Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 194 - 10 a 16 de março de 2008
 


       8 de março

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, parabenizamos todas as mulheres da Setec e das instituições federais de educação tecnológica que diariamente trabalham em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, referência para todo o país.


       Concursos


As escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão realizando concursos para professor substituto e outros cargos em diversos estados do país. Confirma a lista completa das oportunidades no endereço: http://portal.mec.gov.br/setec/index.php?option=com_content&task=view&id=814&Itemid

 

Mais recursos para educação profissional

O Ministério da Educação oferece a estados e municípios, desde a última terça-feira, 4, um sistema on-line para solicitação de recursos do programa Brasil Profissionalizado. Em 2008, são R$ 210 milhões para aumentar a oferta de escolas e matrículas de educação profissional pública no país. Até 2011 serão mais R$ 690 milhões. A meta é atender 800 mil alunos, capacitar 14 mil professores e construir 2.500 laboratórios. Os gestores estaduais e municipais estão recebendo senha de acesso ao sistema.

O financiamento deve servir para construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional; aquisição de mobiliário, equipamentos e laboratórios destinados ao ensino profissional e tecnológico; ou ainda para compra de acervo bibliográfico. Os recursos também podem ser utilizados para a formação de professores na área de ciências (química, matemática, física e biologia).

Os proponentes dos projetos terão que respeitar algumas condições, tais como: gratuidade do ensino; alcance da maior amplitude de matrículas; consonância com o catálogo de cursos técnicos; implantação de plano de estágio; vagas para jovens e adultos; e compromisso de gerenciamento na manutenção das escolas e das respectivas matrículas na educação profissional, a ser verificado por meio dos dados do Censo Escolar.

“O programa incentiva estados e municípios a retomarem o ensino profissional integrado ao médio. Essa retomada levará ao surgimento de um ensino médio com sua base científica reforçada e com um mínimo de articulação nacional”, afirma Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

 




Cefef-PA: dez anos de cursos de pesca


O Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet-PA) comemorou na última quinta-feira, 6, dez anos de criação dos cursos técnicos em pesca e aqüicultura. Os setores pesqueiros do Pará têm apresentado potencial econômico e social estratégico, sendo que a oferta de mão-de-obra qualificada é apontada em diversos estudos como um dos principais entraves ao seu desenvolvimento.

O Pará é o maior produtor de peixe do Brasil. Segundo dados da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), o estado produziu, em 2006, 153 mil toneladas de pescado – equivalente a 60,9% da produção da região Norte. O segundo estado brasileiro que mais produz no setor é, de acordo com a Seap, Santa Catarina, com 148 mil toneladas.

O Cefet-PA apresentou à comunidade paraense, no ano de 1998, o curso técnico subseqüente em pesca, que deu origem posteriormente aos cursos técnicos em pesca e aqüicultura, formando anualmente cerca de 30 profissionais para o mercado de trabalho.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br