecto Allende desenvolve cursos de língua espanhola para pessoas com necessidades especiais. Ligado à Universidade Federal do Maranhão, foi criado no ano passado e já formou a primeira turma no módulo básico. Livros em braille, desenhos em relevo e objetos fazem parte do método de ensino desenvolvido pela professora Marinez Brito.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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