Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 191 - 24 a 30 de dezembro de 2007
 


       Cabo Verde

A ministra de Qualificação e Emprego de Cabo Verde, Sara Maria Duarte Lopes, esteve em Brasília na última terça-feira, 18, para encontro na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O convênio com o governo brasileiro, que tem como parceiros a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Goiás, já permitiu que o país africano formasse professores e gestores na área de turismo e hospitalidade. A visita que a ministra fez ao Brasil servirá para definição de metas para o triênio 2008/2011, período no qual o país pretende ampliar a qualificação de trabalhadores nas áreas de construção civil, eletrotécnica, meio ambiente e telecomunicações, setores com déficit de profissionais, e também para desenhar a implantação do ensino médio integrado à educação profissional no país.

 



       Recesso

Esta é a última edição de 2007 do Setec Notícias. O boletim volta a circular em janeiro de 2008. Bom fim de ano.

Santo Augusto recebe escola técnica

Estudantes que passaram no processo seletivo da escola técnica de Santo Augusto, Rio Grande do Sul, inaugurada na última terça-feira, 18, começam 2008 com novas oportunidades. A unidade, que fica na região noroeste, funcionará, inicialmente, com 240 alunos, que constituirão as primeiras turmas dos cursos de nível médio.

Os cursos técnicos, que começam a ser ministrados na segunda quinzena de fevereiro de 2008 vão preparar profissionais em gestão pública, agricultura, zootecnia, agroindústria, administração, comércio e serviços. O governo federal investiu R$ 2,2 milhões em obras de infra-estrutura, mobiliário e equipamentos. A escola também conta com criadouro de suínos e aves, além de um pomar. Nos próximos semestres, a unidade vai oferecer cursos superiores de tecnologia e terá a capacidade de atendimento triplicada.

O município Santo Augusto, com 14.426 habitantes, está a 346 quilômetros da capital, Porto Alegre. Sua economia é baseada na produção de grãos, com destaque para soja, milho e trigo. Os cursos atuais e aqueles que serão implantados estão em sintonia com a realidade regional.

“As novas escolas técnicas estão inseridas num projeto de desenvolvimento sustentável. Nossos técnicos são disputados pelo mercado”, disse o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. O Rio Grande do Sul receberá mais R$ 60 milhões no próximo ano para a construção de escolas técnicas.

 




Mestrado em educação agrícola

Estão abertas as inscrições para o mestrado em educação agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). São 30 vagas para professores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que lecionam em escolas agrotécnicas federais, centros federais de educação tecnológica e escolas técnicas vinculadas às universidades federais, que oferecem educação agrícola. Os interessados em concorrer têm prazo até 31 de janeiro de 2008 para fazer a inscrição.

A pós-graduação será oferecida pela UFRRJ em convênio com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). As vagas serão divididas por pólos regionais. Serão 15 vagas para as escolas localizadas nas regiões Norte e Centro-Oeste e no estado do Maranhão (pólo com sede no Cefet Urutaí, em Goiás) e 15 vagas para as instituições da região Nordeste (pólo com sede na Escola Agrotécnica Federal Vitória de Santo Antão – PE).

Vagas - Na região Nordeste, podem concorrer às 15 vagas do pólo Vitória de Santo Antão professores das seguintes instituições: escolas agrotécnicas federais de Satuba (AL), Catu (BA), Antônio José Teixeira (BA), Santa Inês (BA), Senhor do Bonfim (BA), Crato (CE), Iguatu (CE), Sousa (PB), Barreiros (PE), Belo Jardim (PE), Vitória de Santo Antão (PE), São Cristóvão (SE); Cefet de Petrolina (PE); Colégio Agrícola Vidal de Negreiros da UFPB (PB), Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (PE), Colégio Agrícola de Bom Jesus da UFPI (PI), Colégio Agrícola de Floriano da UFPI (PI), Colégio Agrícola de Teresina da UFPI (PI); Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN (RN).

Para as regiões Norte, Centro-Oeste e Maranhão — pólo de Urutaí, em Goiás — podem concorrer professores destas instituições: escolas agrotécnicas federais de Manaus (AM), São Gabriel da Cachoeria (AM), Ceres (GO), Codó (MA), São Luís (MA), Cáceres (MT), Castanhal (PA), Colorado do Oeste (RO), Araguatins (TO); Cefets de Urutaí (GO), Rio Verde (GO) e Cuiabá (MT); Escola Agrotécnica da UFRR (RR).

O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 28 de março de 2008. A primeira semana de formação deverá ocorrer no período de 21 a 25 de abril de 2008, na UFRRJ. Veja o edital e a ficha de inscrição.

Parceria - Em 2007, a parceria da UFRRJ com a Setec ofereceu 60 vagas para mestrado acadêmico em educação agrícola, distribuídas em duas turmas. A primeira turma com 35 vagas teve início no primeiro semestre do ano e contemplou os docentes das instituições federais de educação tecnológica localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As outras 25 vagas destinaram-se à segunda turma, que teve início no segundo semestre de 2007 e contemplou os docentes das instituições federais de educação tecnológica das regiões Sul e Sudeste.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br